Há meses a população maranhense tem convivido com a Pandemia do coronavírus, que fez com que as pessoas tivessem que mudar certos hábitos nos seus locais de trabalho, com o objetivo de conter a propagação da doença.
Foi pensando nisso que ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, o SEHAMA – Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão e SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial se juntaram para realizar uma serie de cursos para diferentes empresas que são voltadas, por exemplo, para meios das áreas de hospedagem e turismo. Tudo isso para que as empresas adéquem suas atividades para o atendimento durante o chamado novo normal e, consequentemente, façam o público se sentir mais seguro e confiante no momento em que necessitar de certos atendimentos. As inscrições tiveram início no primeiro dia do mês de Julho.
A diretora de educação profissional do SENAC Daniela Nogueira falou sobre as características dos cursos que estão sendo disponibilizados no projeto. “No total, quatro ações estão sendo organizadas e uma delas é a oferta de cursos de aperfeiçoamento profissional gratuitos, com carga horária entre 20 e 40 horas e que serão voltados para os trabalhadores das empresas que atuam em diversos segmentos, entre eles hotelaria, que, por exemplo, terão aulas sobre distanciamento, higienização e organização de alimentos. No total oferecemos 1.485 vagas distribuídas em nove títulos de cursos divididos entre as cidades de Bacabal, Balsas, Caxias, Imperatriz, Santa Inês, São Luís e Timon, esclareceu Daniela”.
Daniela Nogueira também falou sobre a parceria com a ABIH e o SEHAMA. “Nossa instituição sempre teve esse papel de apoiar a sociedade de forma geral no mundo do trabalho e não seria diferente nesse momento delicado que estamos passando estarmos de fora de um problema que afeta as mais diversas áreas das nossas vidas, principalmente a economia e a educação”, conclui a diretora de educação profissional da instituição.
Para Nonato Luz, presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão – SEHAMA, a parceria poderá ser muito benéfica para o estado. “A ABIH tem dado suporte a agências de viagens, porém perdeu força com as mudanças das leis trabalhistas, assim como nosso sindicato, situação diferente do SENAC que é uma instituição muito forte”.
O presidente da ABIH-Maranhão João Antonio Barros Filho comentou o que motivou a participar da parceria na criação dos cursos e ressaltou o fato de como os assuntos abordados durante as aulas poderão fazer diferença no impedimento da propagação do vírus e na retomada das atividades.
“A idéia de ministrar aulas sobre esses protocolos surgiu devido a necessidade que nós temos de nos proteger e cuidar da segurança dos nossos clientes, adequando hábitos para podermos enfrentar a crise que estamos vivendo e que surgiu devido a Pandemia do Covid 19. Para essa situação todo tipo de conhecimento é necessário e trás melhorias para o atendimento e para a capacidade de se conseguir contornar as dificuldades que surgiram devido a essa situação inusitada, inclusive o conhecimento técnico, que será muito útil para nós sairmos inteiros dessa situação”.
Armando Ferreira; que é vice-presidente da ABIH- MA, secretário- geral do SEHAMA e CEO (sigla para Chief Executive Officer, nome em inglês para o cargo de Diretor Executivo) do Rio Poty Hotel afirma que um dos cursos que estão sendo ministrados para os colaboradores do hotel é o de “Técnicas e protocolos de sanitização de ambientes de meios de hospedagem”. Um dos alunos é o maître Jorge Galvão, que rasgou elogios as aulas que teve até agora, comentando sobre a excelência do curso.
“Além de abrir a mente e ser fundamental para esse momento que estamos atravessando, o curso nos faz aprimorar diversas técnicas para serem aplicadas. No hotel já tínhamos o costume de seguir rigorosamente protocolos e regras da OMS, mas aprendemos coisas novas que fazemos questão de praticar diariamente, como por exemplo, tornar obrigatório o uso de máscaras para circular pelo hotel e para entrar no buffet do café da manhã, só que infelizmente muitas pessoas não entendem e acabam resistindo as nossas medidas. Ao percebermos esse detalhe nós também usamos as aulas para aprender e encontrar meios que conscientizem nossos hóspedes”.
A responsável por passar os conteúdos para os trabalhadores do hotel é a nutricionista e professora Rayane Cantanhede, que explica quais são e como estão desenvolvendo os assuntos abordados.
“Para abordar o assunto de forma completa, as aulas são focadas na higienização, mas abordam os mais diversos protocolos já que comentamos sobre quais produtos devem ser usados para higiene pessoal e como utilizá-los, sobre como realizar o distanciamento de forma segura e a utilização de EPI (Equipamento de Proteção individual) e para isso, mesmo as aulas sendo remotas, tento aproximar todos através de atividades práticas, debates sobre as idéias de cada um, exigências e realidades do local de trabalho”.
Rayane Cantanhede diz que os alunos estão sabendo colocar em prática os ensinamentos e opinou sobre a visão que a maioria das pessoas terá sobre higiene assim que a pandemia acabar.
“Acredito que a maioria das pessoas irão mudar suas visões sobre os cuidados com a própria saúde, apesar das coisas ruins, o vírus fez com que a maioria das pessoas passassem a se preocupar mais com a saúde, desenvolvendo uma consciência coletiva, percebendo que qualquer problema microbiológico pode afetar diversos setores em diversas partes do mundo, pois todos foram atingidos de alguma forma e aqueles que não aprenderam levando em conta a coletividade, aprenderam levando em conta a visão e situação econômica.
Os colaboradores do Hotel Adventure também acompanham as aulas desse curso e um deles é Cesar Andrade, gerente do hotel, que conta que o curso não só esta ajudando a lhe dar com o atual cenário causado pelo coronavírus, como também é uma forma de aprender ter uma nova visão para o futuro dos setores hoteleiro e turístico.
“É sempre bom buscar conhecimento, que faz toda a diferença nessa luta contra a Covid-19, pois assim podemos nos preparar melhor para receber aqueles que precisam viajar durante o cenário da pandemia, além disso, as aulas do curso estão mostrando novos horizontes e novas metodologias que abrem os olhos para uma visão de futuro que as empresas e funcionários precisam manter mesmo após a pandemia, até porque se nós, do setor hoteleiro, não mantermos vamos ficar para trás”.
Consultoria
Daniela nogueira conta que o SENAC também está oferecendo serviços de consultoria voltados para diferentes tipos de empresas, entre elas estão bares, restaurantes e meios de hospedagem, dependendo do número de vagas disponíveis, as empresas terão até o dia 15 de Agosto para acessarem o site da instituição e realizarem suas inscrições, para depois acertarem os detalhes com a equipe do SENAC. As consultorias de bares e restaurantes serão ministradas por uma equipe que será composta por um nutricionista, um chef de cozinha e um profissional de atendimento, enquanto os profissionais de hospedagem serão liderados por um especialista em sanitização e um nutricionista.
Texto: Ítalo Cavalcanti / Estagiário do JP Turismo
Muito boa a iniciativa de apoio às empresas! Disponibilizar profissionais que orientam as lideranças e colaboradores de suas respectivas atividades, o passo- a passo, como cumprir os protocolos , iinibindo as formas de contágio, tanto dos profissionais que estão em exposição, quanto daqueles cientes que necessitam utilizar desses serviços de hospedagens e alimentação