Em março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou estado de pandemia em virtude da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, modificando importantes aspectos das nossas vidas, impondo medidas restritivas, como distanciamento físico. Essas medidas restritivas afetaram o nível de atividade física das pessoas, principalmente das crianças, que através das brincadeiras realizavam essa prática. E os benefícios da prática de atividade física nas crianças são inúmeros, a brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, expressa emoções, amplia a postura corporal e desenvolve a capacidade afetiva e intelectual.
Ficando a maior parte do tempo em casa, muitas crianças têm apenas a aula de Educação Física para exercitar-se com acompanhamento profissional e interagir com outras crianças, mesmo que seja de forma virtual.
No início, não sabia como fazer. O que fazer? O desafio foi grande para manter as aulas de educação física atraentes. Foi necessário trocar as quadras pelas plataformas digitais, lembrando que o espaço físico para as atividades não seria o mesmo para cada criança, pois elas estariam em casa, cada criança com um espaço diferente disponível para as atividades. Então, as aulas foram sendo adaptadas à nova realidade, requerendo inovação e sendo reinventado várias vezes.
Os jogos e brincadeiras populares, conteúdo preferido das crianças, foi sendo utilizados para as aulas de educação física online. Com adaptações e uso de ferramentas digitais foram surgindo novas possiblidades de se utilizar esse conteúdo, tais como as danças e brincadeiras cantadas.
Com criatividade foram construídos jogos e brinquedos, fazendo uso de materiais recicláveis para confecção, demonstrando cuidado e respeito pelo meio ambiente, além das vantagens econômicas.
Para estimular mais ainda as crianças, as práticas de atividade física foram realizadas através de circuitos psicomotores, desafiando os pequenos cada vez mais.
As aulas de educação física acontecem de acordo com a situação, quanto da pandemia, respeitando o direcionamento dos órgãos competentes. Há alunos que seguem com o ensino online e outros seguem o ensino híbrido, mas não falta animação, seguem a todo vapor, estão acontecendo, e os alunos participam criando e recriando a partir das mais variadas experiências corporais para as quais são estimulados.


Ana Paula Feitosa Rêgo – Professora de Educação Física do Colégio Santa Teresa