Com um público de mais de 2 mil visitantes, foi aberto oficialmente na noite da última quarta-feira (27), em Parnaíba-PI, a 4º edição do Salão de Turismo Rota das Emoções, promovido pelo Sebrae de forma integrada nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará. O evento segue até sábado no Centro Esportivo Dirceu Arcoverde (Verdinho).


O salão acontece em parceria com os governos federal e estadual dos três estados, a Prefeitura de Parnaíba e outros parceiros como a Fecomércio e a Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) e reuni gestores públicos, operadores e empresários do trade turístico, estudantes e a comunidade local, com o objetivo de promover o turismo regional no território da Rota.
Coube ao Diretor Superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda, dar as boas-vindas aos visitantes declarando oficialmente aberto o Salão. Em sua fala ele destacou a solidez que o roteiro integrado Rota das Emoções alcançou ao longo de mais de uma década e meia de existência.
“Nós gostaríamos de agradecer a todos que vieram prestigiar o salão, em especial aos empresários que aqui estão, representando os três estados da Rota, por toda a confiança depositada no trabalho do Sebrae tanto aqui no Piauí, quanto no Maranhão e no Ceará, isso demonstra que o trabalho tem sido feito com seriedade e compromisso porque se não fosse assim, a Rota não seria um roteiro tão premiado em todo o Brasil”, destacou Lacerda.
Do Maranhão, participam do evento caravanas de empresários e gestores públicos do trade atendidos pelo Sebrae nas regiões de Lençóis Munim, Baixada Maranhense, Litoral Ocidental e do Polo Turístico de São Luís, que estão em Parnaíba para discutir e buscar novas estratégias e oportunidades para projetar seus roteiros no Brasil e exterior.
São mais de 80 participantes que juntos representam 17 municípios maranhenses no evento: Barreirinhas, Santo Amaro do Maranhão, Paulino Neves, Tutoia, Araioses, Rosário, Icatu, Morros, que integram oficialmente a Rota, os destinos complementares de São Luís, São José de Ribamar e Alcântara, e os municípios do Polo Floresta dos Guarás, Cururupu, Porto Rico, Mirinzal, Pinheiro, Guimarães e Bequimão que não estão ligados a Rota mas possuem um forte potencial turístico.


Para o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho, a participação de empresários e gestores do estado no Salão demonstra toda a seriedade com o que a Rota das Emoções é trabalhada do Maranhão.
“O trabalho do Sebrae Maranhão quando o assunto é Rota das Emoções tem sido constante, somos atuantes, ativos no roteiro e principalmente vigilantes. Sabemos a importância que a Rota tem para o empresariado do trade turístico do nosso estado e por isso tomamos um cuidado especial para que o nosso trabalho na região seja criterioso, a prova disso é o sucesso que tem sido a Rota das Emoções dentro do estado do Maranhão. Ficamos felizes enquanto instituição de fomento aos pequenos negócios em afirmar que todo esse sucesso também tem a nossa parcela de contribuição”, afirmou Borralho, presente na abertura oficial do evento.
A Rota das Emoções liga três estados do Nordeste brasileiro – Maranhão, Piauí e Ceará e envolve 14 municípios. O roteiro engloba o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses; a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba, no Piauí e o Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará.


O secretário estadual de Turismo do Maranhão, Catulé Junior, participou do primeiro dia do Salão e em seu discurso fez questão de enfatizar a parceria entre o Governo do Estado e o Sebrae, destacando a importância que a Rota das Emoções tem para o turismo do Maranhão.
“O governo do estado do Maranhão e o Sebrae tem articulado uma grande parceria no fomento das políticas públicas voltadas para o turismo e esse evento só vem para mostrar a importância e a grandiosidade que é esse roteiro integrado da Rota das Emoções para os três estados que o compõem. Nós temos todo um olhar especial voltado para este roteiro, para que possamos promovê-lo, trazendo o maior número possível de turistas não só do Brasil, mas de todo o mundo”, disse o secretário.
Texto: Rosaline Dourado