Reinventando a escola na pós-pandemia

Um vírus desacelerou o planeta, o que era urgente deixou de ser, o que era prioridade passou a ser secundário, o que era certeza tornou-se incerteza. O planeta começa a se reinventar e as famílias se viram forçadas a se confinar nas suas casas, sendo necessário mudanças drásticas na saúde, na economia e na educação. As escolas diante das incertezas iniciam processos de ensino a distância, algo desafiador aos profissionais e as famílias. Pais e professores passaram a rever seus papéis e desenvolver habilidades para adaptar-se ao novo normal, exigindo dos pais qualidades de professores, aos professores foi exigido a função de Youtubers e as crianças mediada pelo conflito sendo exigidas também o sucesso no aprendizado.

Nós professores fomos impelidos a nos reinventar nesse processo, sendo necessário adequarmos e enfrentarmos os desafios das aulas remotas, fortalecendo assim a importância do caminhar juntos, escola e família.

Estamos vivendo essa pandemia, com os corações levados e fortalecidos pelo sentimento de fé… Fé na vida … Fé no presente … Fé no futuro … Fé no que virá … Fé em Deus! Somos uma escola católica e nossa marca está pautada no “Amor e no cuidado”, que são saberes essenciais para a vida! Saberes e cuidados que mesmo de forma virtual são transmitidos aos nossos alunos, transformando assim a fria tela do computador em um espaço interativo, capaz de despertar emoções e sentimentos.

O isolamento social nos projetou a reelaborar possibilidades e criatividades, objetivando atingir os alunos através de aulas on line e tecnologias atrativas. Assim, escola e família foram desafiadas a aprender com as mudanças, a sair da zona de conforto, readaptar-se com novas prática e rotinas para se encaixar ao novo cenário através de novas metodologias colaborando e exercitando as diversas competências e habilidades dos nossos pequenos.

Então a pergunta que neste momento nos fazemos é: Como retornaremos?

A educação diante do contexto pandêmico sofreu profundas alterações, fazendo surgir novas estruturas institucionais para que possa se ajustar ao “novo normal”. Retornaremos as aulas presenciais de maneira responsável e tranquila, dedicando à adoção de medidas para mitigar os reflexos negativos dessa suspensão das aulas presenciais, através da elaboração do plano de retomada seguindo todos os protocolos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pois o Colégio Santa Teresa já possui um planejamento com alternativas para que seja um retorno seguro, positivo e equilibrado para toda comunidade.

A comunidade educativa vem se mantendo esperançosa com grandes expectativas de regresso às atividades presenciais, fortalecida pela fé e ensinamentos de Santa Paula Frassinett. Acreditando na educação olho no olho, nas trocas de sorrisos ao vivo, seguindo o novo regimento escolar orientado pelo protocolo estabelecido pelo novo momento de distanciamento social para continuar a desenvolver uma educação justa e humanizada.

Contribuição das professoras do 2º ano e 3º ano do Ensino Fundamental.

Carla Híbia Bezerra Viana e Maria da Conceição Sousa de A. Sousa 

Carla Híbia Bezerra Viana – Foto: Divulgação
Maria da Conceição Sousa de A. Sousa – Foto: Divulgação

 

 

 

 



0 Comentários


Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *