Novas estratégias com foco na maior participação do empresariado, realização de diagnóstico para Destinos Turísticos Inteligentes, criação de novos roteiros e produtos turísticos, como o turismo de aventura e o turismo rural, farão parte de mais uma etapa do Projeto Rota das Emoções.


Para apresentar estas ações, o Sebrae promoveu o lançamento do Novo Projeto Integrado Rota das Emoções e seus Novos Desafios. O evento, prestigiado por autoridades, empreendedores, artesãos e profissionais do trade turístico, aconteceu no dia 05 de maio, e lotou o Centro de Artesanato de Barreirinhas, onde uma mostra cultural e apresentações artísticas fizeram parte da programação de lançamento.
Na apresentação desta nova etapa do projeto, feita pela gerente do Sebrae na Unidade Lençóis-Munim, Esther de Freitas, e pela gestora do projeto da Rota das Emoções, Jeane Soeiro, o Sebrae confirmou investimentos de R$ 2,14 milhões em ações que serão executadas até 2023. O público-alvo são 250 empreendimentos nos destinos que integram a Rota das Emoções no Maranhão – Lençóis Maranhenses (Barreirinhas e Santo Amaro) e Delta das Américas (Paulino Neves, Tutóia e Araioses) e a capital, São Luís.
Como resultado, o Sebrae pretende impactar, até 2023, em 40% o percentual de empresas com produtos, serviços ou processos novos ou aperfeiçoados, e em 40% a quantidade de empresas com aumento de faturamento.
Alinne Meirelles, proprietária e administradora da Pousada Atairu, elogiou a proposta de governança mista desta nova etapa do projeto. “A expectativa é muito grande, até porque a perspectiva avança mais dentro do pensar do empresariado e puxa um pouco mais a gestão pública a participar de todo esse processo. Esta nova roupagem do projeto vai casar-se à nossa vontade de crescer com o desejo de o turismo ser alavancado com profissionalismo e chegar ao nível de cidades inteligentes, que pensam e desenvolvem estratégias sustentáveis, estratégias de experiência para o turista e têm nesta atividade bases para a sustentabilidade econômica”, avaliou a empresária.


Nesta nova etapa da Rota das Emoções, estão previstas parcerias para a execução de ações de implementação e certificação de procedimentos adotados no turismo de aventura. Na área de sustentabilidade, ganhará atenção especial a inclusão de comunidades, gestão de resíduos sólidos e apoio a projetos de cunho socioambiental.
O diretor superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal, ressaltou a importante parceria do Sebrae com os municípios e o governo estadual para o fortalecimento da Rota nesta nova fase. “Vamos realizar o Salão da Rota das Emoções ainda este ano e nos próximos meses vamos divulgar o roteiro no Nordeste e no país todo. A ideia é tornar esta iniciativa cada vez mais visível, estimulando que as pessoas visitem, deixem seus recursos e valorizem o Maranhão”, afirmou Albertino Leal.


Também presente ao evento, o secretário de estado de Turismo do Maranhão, Paulo Matos, elogiou as ações que foram apresentadas para esta nova etapa do projeto Rota das Emoções e afirmou que o governo estadual está priorizando o turismo. Segundo ele, de sua parte o Governo está investindo mais de R$ 20 milhões na região dos Lençóis e Delta. “Em breve, anunciaremos novos projetos para fortalecer o turismo nestas regiões”, concluiu ele.
O prefeito de Barreirinhas, Amílcar Rocha, ressaltou a importância da parceria e da iniciativa. “Esta parceria veio para fazer a diferença no desenvolvimento turístico da nossa região, com a entrega deste projeto por parte do Sebrae para os empresários cuidarem daqui para frente. Mas a gente sabe que o Sebrae vai continuar acompanhando e nos prestigiando”, afirmou o prefeito de Barreirinhas.
Na perspectiva de assegurar o caráter participativo, as ações que constam no novo projeto da Rota das Emoções foram discutidas durante seis oficinas de estruturação, realizadas nos municípios de Tutóia, Santo Amaro, Araioses, Paulino Neves, Barreirinhas e São Luís, com participação de cerca de 250 empresários do setor de hospedagem, alimentação, artesanato, agências de viagem e cooperativas dos municípios contemplados pelo projeto no Maranhão.
Previsão é de que a Rota das Emoções continue sendo um dos destinos mais procurados por turistas


Em meio a uma grande expectativa com a retomada do turismo após o período mais crítico da pandemia, a Rota das Emoções é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. São mais de 700 empreendimentos e 60 operadoras de turismo que vendem o roteiro hoje em todo o Brasil e fora do país.
Integram a Rota das Emoções 14 municípios: Barreirinhas, Santo Amaro, Tutóia, Paulino Neves e Araioses, no Maranhão, incluindo São Luís como portão de entrada; Paranaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande, no Piauí, além de Chaval, Barroquinha, Camocim e Jijoca de Jericoacoara, no Ceará.
Um cenário promissor para o setor de turismo no Maranhão está se desenhando desde o ano passado, quando, de acordo com relatório do Sebrae, foi apontado que 323 empreendimentos turísticos foram cadastrados em 2021 no Maranhão pela Receita Federal. O percentual de empreendimentos turísticos renovados e cadastrados entre o segundo semestre de 2020 e o primeiro semestre de 2021 foi de +22,70%.
Texto: Vitória Castro