NOVA EMBRATUR REFORÇA POSICIONAMENTO DO BRASIL NO EXTERIOR
Ampliar a divulgação do país, elevar a competitividade dos destinos brasileiros, atrair mais turistas internacionais e diminuir o déficit na balança comercial do turismo. Estes são os principais objetivos da transformação da Embratur de autarquia em Agência, prevista na Medida Provisória 907/19. Com a mudança, proposta pelo Ministério do Turismo, o agora serviço social autônomo conquistou verba própria, oriunda do adicional da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) repassado ao Sistema S. Tratam-se de recursos direcionados ao Sebrae, mas não executados pelo órgão, e acabam sendo aplicados no mercado financeiro.
A MP estabelece que a Embratur pode realizar e patrocinar eventos ligados à promoção turística no exterior. Para isso, a Agência passa a dispor de US$ 120 milhões, contra os US$ 8 milhões alocados até então, aproximando o Brasil da realidade de grandes concorrentes mundiais. O ministro do Turismo enfatiza que a mudança evidencia o compromisso do governo Jair Bolsonaro quanto a crescentes avanços na área. Marcelo Álvaro Antônio garante empenho pela aprovação da medida. “É fundamental que deputados e senadores compreendam o momento único do turismo nacional e confirmem essa alteração, que vai permitir que o Brasil possa competir em melhores condições no mercado turístico global”, sustenta. Demanda histórica do trade turístico, a modernização da Embratur é apontada como essencial ao desenvolvimento do setor.


Observatório do Turismo realiza pesquisa com turistas durante a folia na capital
O carnaval 2020 em São Luís foi de expectativas superadas e de bons resultados para o turismo local. A pesquisa da Secretaria de Estado do Turismo (SETUR), por meio do Observatório do Turismo do Maranhão, revelou que a taxa de ocupação hoteleira esperada para os quatros dias de carnaval, em São Luís, nos meios de hospedagens registrados pelo (Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas do Turismo) Cadastur, foi de 82%. Crescimento de 7%, em comparação ao mesmo período do ano passado.
O secretário de Estado de Turismo do Maranhão, Catulé Junior, destacou a importância da pesquisa de demanda turística. “Esses estudos realizados periodicamente, fornecem uma série histórica de grande importância para analises de estatísticas, gerando dados concretos do turismo no nosso Estado. Assim conseguiremos criar políticas eficazes para as atividades que envolvem o setor, alcançando resultados positivos em demandas desenvolvidas pela nossa equipe”, frisou o secretário.

