De parabéns os produtores Emanoel de Jesus e Elen Soares (leia-se Interart) que nos brindaram com mais uma edição da Festa da Música no Maranhão 2022, evento apresentado pelo Ministério do Turismo / Lei Federal de Incentivo à Cultura; com o patrocínio da Equatorial Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, da SECMA/Governo do Maranhão.


No sábado (12.11) aconteceu o encerramento da programação, com grande show popular aberto ao público na Concha Acústica da Lagoa; iniciado pelas atrações instrumentais: Zé Cláudio do Sax; Quarteto Lussaray; e Quarteto Crivador. Depois foi a vez da atração inédita e exclusiva da festa: A Big Band “FMM Orquestra”, formada por grandes músicos maranhenses, que acompanhou os cantores convidados no show-tributo à Alcione. Um time de estrelas como as cantoras Anastácia Lia e Millena Mendonça; veteranos como Célia Maria e Gerude; e jovens talentos como Alessandra Queiroz; Hagahele; Eliésio do Acordeon; o menino prodígio Emanuel Ferraro de apenas 12 anos; Vinaa; Tiago Fernandes e Victor Hugo (Grupo Argumento); e direção musical precisa do músico Israel Dantas. E para um grand finale perfeito, o pernambucano Lenine dividiu o palco com o filho e parceiro musical Bruno Giorgi no show Rizoma, que contagiou o público em uma grande conexão entre palco e plateia.


Para o músico Emanoel Jesus, produtor e idealizador do evento, o saldo dessa edição não poderia ter sido melhor. Ele resume a proposta mais que relevante dessa verdadeira ode à música e à cultura:


“Nossa proposta é promover um encontro de gerações no palco da música e fazer um resgate histórico, reconhecendo o trabalho daqueles que fizeram e fazem a música acontecer, além de estabelecer uma conexão com a produção da música na cena nacional. Essa programação é também uma mostra da força dessa importante arte divina que move o mundo. E no ano em que Alcione completou 50 anos de carreira, não tivemos dúvida de quem seria a homenageada maior desse evento. Ele não pode vir pessoalmente mas esteve lindamente representada em cada voz que subiu ao palco com a Orquestra FMM. Das oficinas culturais, aos homenageados do Prêmio Papete tudo demonstra a força da música e a retomada da cena artística após esse hiato causado pela pandemia. Mas a FMM 2022 foi linda. Que venha próxima edição porque a música merece” declarou Emanuel.











