Rosário será capital maranhense do turismo de aventura

DEPOIS DE RESTAURADA A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ROSÁRIO, INAUGURADA EM 1915, SE TORNOU UM DOS PONTOS TURÍSTICOS DO MUNICÍPIO

Expectativa do evento, agendado para outubro, é estimular a atividade turística no município da região do Munim que está dentro do roteiro complementar da Rota das Emoções

De 3 a 6 de outubro a cidade de Rosário, na região do Munim, irá respirar turismo, esporte e aventura. Para estimular a atividade turística na região, com o foco específico no turismo de aventura, o Sebrae no Maranhão em parceria com a Prefeitura de Rosário, Instância de Governança do Turismo do Polo Munim e JULPEC – Rede Forte do Calvário, realizam o I Festival de Turismo de Aventura – Rosário: Novas Emoções.

O diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho, afirma que a instituição trabalha a formatação de novos atrativos turísticos em todo o estado com o objetivo de dinamizar a cadeia do turismo por todo o estado.

A VIDA SIMPLES RIBEIRINHA TAMBÉM PODERÁ SER OBSERVADA DURANTE O FESTIVAL

“O Maranhão possui um grande potencial turístico e muitas áreas ainda não estão sendo exploradas como deveriam. São centenas de atrativos naturais, culturais, religiosos, históricos e de experiência. Nosso papel, enquanto instituição de fomento, é incentivar o desenvolvimento e a exploração sustentável desses atrativos, com os olhos voltados para os negócios, estimulando a criação de novas empresas e o fortalecimento das que já existem. O objetivo é fazer com que as receitas geradas pelo turismo no Maranhão permaneçam no estado e estimulem o desenvolvimento local”, enfatizou o executivo.

A ideia do Festival é tornar realidade o que antes era apenas expectativas da comunidade local quanto ao desenvolvimento do turismo na região do Munim, com prioridade para o estímulo à atividade turística em Rosário, qualificando e fortalecendo as empresas de alimentação, hospedagem e demais empreendimentos ligados ao setor no município e cidades vizinhas.

Para o gerente regional do Sebrae em Rosário, Davi Felipe Amorim, o evento é uma oportunidade para aumentar a geração de renda de empresas ofertantes de produtos e serviços na cidade.

“A realização de ações como o Festival de Rosário, dentre outros aspectos, desperta a comunidade e os visitantes para o valor agregado à atividade turística – que se reverte para o desenvolvimento local. A nossa expectativa é que o evento inicie um processo gradativo de melhoria da gestão dos empreendimentos do Polo Munim, criando também um ambiente favorável para que os pequenos negócios do setor se estabeleçam na região e possam ter siustentabilidade”, sinaliza o gerente.

Atrações  

UMA MISTURA EQUILIBRADA ENTRE NATUREZA PRESERVADA E TURISMO SUSTENTÁVEL ESPERA OS VISITANTES EM ROSÁRIO

O festival contará com uma programação com atividades desportivas, gastronômicas e culturais, além de passeios turísticos pelos atrativos do município de Rosário. Tudo com a finalidade de gerar oportunidades de negócios, dinamizar a economia local e transformar a cidade em um destino alternativo para o turismo de aventura no estado.

Trekking, canoagem, ciclismo, moutain bike, corrida de rua – com inclusão de etapa com deficientes físicos (corrida empresarial), competições de moto aquáticas, Motocross, recreação infantil, trilha offroad e torneio de vôlei.

Programação

03/10 18h – Abertura do evento – Local: Antiga Estação Ferroviária em Rosário 19h – Cerimônia de abertura com autoridades, parceiros e patrocinadores 19h30 – Palestra de abertura 20h30 – Apresentações Culturais e Festival Gastronômico
04/10           8h às 18h – Entrega de kits aos participantes – Local: Regional doSEBRAE em Rosário. 8h às 18h – Atividades desportivas com crianças e jovens – Local: Parque da Cidade e Balneário do Delega). 7h às 18h – Passeios Turísticos – Ponto de Encontro: Praça da Prefeitura Municipal. 18h – Apresentações Culturais e Festival Gastronômico (Praça da Matriz e Praça da Prefeitura). 20h – Encontro de motociclistas e jipeiros – Clubes Harley-Davidson e do Jipe – Local: Praça da Prefeitura Municipal.
05/10       7h às 18h – Passeios Turísticos 8h – Atividades desportivas – Local: Balneário do Delega, Ginásio e Rio Itapecuru) 8h – Corrida em trilhas (trekking) – Local: Balneário do Delega 16h – Corrida de Motocross 17h – Corrida de Rua para 200 atletas 18h – Apresentações Culturais e Festival Gastronômico (praça da matriz e praça da prefeitura). 20h – Encontro de motociclistas e Jipeiros (Clubes da Harley-Davidson e do Jipe).
06/10 8h – Prova de Moutain Bike. 9h30 – Corrida de Canoas.

Texto: Samme Ribeiro

Fotos: Divulgação



0 Comentários


Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *