O Carnaval do Lava-Pratos de Ribamar faz honra ao mérito de nosso patrimônio cultural!

O Maranhão é grandioso, realmente, também em manifestações de um acervo cultural, como não observamos muito em outras partes do Brasil. O Carnaval do Lava-Pratos, em São José de Ribamar, que acontece no final de semana após o carnaval tradicional, arrasta multidões em dois dias de muita diversão, alegria contagiante e segurança, por parte das autoridades municipais, sempre com apoio das estaduais, notadamente da Secretaria de Estado da Cultura.

Acompanhamos os abnegados na luta de muitos anos que foi o resgate do modelo original, com escolas de samba e blocos tradicionais, dentre outras preciosidades da Cultura Popular Maranhense, já perdidas para as coisas da dispensável cultura alienígena. Felizmente, o senso funcionou melhor, na gestão do prefeito Luís Fernando Silva, que, praticando o seu slogan Trabalho e Reconstrução, trouxe de volta o modo mais bonito da fazermos uma tradição gloriosa, como o Carnaval do Lava-Pratos de São José de Ribamar, e desde 2016 temos as nossas brincadeiras majestosas do período momesco, no evento do primeiro domingo de Quaresma.

Essa tradição cultural enriquecedora devemos a sambistas de São Luís e ribamarenses, que, em 1946, para festejarem o Carnaval da Vitória, em alusão ao fim da 2.ª Grande Guerra (em 1945), inventaram o Lava-Pratos, como pagamento de visita recebida, na Capítal, por agremiação da cidade-balnenário. Estamos tratando do carnaval fora de época mais antigo do Brasil, e que por essa condição merece toda nossa atenção, para que não se repita a incoerência de repudiá-las por coisa até estrangeira, como aconteceu por longas e tenebrosas décadas, e que retornamos por muita sorte, e o espírito de bom combate de quem nunca entregou os pontos, para o Lava-Pratos de Ribamar sempre ter o brilhantismo das nossas escolas de samba, blocos tradicionais, charangas, fofões, tambor de crioula, etc. Esses cordões da nossa benquerença não podem faltar na programação da 74.ª edição do Carnaval do Lava-Pratos da cidade-balneário de São José de Ribamar!

Certa e corretamente, o prefeito Eudes Sampaio já tomou todas as providências, para que o Carnaval do Lava-Pratos seja o maior sucesso, como sempre ele foi, para a movimentação da Rua Grande, e, por conseguinte,  enchendo de euforia os cidadãos festeiros do município e os visitantes de diversas partes do Estado!



0 Comentários


Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *