O ano de 2020 foi especialmente desafiador, e obrigou a todos a se reinventarem em meio a essa grande crise de saúde com sérias consequências também financeiras. E entre os mais afetados pela crise econômica causada pela pandemia destacaram-se os artistas impedidos de se apresentar presencialmente e os micro e pequenos empresários que viram suas receitas sumirem ao terem que fechar ou limitar o funcionamento de seus empreendimentos em momentos de lockdown e quarentena.


E foi para apoiar esses pequenos negócios que surgiu o projeto “Conexão do Bem” de autoria da TVN, empresa de Telefonia, TVHD, Internet WIFI e Fibra. Uma iniciativa cujo objetivo foi valorizar os negócios locais e fomentar transações comerciais junto a novos clientes de empresas maranhenses. O projeto foi super bem recebido por todos e ao longo dos meses cresceu em adesão, com mais e mais empresas pedindo para divulgar seus negócios nessa grande rede de comunicação e solidariedade.
“A TVN acredita que, em momentos difíceis, é muito importante gestos de empatia em nossa sociedade. Para inspirar cada vez mais essa rede de apoio foi que criamos esse projeto no início do ano. Nosso objetivo foi plenamente alcançado, e foi de conectar as pessoas a serviços essenciais e de utilidade geral e, ao mesmo tempo, fortalecer empresas e estabelecimentos locais nessa fase tão delicada da economia abalada pela pandemia” revelou o Diretor da TVN Augusto Diniz.
Para ele, o projeto também reflete a postura de responsabilidade social da TVN que, além de manter seus serviços essenciais em operação, procurou demonstrar empatia e solidariedade de forma prática, ajudando a comunidade com esse projeto de economia solidária baseado em parcerias:
A ideia é que, quando qualquer pessoa precisar de um produto ou serviço, consulte os canais de comunicação da TVN como uma lista mesmo, e quem sabe já encontra ali o que busca, sem ter que procurar muito.
Werther Bandeira, proprietário do restaurante Villa do Vinho Bistrô foi um dos beneficiados pelo projeto:


“Esse projeto da TVN nos ajudou muito, conquistamos novos clientes que mantiveram nosso negócio atuante e garantiu que mantivéssemos todos os nossos colaboradores, sem demissões. Serei eternamente grato”, revela ele grato à TVN.
O ano das lives e dos artistas apoiados pela TVN
Todo momento de crise é também um convite à inovação. E no setor artístico foi exatamente o que marcou o ano de 2020, a inovação digital e tecnológica, que possibilitou a produção artística e cultural sobreviver. Através da música, teatro, literatura, dança e poesia as pessoas se divertiram, se emocionaram e se distraíram, deixando de lado o luto, o medo e os problemas psicológicos provocados pela pandemia em curso.
E o apoio da TVN para a arte maranhense foi mais que relevante, foi fundamental para que diversos artistas de diferentes segmentos se mantivessem atuantes, produzindo arte de qualidade e levando ao público alento e diversão através das Lives transmitidas graças ao apoio e patrocínio cultural da TVN.
Esse apoio aconteceu em São Luís e em Rosário (MA) desde o início do ano de 2020. No total, até dezembro de 2020 a TVN patrocinou 30 eventos culturais, garantindo uma transmissão de qualidade e aproximando os artistas do público maranhense. Entre os beneficiados estão os cantores Roberto Ricci e Flávia Bittencourt; o grupo de reggae Tribo de Jah, os Bois de Santa Fé e Meu Tamarineiro, a Dança Portuguesa “Arte e Beleza de Portugal”, a Paróquia N. S. do Rosário com seu Festejo entre muitos outros.
O Diretor da TVN Augusto Diniz reforça o compromisso da empresa em apoiar a cultura: “Sempre apoiamos a cultura e nesse ano não poderíamos nos ausentar desse patrocínio que foi ainda mais importante. Temos orgulho de cada Live que patrocinamos pois acreditamos que a arte e a cultura são instrumentos de desenvolvimento social. E nessa pandemia os eventos artísticos foram fundamentais para manter as pessoas mais esperançosas. A arte é um verdadeiro combustível para nos fortalecer” declarou o Diretor da TVN.
Texto: Adriana Vieira