Por Rodrigo Chaves Lima, fundador da Diverno Gelato e administrador
A gastronomia é parte importante da vivência do turista em qualquer destino e pode tornar a viagem ainda mais proveitosa, do ponto de vista da imersão nos costumes locais. Quando reflete a cultura do lugar, é capaz de gerar memórias gustativas marcantes e significativas. E nem só de restaurantes vive o ramo de alimentação. Em São Luís/MA, onde os termômetros costumam registrar temperaturas mais elevadas o ano todo, gelatos produzidos artesanalmente na cidade convidam os visitantes a se refrescarem enquanto degustam sabores aprovados pelo paladar maranhense.
Na Diverno Gelato, uma empresa genuinamente ludovicense, os produtos são pensados para agradar primariamente aos moradores, que representam 80% dos clientes da marca. Durante seus quase nove anos de existência, a gelateria entendeu que seu principal público tem predileção por sabores mais intensos, então essa característica foi incorporada a todo o cardápio. Isso confere identidade local aos gelatos, tornando-os bastante atrativos, bem-aceitos e memoráveis também para turistas desejosos por experiências mais autênticas na cidade.
Esse atributo, somado à variedade de opções de gelatos, proporciona uma vivência gastronômica singular e personalizada, que observa as preferências de viajantes nacionais e internacionais. Nordestinos — incluindo ludovicenses —, nortistas e norte-americanos costumam buscar opções mais diferenciadas, com misturas de sabores e texturas distintas. Os brasileiros das demais regiões do país, assim como os europeus, procuram sabores regionais como bacuri, cupuaçu, cajá, castanha-do-pará, castanha-de-caju e açaí, que utilizam ingredientes adquiridos junto a produtores locais.
Identificar essas preferências é importante para trazer os sabores favoritos por cada perfil de cliente até onde ele está. Como a Diverno está presente em seis endereços, mantendo quatro lojas e dois quiosques, a oferta de sabores é adequada ao público predominante em cada unidade. A loja da Península, localizada no bairro Ponta d’Areia, em frente à praia, é a que mais recebe turistas, então a definição do cardápio considera ainda a época do ano. O turismo na capital é mais forte nos meses de junho a dezembro e, em 2025, também foi bastante expressivo em fevereiro, devido ao investimento do poder público no Carnaval.


No entanto, nenhuma estratégia será exitosa se a qualidade dos produtos e do atendimento for negligenciada. A movimentação turística, que se intensificou em São Luís nos anos seguintes à pandemia, tem impulsionado o aperfeiçoamento de toda a cadeia produtiva nesses e em outros aspectos. Além de estimular o consumo e injetar mais dinheiro na Ilha, incentiva os negócios relacionados ao turismo a implementarem melhorias contínuas, pois os turistas tendem a ser mais exigentes.
Assim, a visita a São Luís pode transcender a beleza visual e a riqueza histórica, ganhando camadas mais complexas de significado em sabores que genuinamente a representam. Não se trata de uma experiência fabricada para o turista, mas de um retrato da vida cotidiana da cidade. O gelato artesanal, concebido para o paladar local, oferece ao turista um vislumbre da essência maranhense. Dessa forma, contribui para a consolidação de lembranças mais vívidas e fidedignas sobre o destino turístico, que reforçam o vínculo com o lugar.