A Azul, maior companhia em número de voos diretos em rotas domésticas e destinos atendidos no país, e a TETO Brasil, organização que se dedica ao combate da pobreza, por meio da construção de moradias e soluções de infraestrutura nas favelas brasileiras mais vulneráveis, inauguraram, no último sábado (08), o segundo centro comunitário construído pela parceria no bairro Sarandi, zona norte de Porto Alegre (RS).


Depois da entrega do espaço, com salão, cozinha e lavabo, no Quilombo dos Machado, agora foi a vez da comunidade de Vila Nazaré – onde vivem cerca de 100 famílias — ser beneficiada com um local que servirá como apoio para diferentes usos, desde ponto para armazenar doações ou distribuir alimentos a cozinha comunitária, consultório provisório ou mesmo sede de reuniões, aulas e cursos.
O projeto desses dois centros envolveu a construção, pintura e entrega de mobiliário. Ambas as comunidades foram selecionadas pela TETO Brasil, após a aplicação de um processo de diagnóstico comunitário que inclui mutirões de visitas e aplicação de censos que traçam o perfil e o estágio de vulnerabilização do território.
A TETO é responsável por todas as fases do processo construtivo, desde o mapeamento e diagnóstico das comunidades até a mobilização de moradores e voluntários e a execução das construções emergenciais. Além disso, essa união de esforços contou com representantes da equipe de voluntariado e Responsabilidade Social da Azul e de investimentos do Fundo Social de Apoio Humanitário, criado pela companhia aérea junto à Associação Voar como resposta à crise climática e enchentes que atingiram o Sul em 2024. Ao todo, o valor investido nos dois centros foi de R$ 340 mil, o que irá beneficiar 346 famílias.


O começo da Azul está diretamente associado a Porto Alegre, cidade que recebeu seu primeiro voo. E continuar apoiando esse recomeço de muitas famílias, segundo Antônio Dibai, diretor de Pessoas, é motivo de muito orgulho e uma grande responsabilidade. Há um ano, a Azul retomou suas operações no aeroporto Salgado Filho e já conseguiu recuperar 100% da oferta de assentos na região.
“Nossa companhia sempre favoreceu as conexões pelo Brasil, porque acredita que isso também ajuda a desenvolver o país. Queremos ver este espaço aqui em Vila Nazaré e no Quilombo dos Machado ajudando diretamente nesse desenvolvimento. Espero ter a honra de continuar contribuindo com novas iniciativas sociais no Rio Grande do Sul, que, como essas, colaboram para gerar impacto positivo e promover transformação social na vida das pessoas. Vamos torcer por isso”, comemorou o executivo.


“Estamos muito felizes com a entrega deste segundo centro comunitário no Rio Grande do Sul, agora na comunidade de Vila Nazaré, tão castigada pelas enchentes de 2024″, conta Danilo Resendes, coordenador social das operações da TETO no estado. “Nós da TETO, assim como a Azul, entendemos que comunidades como a Vila Nazaré já viviam uma emergência, que apenas se intensificou no ano passado. Temos certeza de que esse centro é essencial para que as famílias que vivem nesta comunidade, e em outras tantas impactadas pela crise climática, tenham a chance de buscar melhores condições de vida”, disse.
Edição: Redação JP Turismo














































































