Com o evento da COP30, em andamento em Belém, a agência de comunicação integrada LatAm Intersect lançou o ebook “COP30: O que esperar do evento decisivo no coração da Amazônia”, cujo objetivo é promover uma análise de como a América Latina pode comunicar seu papel na luta contra a crise climática.
A publicação reúne dados, perspectivas locais e casos de sucesso que mostram a oportunidade da região de se posicionar como referência em narrativas de sustentabilidade e transição verde.
“A comunicação não é um acessório, é o veículo que traduz compromissos em compreensão, e compreensão em ação” afirma Claudia Daré, cofundadora da LatAm Intersect. “Com este ebook, queremos oferecer ferramentas concretas para que a imprensa, empresas e organizações conectem mensagens ambientais com realidades sociais, econômicas e culturais da região.”
A América Latina e o Caribe geram cerca de 10% das emissões globais de gases de efeito estufa, mas já sofrem impactos desproporcionais da crise climática, secas prolongadas, enchentes e erosão costeira. Segundo pesquisa recente do European Investment Bank, 91% dos latino-americanos reconhecem que o clima afeta sua vida diária e 88% apoiam medidas governamentais mais rígidas para enfrentá-lo. Esses dados mostram a urgência de alinhar estratégias de comunicação com expectativas cidadãs e realidades regionais.
Por outro lado, a ação climática em sete países latino-americanos como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, México e Peru avançou entre 2010 e 2023, mas estagnou após 2020, em parte pelo aumento de subsídios a combustíveis fósseis e pela falta de políticas de mercado para emissões.
O ebook da LatAm Intersect nasce justamente como ponte entre comunicação estratégica, políticas climáticas em uma região que quer emergir como protagonista na COP30, indo além dela.
A agência complementa o lançamento do eBook com uma página que funcionará como um repositório informativo, pensado para jornalistas da região e de outros países que tenham interesse em cobrir a COP30. Essa plataforma trará atualizações diárias do local, com matérias desenvolvidas por jornalistas presentes no evento, declarações de especialistas, entrevistas, análises, mapas e material visual em alta resolução.
“Nosso objetivo é que a cobertura da América Latina seja tão rigorosa quanto ágil, com contexto local e verificação profissional”, acrescenta Daré.
Edição: Redação JP Turismo





































































