Diário de Bordo

LUA CRESCENTE 

FRASE:

“Meu sonho é mais/ é a paz universal em cada um/ é ver real a força do bem comum”

Nosly


Força e beleza dos caboclos de pena

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira, 03, às 20h, tem estreia a série de vídeos “Caboclo de Pena: Os Protagonistas”, que faz parte do projeto do Coreografias Maranhenses, do Centro de Cultura Vale Maranhão – CCVM. Além do filme Caboclo de Pena (2019) que reuniu 29 caboclos e caboclas atuantes em diversos batalhões da Ilha de São Luís e de Icatu, foram criados vídeos individuais com duração de 5 a 10 minutos, que aprofundam o registro da dança desse personagem marcante do Bumba-meu-boi de sotaque de matraca ou da Ilha. Trata-se de um projeto criado por Paula Porta com o objetivo de documentar e divulgar a dança presente na cultura popular do Maranhão, ressaltando sua força e diversidade. Todos os vídeos ficarão disponíveis na página do CCVM no Youtube.


Arraial itinerante de Pai Itaparandi

Foto: Reprodução

Há 30 anos o Pai José Itaparandi realiza um grande arraial em homenagem a São Pedro, no terreiro Pedra de Encantaria, situado no Maiobão. A festa tem mais de 24h de duração com vasta programação que começa na véspera do dia 29 até a manhã seguinte. Este ano, para honrar essa tradição, Itaparandi fez uma adaptação da iniciativa promovendo um arraial itinerante, com um carro de som, em cortejo pelas ruas do bairro. A iniciativa obedeceu todo o protocolo de orientações da OMS, em virtude da pandemia. Sem aglomeração, o evento teve distribuição de álcool em gel, e máscaras. E contou com animação de uma orquestra; e a divertidíssima personagem Dijé, da Comédia Pão com Ovo, foi convidada especial.


Nova diretoria da ABRAJET no Maranhão

Foto: Divulgação

A empresária, produtora cultural, graduanda em Comunicação, Publicidade e Propaganda, editora-chefe da Revista Maranhão Turismo, Lea Zacheu, foi intitulada a nova diretora da Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo – ABRAJET- seccional Maranhão. Reconhecida nacionalmente, Lea Zacheu, através da Revista Maranhão Turismo, tem um importante trabalho de divulgação das belezas naturais, culturais e dos serviços em prol do Turismo no estado. São 30 anos de dedicação profissional na área. É atuante e mantém ótimo relacionamento no trade turístico maranhense e junto aos demais colegas da imprensa, o que já aponta caminhos para uma ótima gestão! Parabéns!


Matracaço da Magnífica

Foto: Divulgação

 

A cerveja Magnífica, nascida e criada no Maranhão, criou o Matracaço, propondo para que cada maranhense vá para a janela, sacada ou varanda, tocar sua matraca para celebrar o São João do Maranhão. A estreia durante a live do Arraial Bumba Minha Casa ocorreu na última segunda-feira, 29, com apresentação da digital influencer Thaynara OG (foto), embaixadora da cerveja Magnífica, e pelo radialista João Marcos. O próximo Matracaço da cerveja Magnífica será no dia 10 de julho, em live transmitida no site www.bumbaminhacasa.com e no canal do portal Imirante no Youtube. Para ser registrado nas lives, marque suas postagens nas redes sociais com a #BumbaMinhaCasa.


Zinco e Di Melo

Foto: Divulgação

Em suas redes sociais, o DJ Zinco (SP) registrou um momento com o músico, poeta e escritor pernambucano Di Melo. A saber, gravado em 1975, o primeiro álbum de Di Melo é considerado uma raridade, e é muito procurado por colecionadores de discos e DJs do mundo inteiro. O disco teve uma rápida aparição no clipe dos Black Eyed Peas: “Don’t stop the party”. Uma das faixas inclusive, “A vida em seus métodos diz calma” está também na coletânea Blue Brazil 2 (1997), dando-se assim a redescoberta do trabalho de Di Melo. Em 2018, o selo Fatiado Discos, lançou uma edição especial dessa obra em vinil.

Pra quem não conhece o DJ Zinco, ele tem mais de 18 anos de experiência, já foi residente de diversas festas e casas noturnas de São Paulo e Rio de Janeiro, excursionou por países da América do Sul como Argentina e Uruguai. É produtor musical, presente no hiphop nacional, sua especialidade é black music e música brasileira, grooves em geral. E é fã da obra de um grande e saudoso músico maranhense, Raimundo Nonato Rodrigues de Araújo, o maestro Nonato, da banda “Nonato e seu Conjunto”.


Nascimento de Cainã Ravi

Foto: Divulgação

 

O diretor administrativo da Estância Bela Vista (Araçagi) Victor Choucino comemora, ao lado de sua esposa Juliana Amorim, a chegada de Cainã Ravi, o primogênito do casal, que nasceu no último sábado, 27, às 15h10, na Clínica São Marcos – Renascença.

Sobre a inspiração para Cainã Ravi, o nome de batismo, Victor disse que vem de uma de suas músicas preferidas “Here come the sun”, The Beatles. Esse foi um dos motivos para escolha do nome que significa o filho do sol. Comemorar o nascimento do primeiro filho é algo transformador na vida familiar e digno de celebração! Parabéns ao casal!


Olhar Solidário para o Lar São José

Foto: Murilo Santos

A produtora Fafá Lago está coordenando a campanha em prol do Pouso da Esperança e Lar São José, através do projeto Olhar Solidário. Trata-se de uma exposição de 116 peças doadas por 45 fotógrafos maranhenses que pode ser conferida no perfil @olharsolidariosls. Todas as fotografias estão disponíveis para venda no valor R$ 120 (foto + impressão 30×45). Mas para adquirir é através do site: www.fotosombra.com até o dia 26 de julho. Após a compra, a fotografia estará disponível em até 5 dias para retirada na loja física no bairro São Francisco.


CHECK IN

*Anotem na sua agenda nossos encontros semanais, em formatos de lives! “Vinil & Poesia”, às quartas-feiras, sempre às 21h, com recital poético interativo, música popular brasileira e clássicos internacionais. E aos domingos temos a “Alvorada” que começa às 7h da manhã, com samba, choro, samba-canção, bossa, jovem guarda, moda de viola, romântica e bolero, tudo 100% vinil. Um programa para toda a família! Transmissão pelo instagram @vanessaserrah, facebook @vanessaserra1974 e no Vanessa Serra do YouTube (inscrevam-se no canal). Sejam bem-vindos (as)!

*Obrigada pela leitura! Email para sugestões e contatos: vanessaserra1974@gmail.com.

*Acesse www.vanessaserra.blogspot.com.br. /@diario_de_bordo.

*E confiram: https://jpturismo.com.br/category/colunas/diario-de-bordo. Cuidem-se! Saúde para todas e todos!! Salve Santo Antonio!!

 



0 Comentários


Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *