Em todo tempo, os nossos sentimentos não mudam, com a chegada de um ano, pois sempre desperta a expectativa pela abertura de um novo ciclo, cheio de transformações, que temos a esperança de que sejam as melhores possíveis, para a nossa população, especialmente. A situação de quem espera a ocorrência de algo, ou sua probabilidade, em determinado momento, não deixa de tomar conta das nossas ansiedades, e com o Ano-Novo de 2021 muito mais, pois ainda vivemos sob o impacto da pandemia do Novo Coronavírus (a Covid-19), que só no Brasil ceifou 80 mil vidas, em quase um ano da sua manifestação.
Apesar desses transtornos, não podemos perder a esperança de que, em breve, teremos uma vacina eficaz, erradicando de vez este que já é considerado o pior surto pandêmico de todos os tempos, no universo. Hora, então, de considerarmos que, habitualmente, O Dia da Confraternização Universal é festejado em 1º de janeiro, com sua chegada comemorada em quase todos os países do Mundo. No ambiente caseiro, a celebração se inicia no dia 31 de dezembro, onde as famílias se reúnem com amigos, numa festa bem alegre e descontraída, permanecendo em vigília até à meia-noite, para assim fazerem seus cumprimentos, desejando um Ano-Novo de muita paz, felicitações, alegrias, saúde e o esperançoso desejo de uma vida e um mundo melhor.
Simbologias nunca faltam, marcando a comemoração dessa data. É comum as pessoas se vestirem com roupas brancas, evocando a paz. Em residências mais abastadas, explodem um champanhe e todos os presentes fazem um brinde, comemorando o ano novo que chega. Nas cidades litorâneas, como São Luís, podemos ver a queima de fogos de artifício, uma maneira brilhante de comunicar a virada de um ano para outro. Ficou consabido que pessoas de religiões afro fazem oferendas de flores, alimentos e bebidas à Iemanjá, ou Janaína, que na umbanda é considerada a Rainha do Mar. Para o lado de simpatias e superstições, algumas famílias preparam ceias em suas casas, contendo alimentos como lentilha ou outros grãos, que têm o significado de prosperidade; a romã, fruta com grãos vermelhos, é símbolo de fartura e também de prosperidade. Existe uma tradição de se comer sete sementes de romã e guardá-las na carteira, para que no decorrer do ano que se inicia não falte dinheiro. O Ano-Novo significa vida nova, para os estudiosos, um tempo para se avaliar tudo o que passou, esquecer os problemas, procurar a felicidade através de atitudes melhores e buscando se tornar uma pessoa consciente, em termos comunitários.
Nesse momento de profunda alegria e renovação da chama da vida, reafirmamos o nosso compromisso jornalístico para este novo ano, o de um JP Turismo cada vez mais atuante, mais dinâmico e atento aos novos desafios. E que a informação, o entretenimento, e a divulgação de nossas riquezas naturais, históricas e culturais sejam o canal da difusão deste que é um dos mais ricos e atrativos estados deste País. Que o novo ano venha com ondas imensas de amor, paz, saúde e fraternidade, além de uma junção de forças em busca de um só objetivo: a felicidade geral dessa nação brasileira! Um Ano-Novo maravilhoso para todos, com voto de boa sorte, em nome da pátria amada, também, para o novo governo municipal que se instala a partir de hoje!
É baseado no jamais imprescindível bem-comum que o JP Turismo, pelos os que lhe fazem, semanalmente, suplemento do Jornal Pequeno, deseja aos seus leitores, anunciantes e à população em geral um Ano-Novo repleto de Paz, Saúde e a Esperança de que melhores dias virão para São Luís, Maranhão, Brasil e o Mundo, com a extinção da Covid-19 e o aparecimento de uma classe política mais atenta, antes de tudo, com os soberanos interesses do Povo!