O almoço de Páscoa é uma oportunidade para reunir a família e apreciar receitas clássicas e sobremesas deliciosas. Para dar um toque especial à ocasião, a sommelière da Wine, Thamirys Schneider, selecionou algumas dicas práticas para harmonizar pratos salgados preparados à base de bacalhau com vinhos.
“O bacalhau é um peixe mais estruturado, levemente gordo e com boa presença de fibras, por isso, traz a possibilidade de ser harmonizado com um vinho tinto. Porém, é importante ter atenção ao corte do bacalhau e seus acompanhamentos para propor a harmonização. O lombo, por ser a parte central do peixe, oferece postas mais espessas, suculentas e nobres, que costumam ser grelhadas ou assadas e podem ser perfeitamente harmonizadas com vinhos tintos. Por outro lado, quando a receita escolhida for mais leve, como é o caso de preparos com lascas de bacalhau ou o bacalhau desfiado, vale apostar em vinhos brancos, rosés e espumantes”, destaca a sommelière da Wine.
Recomendações para escolher o vinho ideal para cada preparo tradicional com bacalhau:
Lombo de Bacalhau à Lagareiro
Bacalhau à Lagareiro é uma receita bem tradicional da Páscoa. Assado com azeite, na companhia de batatas ao murro e alho, ganha ainda mais frescor quando acompanhado com ervilhas tortas e azeitonas pretas, acompanhamentos mais intensos que dão mais sabor ao prato. O lombo é um corte mais fibroso e estruturado que suporta um vinho tinto de corpo leve à médio, com taninos redondos e boa acidez que ajuda a romper as fibras e deixar a mastigação mais macia. Uma boa dica é apostar na harmonização por regionalidade. Em Portugal, principalmente na Bairrada e no Douro, é comum harmonizar vinhos tintos com as características citadas acima com pratos com bacalhau. O exemplar Pedro Teixeira Colheita Selecionada Bairrada D.O.C 2020 deixará essa harmonização irresistível. “Este vinho é feito com uvas de vinhedos localizados na D.O.C. Bairrada, uma zona geográfica excepcional com terroir especial mais ao norte de Portugal que tem influência direta do Oceano Atlântico e traz características de clima e solo que fazem dela uma região singular”, diz Thamirys. O renomado enólogo Osvaldo Amado apresenta neste exemplar um blend entre as uvas Baga, Aragonez e Touriga Nacional, espécies clássicas no país. O amadurecimento de seis meses em barricas de carvalho acrescenta uma boa complexidade ao rótulo, que encanta desde o momento que entra na taça. É um delicioso tinto com perfil jovem e descomplicado!
Bacalhoada
Outro prato clássico dos almoços de Páscoa é a Bacalhoada. Feita com postas de bacalhau dessalgada e em pedaços, batata, azeite, tomate, cebola, pimentões vermelho, verde e amarelo, ovos, azeitona e cheiro-verde, esse prato possibilita diversas harmonizações.


Bacalhau com natas
Esta é uma receita muito cremosa e simples que surpreende quem a experimenta.


Arroz de Bacalhau
De origem ibérica e muito consumido no período da Quaresma, o Arroz de Bacalhau é um prato bem completo. Preparado com lascas de bacalhau, arroz, tomate, pimentão, cebola, azeite, tomate, alho, azeitona, especiarias, além de muitos temperos verdes frescos, é uma receita suculenta e muito saborosa.


Texto: Bruno Costa