Lua Cheia


Filho de magnata, magnata é! Aos 16 anos, João Victor Beydoun desponta no cenário artístico como cantor e compositor e inicia carreira solo profissional com o lançamento da faixa-título e clipe do EP Irie, no próximo dia 29 de julho. A produção é de Tiago Lima. João Victor tem berço no reggae. É filho de Fauzi Beydoun, líder da banda Tribo de Jah, um dos mais importantes ícones do reggae brasileiro. E de maneira independente, o jovem músico guardou algumas economias para investir na gravação de suas primeiras composições. Com expertise, reuniu os músicos: Moisés Mota na produção e na bateria, Marcelo Rabelo nos teclados, Davi Oliveira no baixo e Bruno Pessoa na guitarra, e começou a elaborar o seu EP. Pelo visto, o essencial em se tratando de reggae music está aqui: vibração e alma. Jah bless!


Neste sábado, 24, o artista Aziz Júnior abre sua turnê nos municípios do Maranhão, com show em Alcântara, recebendo como convidado especial o cantor e compositor Marcos Magah. O show, intitulado “Segunda Dose”, tem a direção musical do produtor e percussionista Luiz Claudio Farias (estúdio Zabumba Records). Deve percorrer ainda as cidades de Chapadinha, Barreirinhas, Arari, além da capital, São Luís. Em Alcântara, o show será realizado no Bar e Restaurante Colonial. Começa 21h. Couvert: R$ 7. No palco, acompanham Aziz os músicos Henrique Ferreira (guitarra e baixo) e Felipe de Azevedo (violão e guitarra).


Aberta consulta pública sobre o Bumba Meu Boi do Maranhão. Até dia 14 de agosto, fica aberto o prazo para que a sociedade se manifeste sobre a revalidação da manifestação. Para a Revalidação do Título de Patrimônio Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão, o Iphan elaborou, em parceria com organizações diretamente envolvidas e pesquisadores, o parecer de revalidação, que trata das transformações pelas quais passou o bem nos últimos anos. As discussões tiveram 38 participantes, entre brincantes e donos de boi, artesãos, gestores, pesquisadores e organizações.
A revalidação de um bem cultural registrado pelo Iphan acontece pelo menos a cada dez anos, de acordo com o Decreto nº 3.551/2000, que institui esse instrumento de proteção. As manifestações também podem ser realizadas via formulário digital. Detentores, organizações e cidadãos de qualquer idade podem se manifestar por meio do correio eletrônico dpi@iphan.gov.br ou via correspondência, enviando propostas para o Departamento de Patrimônio Imaterial – Diretor – SEPS Quadra 713/913, Bloco D, 4º andar – Asa Sul -Brasília – Distrito Federal – CEP: 70.390-135.


O Centro Cultural Vale Maranhão, em parceria com a Kasarão Filmes, realizará de 21 a 24 de julho, às 19h, a terceira edição da Quelly – Mostra Nacional de Cinema de Gênero e Sexualidade. Serão exibidos filmes com temática LGBTQIPA+ reconhecidos pelo público nacional e internacional, e inéditos no Maranhão, em formato online, adotado na última edição por conta da pandemia. A Mostra Quelly foi criada pelo cineasta George Pedrosa, em parceria com os produtores Josh Baconi e Gabriel Marques, com o objetivo de apresentar ao público maranhense filmes com temática LGBTQIPA+ pouco contemplados em cinemas e festivais locais, abrindo espaço para o diálogo e o fomento a este gênero de produção nacional. Os filmes da Mostra Quelly estarão disponíveis por 48 horas após a primeira exibição no canal do YouTube do Centro Cultural Vale Maranhão. Classificação indicativa: 18 anos.


O diretor de arte Saulo Mohana, maranhense de São Luís, ganhou um Leão de Ouro em Cannes com o filme “Bounce”, para os AirPods da Apple. A campanha, que foi a mais premiada mundialmente em 2020, foi agraciada também com o Best of Discipline no The One Show e o Best of Show no Art Directors Club, nos Estados Unido, Yellow Pencils, no Reino Unido, e uma nomeação ao EMMYS 2020 como Melhor Comercial do ano. Radicado há 15 anos em Los Angeles, o diretor de arte brasileiro atua na agência TBWA \ Media Arts Lab e comemora a coroação da campanha nos principais festivais do mundo.


O Centro Cultural Vale Maranhão abriu inscrições para a oficina Música preta: sua história e samples, que acontecerá de 27 a 29 de julho, às 15h, virtualmente. A oficina é voltada para artistas e DJs que se interessam pela música preta brasileira e internacional. Serão trabalhadas perspectivas através das décadas, principais artistas, colaborações, discos relevantes e samples.
Quem ministrará as aulas são os DJs paulistas Will e Vitonez. Com mais de 21 anos de carreira, DJ Will (foto) é também MC e produtor musical. Sua maior inspiração e incentivo vem da própria família: o pai KL Jay, DJ do Racionais MC’s. O DJ Vitonez já fez parte de grupos de rap, com passagem pela cena underground, além de ter tido diversas experiências com artistas internacionais, inclusive, Luedji Luna. As inscrições podem ser feitas enviando nome, município e telefone para o e-mail contato@ccv-ma.org.br. As aulas serão ministradas pela plataforma Zoom.


Preparem as matracas!!! Fogueira vai estar acesa neste final de semana na Maioba, os pandeirões também estarão aquecidos para a Matança do Boi, neste domingo, 25. A tradicional morte do Boi da Maioba, com 124 anos de história, vai acontecer na sede tendo ainda o auto do Bumba-meu-boi, encenado todo o enredo de Pai Francisco e Catirina. Começa às 18h. Haverá transmissão, ao vivo, pelos canais oficiais do Boi da Maioba no Youtube e demais redes sociais.
Check In
* A Sommelier de chá e Tea blend, Cris Targino está com dicas sensacionais atendendo na Bioclínica Espaço Saúde, na Avenida dos Holandeses. Cris Targino também ministra cursos e realiza consultorias para hotéis e clínicas. Vale a pena conhecer! Para saber mais: @eucristargino / @bioclinica_slz. (98) 3235 7286/ 982336160.
*Todas as sextas-feiras, estamos no Thai Restaurante – Golden Shopping, Calhau. De 19h às 23h com uma trilha sonora instrumental, jazz, soul music e clássicos internacionais com set 100% vinil. E neste sábado, 24, estaremos no Chez Girondelle, às 20h.
*Tem mais DJ Vanessa Serra: Lives às quintas-feiras, “Vinil & Poesia”, eventualmente, às 20h, no instagram: @vanessaserrah; toda segunda-feira, Festival Segunda Sem Lei na plataforma Twitch (twitch.tv/djvanessaserra), às 23h15. E todos os domingos, “Alvorada” de 7h às 9h, no Instagram (@vanessaserrah) e na Twitch, integrando a programação do coletivo UhManasTV.
*Para assessoria de imprensa fale com VS Comunicação e Cultura. Contato: 98 99177 2593 (WhatsApp).
*Obrigada pela leitura! Seja nosso parceiro (a)! Sugestões: vanessaserra1974@gmail.com.
* Siga no Instagram: @diario_de_bordo_slz. Leiam www.diariodebordoslz.com.br.
*Salve a Cultura Brasileira! Salve o Jornalismo Cultural Independente! Use máscara, higienize as mãos, mantenha distanciamento seguro entre as pessoas. Vacina sim! Só falo do que gosto e me identifico! Estou na base! Saúde para todas e todos!