Sob o tema “Reinventando o turismo”, a 32a Conferência Anual de Turismo de Aruba. Presencialmente, o evento, que aconteceu de 4 a 7 de maio, reuniu 32 operadoras, DMCs e companhias aéreas da América Latina e gerou 348 encontros que foram realizados durante a vitrine turística em Aruba. Além disso, mais de 150 encontros foram realizados remotamente.


A CEO da Aruba Tourism Authority (ATA), Ronella Croes, foi a responsável pela abertura do evento e teve a oportunidade de destacar a importância da América Latina para Aruba e apresentar dados sobre o desenvolvimento local nos últimos anos. Ao mesmo tempo, trouxe a informação sobre a recuperação do turismo na ilha: em 2021 foi de 72% de ocupação e para 2022 está projetada em 95%. Para atingir tal marca, Croes incentiva a aproximação com todos os mercados estratégicos.
O encontro contou ainda com a participação de Mariano Boaz, Head de Global Data da The Coca-Cola Company, que falou um pouco sobre como aplicar NFTs na indústria do turismo. As NFTs ou tokens não fungíveis são bens digitais que podem ser colecionáveis – especialmente voltados a arte – e sua compra ou venda tem altas comissões agregadas. Com o avanço da tecnologia, em um futuro próximo será possível vender planejamentos e pacotes exclusivos de viagens associando cada um deles a um NFT. Dessa forma, será possível criar coleções, ter uma boa comissão de revenda.
“Esse tipo de transação é arriscado, mas é preciso ousar, experimentar e confiar, entender que estamos em constante mudança e que a tecnologia veio para ficar e apostar em projetos sérios que nos dão confiança”, disse Mariano.


Para o encerramento do evento, Daniel Pérez, CEO da agência de pesquisa e mercado Views, focou no metaverso e turismo, onde destacou que o metaverso é uma realidade digital que permite desenvolver experiências individuais e em grupo. “Em breve veremos como as pessoas vão decidir para onde viajar pelo metaverso, por isso devemos começar a marcar presença nesses espaços virtuais, já que as pessoas buscam a facilidade de comprar e reservar com apenas um clique”, concluiu Perez .
“A Aruba Tourism Authority (A.T.A.) retomou a parte presencial da CATA para buscar manter e fortalecer as relações com nossos parceiros. O evento foi muito positivo, abordamos temas de alto impacto para os viajantes e nossos parceiros de negócios, mostrando que a Ilha Feliz não baixou a guarda e que continuou a implementar estratégias e inovações para manter Aruba no top of mind dos viajantes”. acrescentou Miriam Dabian, diretora para a América Latina da Aruba Tourism Authority (A.T.A.).
Executivos brasileiros de empresas como Hurb, CVC, Viagens Promo, Orienter e BWT compuseram o grupo conduzido pela Vitrine Global, empresa que representa com exclusividade o destino no país.
Texto: Marília Bianchini











































































