O portfólio de turismo de experiência do polo São Luís ganhou uma nova atração. Trata-se do passeio equestre organizado pelo Haras 4 Irmãos, em Raposa. Os operadores das agências de turismo já conheceram o novo produto, em uma ação de degustação organizada pelo Sebrae no Maranhão, em parceria com o Secretaria Estadual de Turismo.


O passeio de cavalo é feito em dois formatos: um mais longo com cerca de quatro horas de duração e outro mais curto com cerca de uma hora de meia de duração. O mais longo é um deslocamento até a Praia do Curso, com visita a uma vila de pescadores, e o mais curto em uma trila ecológica, que não chega à região de praias.
Os passeios equestres são guiados por funcionários do Haras 4 de Irmãos e a trilha é sinalizada. “Tomamos todos os cuidados na hora de organizar os passeios à cavalo. Temos uma rotina de segurança antes de sair e mapeamos a as trilhas que vamos comercializar”, disse o empresário Hugo Goulart, um dos sócios do novo negócio turístico.


Além dos passeios turístico à cavalo, o Haras 4 Irmãos ainda oferece outros serviços de apoio aos turistas que optarem por fazer os passeios. “O Haras surgiu com um foco familiar, depois progrediu e o foco mudou para o esporte equestre e hipismo. E mais ou menos um ano atrás mudamos a chave e passamos a nos preparar para atender famílias com foco no lazer. Os outros serviços acabaram surgindo junto e passamos a contar com o serviço e hospedagem, visita à uma fazendinha, pescaria, passeio de caiaque, café e restaurante”, explicou Rafael Luz, que administra o empreendimento.
O Sebrae participou da montagem do roteiro dos passeios com consultorias na montagem dos roteiros. “O Sebrae foi um parceiro fundamental e nos ajudou com consultorias na estruturação dos processos técnicos para atender as famílias. Recebemos know-hall, consultoria financeira, com networking, dicas práticas para estruturação do negócio. Hoje temos uma estrutura boa para atender as famílias que são o nossos foco”, afirmou Hugo Goulart.
Para o operador de turismo italiano, Francesco Catalani, que gerencia a Brasil Planet Turismo, o novo atrativo turístico de Raposa tem potencial. “O passeio é muito interessante e é bem montado. O Haras tem um espaço muito bom, tem animais perfeitos para quem quiser fazer o passeio e nunca andou de cavalo. Acredito que este passeio à cavalo será fácil de ser vendido para nossos clientes”, observou.
Outra empresária que participou do passeio de degustação foi Virginia Barros, da Taguatur Turismo, afirmando que o passeio equestre da Raposa é um produto interessante. “O passeio é maravilhoso e bem pontual para esse público que quer a convivência com a natureza, com animais. Além disso, esse passeio chega em um momento muito bom para ser comercializado”, comentou.
Tendência
Uma das mais fortes tendências, o turismo de experiências desperta o interesse de turistas do mundo inteiro, aliando inovação e a possibilidade de customização de vivências turísticas, oferta de produtos exclusivos e personalizados, que envolvem emoção, o contato com a cultura local, proporcionando vivências únicas.
“A exploração desse nicho pode enriquecer produtos e roteiros turísticos locais, aumentar o fluxo e a permanência e ainda fortalecer a atividade e as empresas envolvidas de forma direta e indireta, gerando a diversificação da oferta de seus portfólios e integração com os diversos elos da cadeia turística”, frisou a analista do Sebrae e gestora do projeto Turismo Criativo no Polo São Luís, Shamia Renata Coimbra.
As rodadas de negócios virtuais correspondem a uma das etapas de preparação das empresas integrantes do projeto de Turismo no Polo São Luís nessa retomada pós-pandemia. A ideia, além das rodadas é a formatação de 15 produtos inovadores, que passarão por adequações e receberão consultorias até chegarem ao mercado.


Somados a articulação de parceiros, essas iniciativas devem gerar resultados como aumento do número de circuitos, roteiros e produtos ligados ao turismo de experiências, diversificação e ampliação do portfólio das agências receptivas e do número das que comercializam destinos e produtos de experiência no polo São Luís, com reflexos direto na melhoria do desempenho dos negócios no pós-pandemia.
Hoje seis empreendimentos turísticos, focados na experiência do cliente, já foram mapeados no pólo de São Luís – Kite Surf, Haras 4 Irmãos, Companhia Barrica, Laborarte, o restaurante Cozinha Ancestral e a Ecotrip. No entanto, a meta é que mais produtos sejam mapeados e desenvolvidos por meio das ações do Sebrae.
“O Sebrae e seus parceiros, como o governo do estado, trabalha o turismo de experiência desde 2014. E o atual cenário, de pós pandemia, nos mostrou que, muitas mudanças que já vinham acontecendo, foram aceleradas. E sabemos que temos que nos preparar para as novas demandas inovar, buscar soluções criativas, dentro dos padrões do novo cenário de biossegurança, tecnologia, com menos aglomerações, até que o sentimento de segurança seja restabelecido o turismo interno venha a ficar em destaque novamente. As experiências já eram importantes antes da pandemia e agora ficam ainda mais relevantes. Os destinos devem fomentar a formatação de experiências únicas nos atrativos, hotéis, restaurantes para atrair turistas”, observou o diretor Técnico do Sebrae, Mauro Borralho.
Outros roteiros
Além do passeio equestre do Haras 4 Irmãos, outros empreendimentos focados em turismo de experiência já foram apresentados aos operadores de turismo: Kite Surf, Companhia Barrica, Laborarte, Cozinha Ancestral e Ecotrip, que ofertam serviços para comercialização pelas agências de receptivo. Todos eles participaram de uma rodada de Negócios Virtual organizada pelo Sebrae em setembro.
O produtor cultural e empreendedor da economia criativa, André Lobão, oferece dois produtos inovadores da Cozinha Ancestral. O “Banquete Ritual”, que oferece experiência em torno do alimento, dialogando com outras linguagens artísticas e culturais.
A outra é a “Conversa ao redor do Fogo”, rodas de conversas e/ou oficinas ao redor do fogão de barro, que envolvem o preparo dos alimentos para serem compartilhados, enfocando os rituais de preparo e o debate de temas como, por exemplo, a arte indígena e sua influência no Maranhão.
“As pessoas passam por uma experiência cultural organizada de forma ritual a partir de uma temática específica, que pode ser indígena, afro brasileiro ou uma mescla do imaginário cultural do Maranhão. São servidas bebidas artesanais e um cardápio temático. Tudo isso emoldurado por linguagens artísticas e referências como fotografia, audiovisual, música, artes plásticas, teatro, dança e contação de histórias”, explicou Lobão.
Os dois produtos foram apresentados em rodada de negócios virtual organizada pelo Sebrae, da qual participou a agência Gekos Receptivo, criada por Adriano Brito. “Há muito vínhamos tentando formatar, alinhar essa interação. A pandemia e a transformação digital tornaram isso possível e com um melhor engajamento dos negócios participantes. Iremos agregar ao nosso portfólio, ampliando as opções de oferta ao mercado. Alguns produtos, com os quais já trabalhávamos, propusemos ajustes para a nova realidade e os demais iremos trabalhar a comercialização nos próximos meses”, revelou Brito.
Segundo ele, produtos como os apresentados pelo Laborarte, Companhia Barrica, Cozinha Ancestral, Ecotrip, Ocean Kite Point e demais empresas tem amplo potencial para serem ofertados ao mercado, especialmente ao mercado local, nesta fase de retomada em que o turismo regional será mais valorizado como alternativa para reinserção das empresas, já que as viagens nacionais e internacionais ainda deverão levar um tempo para voltar à rotina de antes.
“Essa experiência, além de nos proporcionar aproximação com negócios que tem potencial para o turismo de experiência, nos permitiu conhecer melhor como elas estão trabalhando novos produtos como os esportes náuticos e o kite surf, dentre outros, abrindo a possibilidade de aprimorar e ajustar à nova realidade de mercado alguns com os quais já trabalhamos e um amplo leque de novos produtos, fundamentais como alternativas de oferta ao mercado neste momento”, frisou o empresário.
Reforçando a importância dessa alternativa de acesso ao mercado, André Lobão destaca a aproximação com os receptivos. “Pudemos enfatizar os conceitos e propósitos da Cozinha Ancestral, apresentamos produtos com potencial para o turismo de experiência e as estratégias do negócio, que busca um novo posicionamento no mercado. As agências ficaram surpresas com a oferta e perceberam oportunidades nessa nova dinâmica de consumo do mercado criativo e o turismo, que está se desenhando em função dos impactos da pandemia. O Sebrae, mais uma vez, atua como um grande facilitador e provedor de soluções, focando as necessidades do empreendedor neste momento em que o turismo vivencia a retomada”, comenta André Lobão.
Já Rogério Luna, da Ocean Kite Point, com mais de dez anos no mercado, também destaca as oportunidades de acesso a novos parceiros. “Há dois anos, participo de iniciativas do Sebrae como feiras, o IV Salão de Turismo, a Expo Indústria, e isso tem aberto a nossa mente como empreendedor e gerado contato com outros players do mercado, algo muito válido. Com a rodada de negócios virtual, pudemos configurar os produtos junto com as agências que vão comercializar, adequando tanto o que já ofertamos e outros criados para públicos que não estão sendo atingidos pela nossa empresa”, avaliou Luna.
Ele também ressalta as perspectivas de novos negócios. “Agora vamos ajustar os produtos com base no feedback das agências, aprimorando as Kites Trips (rotas para a prática de kite surf) e produtos novos, como passeios de barco e de lanchas, de jet sky, abrindo o leque de nossas atividades, somando forças com as agências, isso dentro de novos padrões de segurança sanitária. Essa experiência trouxe alternativas para a retomada, com produtos como aulas e o curso de kite surf, além de novos que vamos oferecer a partir de agosto, produtos que agregam experiências ao turista, dando-lhe a oportunidade de desfrutar vivências ímpares na capital e em destinos integrados ao polo, como Morros, Arari, Alcântara e outros”, completou Rogério.


Texto: Ernesto Batista