O músico Tião Carvalho fará apresentação única, no Teatro Arthur Azevedo, na próxima quinta-feira, 19 de dezembro, com entrada franca. O show “Tião Carvalho: Projeto 40 anos”, e possui o patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura, graças ao apoio do governador Flávio Dino, admirador do artista.


Tião Carvalho, além de músico, é compositor, cantor, dançarino, ator, brincante de Tambor-de-Crioula e de Bumba-Meu-Boi, capoeirista, educador e líder comunitário, considerado mestre da cultura popular brasileira por deter conhecimentos sobre danças, cantigas, brincadeiras e festividades populares. Natural de Cururupu – MA, Tião iniciou seu aprendizado nas danças e festividades populares maranhenses como Bumba-meu-boi, Tambor de Crioula, Tamborinho, Bambaê, dentre outras.
O compositor deu início à sua carreira artística no início da década de 1970, trabalhando com o teatrólogo Aldo Leite, na montagem da peça “Saltimbancos”. No mesmo período, atuou nos grupos Laborarte e Cazumbá. Neste período, Tião realizava rodas de tambor-de-crioula e tocava na bateria da escola de samba Turma do Quinto, participando ainda do Bumba-Meu-Boi da Madre Deus. Foi um dos fundadores do Grupo Rabo de Vaca (MA), que contava ainda com as participações de Zezé Alves, Josias Sobrinho, Beto Pereira e Mauro Travincas.
De 1979 a 1986, integrou o elenco do Teatro VentoForte, dirigido pelo dramaturgo Ilo Krugli, como ator, dançarino, músico e compositor. Realizou turnês nacionais e internacionais e participando de espetáculos premiados. Apresentou-se ao lado de grandes artistas, tais como Klauss Viana, Sivuca, Hermeto Pascoal, Paulo Moura, Zeca Baleiro, Graziela Rodrigues, Ná Ozzetti e Cássia Eller. Tião Carvalho tem pelo menos duas aparições marcantes e definitivas na cultura maranhense e brasileira: é dele a voz em Itamirim, conhecidíssima toada de Chico Saldanha, um dos hinos do São João maranhense; e é dele a hoje já clássica composição Nós, imortalizada na voz de Cássia Eller e gravada também por Ná Ozzetti e pelo próprio compositor. Nos anos 1980 e 1990, fundou as bandas “Mexe com tudo”, “Mafuá”, e o Grupo Cupuaçu, do qual é diretor artístico até hoje.
O artista se movimenta no universo da cultura há mais de 40 anos, disseminando seus inúmeros saberes para diferentes públicos, dentro e fora do Brasil, através das apresentações musicais e dos workshops que facilita. Fundador do grupo Cupuaçu, do qual é diretor artístico, realiza a festa de Bumba-Meu-Boi no Morro do Querosene, em São Paulo, há mais de 30 anos, contribuindo para difundir a cultura popular brasileira e valores de cidadania, recebendo pelo seu trabalho o título de Cidadão Paulistano.
Tião Carvalho passeia por instrumentações e melodias que exploram a diversidade e a mistura dos ritmos tradicionais, sotaques e expressões afro-brasileiras, interpretando toadas de Bumba-Meu-Boi, cacuriá, Tambor-de-Crioula, tambor de mina, samba, carimbó e reggae, com o estilo apimentado afro-brasileiro, cuja raiz repousa na sonoridade das comunidades negras rurais quilombolas, sobretudo as de Cururupu, sua terra natal.
O compositor celebra 40 anos de carreira como artista orgânico, antenado com a cena cultural contemporânea e carrega na bagagem composições de familiares, amigos e de maranhenses renomados na área musical que marcaram sua trajetória artística. O repertório é acrescido de composições próprias do compositor, cujas letras revelam um pouco da sua terra e de suas memórias. Neste show ele contará com a participação de sua irmã, Ana Maria Carvalho, que é compositora, intérprete, dançarina e artesã. Ana já teve algumas de suas composições gravadas por Tião Carvalho, Rosa Reis, Jane Santos, Banda Cataia e Banda Mafuá. Seu trabalho autoral revela fortemente as suas raízes maranhenses. Também subirá ao palco do Arthur Azevedo Ribinha do Maracanã.
Serviço:
O quê: Show “Tião Carvalho: Projeto 40 anos”. Show com Tião Carvalho.
Onde: Teatro Arthur Azevedo (rua do Sol, s/nº, Centro Histórico de São Luís).
Quando: Dia 19 de dezembro de 2019.
Hora: A partir das 20 horas.
Participações especiais: Ribinha do Maracanã e Ana Maria Carvalho (irmã de Tião Carvalho).
Patrocínio: Secretaria de Estado da Cultura – SECMA, Mateus Cultura.
Apoio: Teatro Arthur Azevedo.
Programação: Show com Tião Carvalho.
Entrada franca. Ingressos limitados, que devem ser retirados na bilheteria do Teatro no horário das 14 às 18 horas, no dia 19 de dezembro.
Texto: Paulo Melo Sousa