Na semana da celebração do Dia Mundial do Turismo e do Dia dos Turismólogos e Profissionais de Turismo, comemorados em 27 de setembro, o Ministério do Turismo anunciou avanços no processo de regulamentação desses trabalhadores. A partir de esforços da Pasta, a Lei Geral do Turismo, que tramita no Congresso Nacional, foi revisada e teve incluído um dispositivo para o registro legal da profissão.
A novidade foi anunciada pelo secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do Ministério do Turismo, William França, durante um evento online do ABAV Collab realizado nesta quinta-feira (1), que reuniu turismólogos e entidades representativas.
No encontro, França ressaltou a importância da categoria para o fortalecimento do turismo e a retomada do setor e frisou que o MTur tem procurado atuar no sentido de resolver obstáculos à atividade turística, combater a informalidade e profissionalizar o segmento.
Abav Collab é palco de discussão sobre Selo Turismo Responsável


O Selo Turismo Responsável – Limpo e Seguro também foi pauta da Live do Ministério do Turismo, nesta quinta-feira durante o Abav Collab. A iniciativa, lançada em junho, integra as ações adotadas pela Pasta para proporcionar a recuperação do setor em meio à pandemia do novo coronavírus. O Selo Turismo Responsável já contabiliza 22.400 adesões por parte de empreendimentos e guias de turismo.
Atualmente, 15 atividades turísticas contam com protocolos de biossegurança. As orientações foram elaboradas em parceria com o trade turístico e validado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O debate promovido no Abav Collab contou com a participação da coordenadora-geral de Turismo Responsável do Ministério do Turismo, Rafaela Lehmann; o coordenador de Saneantes da Anvisa, Webert Gonçalves; e a coordenadora de Turismo do Sebrae Nacional, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Ana Clévia Guerreiro.