Semana de Dança no Maranhão 2020

Organização do festival divulgou os escolhidos por meio de lista disponível em link presente no Instagram do evento

Na última segunda-feira (16), a organização da XIV Semana de Dança utilizou as redes sociais para divulgar o resultado dos trabalhos pré-selecionados que farão parte da programação do evento que irá ocorrer no próximo mês. Agora, os aprovados no processo precisam enviar os documentos solicitados do artigo 3.15 do edital até o próximo domingo (22) para a organização do evento.

Joilson Ferraz no meio de uma das suas apresentações – Foto: Heri Carvalho

De acordo com o artigo 2.1 do edital; para participar do processo seletivo, os bailarinos, coletivos, grupos, escolas, companhias e produtoras que contemplam fins artísticos, culturais e educativos com atividade econômica principal em seu estatuto ou contrato social, deveriam comprovar residência e atuação no Maranhão nos últimos dois anos.

No ato das inscrições, que foram realizadas via preenchimento de formulário entre os dias 5 de Outubro e 9 de Novembro, cada escola, companhia, coletivo cultural e dançarino independente poderia se inscrever em até cinco propostas  em diferentes categorias, porém não deveriam ser selecionados para participar em mais de duas propostas diferentes.

A proposta precisava seguir certas regras para ser valida, entre elas estava o fato de ser gravada em posição horizontal e em formato vídeo mp4, bem como também deveria ser disponibilizada conforme orientação da ficha de inscrição em plataforma de internet (como, por exemplo, Google Drive, Vimeo e Youtube).

Os inscritos foram selecionados pela Curadoria indicada pela Coordenação Geral e pela Comissão Artística. No total, a comissão julgadora foi composta por três profissionais da área de dança que foram convidados pelos organizadores e que levaram em conta os seguintes critérios de seleção: clareza de proposta (objetivo, justificativa/categoria, público alvo, entre outros), potencial artístico e estético e análise documental.

No total, a decima quarta edição da semana de dança abriu inscrições para sete categorias diferentes: Espetáculo, Vivências, Mostra Videodança, Mostras Criativa Competitiva Juvenil e Sênior, Mostra Coreográfica e Batalha Negro Cosme.

Grupo de dança se apresentando no Hospital Nina Rodrigues durante a Semana de Dança 2019 – Foto: Reprodução/ Agencia de Noticias do Maranhão

No caso da categoria espetáculos, os inscritos, além da ficha de inscrição, deveriam em seguida enviar em formato PDF a sinopse do trabalho proposto, portfólio artístico, currículo do diretor/coréografo da idéia em questão, relação do elenco e equipe técnica e o link de acesso ao trabalho na íntegra, que precisa possui entre 45 minutos e uma hora.

Uma das duas propostas escolhidas nessa categoria foi “o que não cabe em mim”, de Joilson Ferraz, que é coréografo de dança contemporânea. O profissional estuda essa arte desde 2007, mesmo ano em que realizou um teste para participar de um projeto social que estava sendo organizado pela Pulsar Companhia de Dança, onde foi aprovado. Em entrevista a nossa reportagem, o bailarino contou a inspiração e as características da idéia que apresentou para a semana de dança.

“Há três anos, meu irmão mais novo morreu em um assalto, o que fez com que eu passasse a sentir ódio de muitas coisas no mundo, mas um dia passei a me perguntar até onde esse ódio me levaria e resolvi deixar esse sentimento de lado e passei a amar mais, o que serviu de inspiração para que eu criasse essa idéia que mistura dança contemporânea e balé e que tem o objetivo de fazer as pessoas refletirem sobre o nível de amor que elas oferecem uns aos outros”, fala Joilson Ferraz.

O pré-selecionado também comenta sobre o quanto significa para ele ter seu trabalho reconhecido no festival maranhense.

“Tudo isso faz com que eu me sinta muito honrado e feliz, até porque essa preparação me custou muitas noites de choro, pois muitas vezes me perguntei se eu deveria realmente seguir esse caminho, muitas vezes eu me pegava refletindo sobre outras coisas que aconteceram comigo e minha família, mas ser escolhido junto com minha equipe para participar da semana maranhense de dança é muito gratificante e me faz perceber que estamos no caminho certo”, conta Joilson Ferraz.

Cronograma com as datas das atividades da Semana de DANÇA – Imagem: Reprodução/Instagram

Os pré-selecionados terão até o dia 22 de Novembro para enviarem os seguintes itens: liberação de uso de imagem e voz de cada membro do grupo e liberação SATED/ECAD/SBAT e/ou outro órgão competente. Nos casos dos menores de idade, a inscrição deverá ser efetuada mediante a assinatura dos responsáveis, para que seja liberada a participação dos mesmos no evento que irá ocorrer entre os dias 6 e 13 de Dezembro.

Homenagem

Na mesma semana em que foi liberada a lista dos pré-selecionados, a organização também divulgou que estão preparando uma homenagem para a bailarina e professora de dança Deborah Buhatem.

A homenageada iniciou seus estudos aos nove anos no Ballet Olinda Saul, onde ficou até os 15 anos, época em que se transferiu para a ENA (Escola Nacional de Artes) em Cuba, já aos 17 anos, foi chamada pelo Jovem Ballet, em Paris, onde chamou a atenção de diversas companhias européias, como a alemã Theater Hagen, onde dançou.

Atualmente, a profissional de ballet que possui Diplome d´Etat (formação de maître em ballet clássico pela metodologia da escola francesa) e que recebeu prêmios em diversos concursos nacionais e internacionais, é professora do Núcleo de Arte Educação (NAE), Coordenadora do Projeto Dançando e Educando da prefeitura e é dona de uma escola de dança.

“Passei a me interessar por dança depois de ver minha prima e minha irmã nas aulas de ballet, o que fez com que eu pedisse para que minha mãe me colocasse lá também, desde então já se passaram 28 anos com o ballet fazendo parte da minha vida”, conta Deborah Buhatem.

A homenagem, que consiste na entrega de troféu e apresentação de um vídeo resumindo a carreira de Deborah Buhatem, irá ocorrer na data de abertura da semana de dança. A bailarina também estará em um café cultural do festival, onde comentará a perspectiva da dança no estado. Veja a lista dos pré-selecionados no link: https://www.instagram.com/semanadedanca2020/?igshid=1589chkv1z3d5

 Texto: Ítalo Cavalcanti – Estagiário JP Turismo



0 Comentários


Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *