A implantação das ações Rota Mais Segura e Rota Mais Digital é uma das grandes novidades que o Sebrae está trazendo para a segunda fase do projeto Rota das Emoções: e Seus Novos Desafios. Estas e outras estratégias inovadoras para o destino turístico foram discutidas em dois dias por gestores do Sebrae dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, em reunião técnica que aconteceu, recentemente, no SebraeLab, em São Luís.


Nesta segunda etapa do projeto estão sendo investidos cerca de R$ 5 milhões em ações que iniciaram este ano e que estão previstas para serem executadas até o final de 2023, voltadas também para a sustentabilidade e governança.
Participaram durante toda a manhã do primeiro dia da reunião técnica, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo e o diretor técnico, Mauro Borralho.
A Rota das Emoções é um destino turístico que envolve 14 municípios do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba e Parque Nacional de Jericoacoara.


“O destino é um percurso conhecido no mundo inteiro e isso é fruto desse trabalho integrado, realizado pelos três estados, desde quando iniciamos as primeiras conversas com o trade e partimos para a implantação e implementação do roteiro. Hoje, estamos aqui discutindo algumas adaptações e mostrando mais resultados do trabalho do Sebrae na Rota das Emoções”, afirmou o presidente Celso Gonçalo.
Nesta segunda etapa do projeto, a ação Rota Mais Segura objetiva implantar novas normas de gestão de segurança. “O programa é voltado para qualificação e expertise das agências que trabalham com o turismo de aventura e off road, para que ofertem o que há de melhor e mais seguro para os nossos turistas”, explicou a coordenadora Sebrae para o projeto Rota das Emoções, Suilany Teixeira, gerente do escritório do Sebrae de Cedral (CE), informando ainda que os gestores de projeto nos três estados já estão avaliando junto ao trade do roteiro, a necessidade de se adequarem aos meios digitais.
“Para tanto, estamos em vias de lançar a ação Rota Mais Digital que vai investir em ferramentas tecnológicas de inovação para o turismo, canais digitais, branding e plataformas digitais de comercialização”, frisou a coordenadora.
Mais segurança no pós pandemia
O diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, afirmou que é preciso que o turista tenha a sensação de que está fazendo um turismo com segurança, principalmente após a pandemia que trouxe um olhar mais específico sobre o tema. “A Rota das Emoções tem esse compromisso. É um destino que traz esse diferencial, a aproximação, a integração e esse trabalho conjunto de fortalecimento do destino como um todo. Portanto, ofertar maior segurança ao visitante, seja nos atrativos em si, seja nos negócios e atividades que integram a cadeia turística, é salutar para o destino estar cada vez mais em voga nos operadores nacionais e internacionais”, ressaltou o diretor.
Para Mauro Borralho, é preciso trabalhar continuamente o mercado, a sustentabilidade, a segurança, a governança dos destinos e, sobretudo, os empreendimentos, os negócios, que atuam no Maranhão, Piauí e Ceará.
“É necessário que os empreendimentos tenham cada vez mais condições de melhorar os serviços e produtos e continuem se fortalecendo enquanto pequenos negócios que ali atuam”, ressaltou Borralho, destacando a importância da parceria do Sebrae com a iniciativa privada, prefeituras, governos estaduais e instituições financeiras para a implementação contínua no roteiro integrado.
Do Sebrae Ceará, além da coordenadora Suilany Teixeira também participou o gestor do projeto, Ryan Lima e, do Piauí, o gestor do projeto, Élcio Nunes. Do Sebrae Maranhão, além dos dirigentes estaduais, marcaram presença na reunião o gerente regional do Sebrae em São Luís, Mauro Formiga; o gerente interino do Sebrae em Lençóis-Munim, Davi Felipe Amorim; a coordenadora estadual de Cultura e Turismo, Flávia Nadler; a coordenadora do Núcleo de Atendimento Empresarial do Sebrae em Barreirinhas, Jeane Soeiro; a gestora de turismo em São Luís, Renata Costa e a coordenadora estadual do Mobiliza SLZ, Daniele Abreu.
Texto: Samme Ribeiro





































































