Circuito do Bairro do Monte Castelo sedia o maior encontro de blocos do Maranhão

Blocos Tradicionais irão desfilar suas fantasias e ritmos numa festa de luxo e cores. Agremiações de peso irão mostrar a verdadeira identidade cultural maranhense

Um dos maiores encontros de blocos carnavalescos de todo o país acontece hoje em São Luís do Maranhão nesse sábado de carnaval. O Largo da Barrigudeira, no Monte Castelo será o palco dessa grande festa.

Os 20 maiores e mais premiados blocos tradicionais estarão desfilando numa área de 300 metros, mostrando ao público a beleza de suas fantasias, a harmonia de seus sambas e a força de sua batucada, única em todo o mundo. O evento está marcado para iniciar às 19h, com transmissão por vários canais da internet e tendo a apresentação oficial do famoso Frank Matos, locutor e radialista que por anos emprestou sua potente voz ao desfile de passarelas da capital maranhense, tornando-se uma das principais atrações da passarela do samba.

O evento conta com a coordenação da Academia de Blocos Tradicionais e da Associação Maranhense de Bloco Carnavalescos, sendo uma produção do empresário Juninho Wang, com apoio cultural do deputado Adriano Sarney e da Secma.

O objetivo e tornar esse encontrar permanente no calendário cultural do carnaval maranhense, inclusive sendo realizado de forma itinerante. Trata-se de uma conquista inédita para s blocos, que iniciam uma nova fase em sua gloriosa história. O encontro no Monte Castelo também é uma a resposta ao poder público municipal, uma vez que as relações entre os blocos tradicionais e a Secult estão temporariamente rompida. A Prefeitura não quis atender as solicitações dos blocos e adotou medidas que desagradaram os grupos, além de reduzir os valores para desfile no Anel Viário (caiu estrondosamente de 10 mil para 2.500,00, enquanto escolas ganham mais de 100 mil), além do que transferiu toda a organização do desfile, escolha de jurados e elaboração dos regulamento, tirando das entidades representativas e entregando para a produtora que cuida das finanças da Secult. Detalhe: empresa diretamente ligada a um bloco tradicional que conquistou quatro concursos nos últimos cinco anos, e que recebe recursos diretamente da Prefeitura. Os blocos, portanto, não desfilam esse ano no Anel Viário e assim se manterão até a mudança da equipe da Secretaria. Os tradicionais estão participando dos circuitos do Estado, e de eventos particulares. Merece registro que o Estado, através da Secma, dialogou e atendeu as solicitações dos blocos tradicionais de ritmo.



3 Comentários

  1. O deputado Adriano está de parabéns por apoiar a cultura e não virar as costas para a história da cultura do nosso maranhão e da nossa capital! Porque enquanto isso, o Prefeito de São Luís abandona a nossa cultura!!


Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *