Lua Crescente
“Se todo amor é sagrado/ E o fruto do trabalho é mais que sagrado, meu amor/ A massa que faz o pão/ Vale a luz do teu suor/ Lembra que o sono é sagrado/ E alimenta de horizontes o tempo acordado de viver” – Beto Guedes
No próximo dia 25 de novembro, das 20h às 22h, acontece a live que marca a volta da Tribo de Jah para os palcos. Após o hiato de toda a pandemia longe do público, a banda pioneira do reggae nacional acaba de confirmar sua turnê de apresentação do álbum “Até Que O Bem Triunfe No Final”, que marca os 35 anos de carreira. Com a banda completa, a live será transmitida pelo YouTube da Tribo, direto de São Luís, conhecida como a Jamaica Brasileira. Inclusive, o projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, através da Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão. Além da apresentação ainda em formato digital, a Tribo de Jah já confirmou uma série de shows com público. A banda tem datas em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Bahia e Alagoas.


O Festival BR135 está de volta agora em novembro, cheio de som e o propósito de ativar o mercado da música com a qualidade de sempre e de forma solidária. O BRzin Instrumental será realizado no próximo domingo, 21, na Escadaria da Rua do Giz, em dobradinha com a feirinha criativa no Casarão Entrenós; e o BR135 será no sábado, 27, no Convento das Mercês. Dentre as atrações confirmadas para o Instrumental estão Samambaia Trio, Isaías Alves Quarteto e Sulfúrica Billi. E no BR do dia 27 estarão o Boi de Maracanã, Enme, Criola Beat e a banda paraense Os Amantes. Tudo será de acordo com as orientações legais vigentes a respeito de controle de acesso, limite de público, uso de máscaras, comprovação de vacina etc.


Teve início essa semana as gravações do Circuito Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras, para celebrar o Ano I do programa criado e apresentado pela jornalista e DJ Vanessa Serra, com apoio técnico da Capella Sonorizações. Tal como sua essência, o programa tem gravações ao ar livre, com passagens pelas cidades São José de Ribamar, Rosário, São Luís e Alcântara (MA). A iniciativa é realizada com recursos da Lei Aldir Blanc, através do edital Fomento à Cultura, SECMA, 2021.
As primeiras cidades visitadas pelo Circuito foram São José de Ribamar e Rosário (MA). Depois será a vez da capital maranhense receber a Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras, que será realizada no terraço do auditório da Biblioteca Pública Benedito Leite, Centro histórico. Esta edição será no dia 22 de novembro, segunda-feira, às 9h da manhã, dia de Santa Cecília, exaltada como a padroeira da Música e dos Músicos.
Nesta ocasião, além da discotecagem 100% vinil, presente em todas as edições, a bela vista da cidade e dos rios Bacanga e Anil será moldura também para a realização de um show com convidados especialíssimos. Entre eles: Adriane Bombom (foto). O Circuito Alvorada finaliza em Alcântara, na terça-feira, 23.


Realizado pela Cozinha Ancestral e a Katù Film, “Conversa ao Redor do Fogo: costumes indígenas”. O projeto terá na programação: exposição fotográfica do fotógrafo ludovicense Taciano Brito e do fotógrafo indígena Santos Guajajara, com imagens do cotidiano dos povos indígenas; exposição de artefatos e artesanato dos costumes indígenas do povo Tentehar da Terra Indígena Araribóia, com objetos esculpidos em madeira pelo indígena Jocy Guajajara; oficina de pinturas corporais indígenas com a indígena Cintia Guajajara; oficina artesanal para confecção de maracás e cantos rituais com o indígena Milton Guajajara; almoço comunitário com os participantes das oficinas; e roda de conversa com matriarca indígena da Aldeia Lagoa Quieta, Maria de Santana, sobre soberania alimentar indígena.
Os interessados poderão se inscrever para participar da imersão no dia 23, das 9 às 19h, incluindo oficinas, almoço comunitário e roda de conversa. Toda a programação acontecerá na Cozinha Ancestral. As inscrições para o dia 23 serão realizadas de 17 à 21/11 através da rede social da Cozinha Ancestral (@cozinha.ancestral). As exposições serão abertas ao público.


Hoje, 18, tem cerimônia de entrega do “Prêmio Papete” que representa um importante momento de valorização e resgate da memória musical dentro da programação da Festa da Música no Maranhão – FMM.
Serão mais de trinta homenageados que receberão esse mérito cultural. O cantor, compositor e produtor Zeca Baleiro, bem como o documentário “Ventos que Sopram – Maranhão” do diretor Neto Borges estarão entre os homenageados, além de nomes como Flávia Bittencourt, Rosa Reis, Fernando Moucherek, Tira Teima, Grupo Argumento e Adnon. Projetos como “Batucando Esperança”, “Trilhas e Tons” e “Vinil & Poesia” (idealizado por esta editora) também serão premiados. Amanhã, 19, a partir das 15h, acontece no Teatro João do Vale, um encontro voltado para os músicos. Será um bate-papo sobre o futuro da música pós pandemia, com Zeca Baleiro, Josias Sobrinho, Pedro Sobrinho, Gilberto Mineiro e Betto Pereira, e a importância da produção do documentário “Ventos que Sopram – Maranhão” para a música produzida no estado, com o diretor Neto Borges. Ao final acontece uma integração com uma jam session. A programação de encerramento da festa acontece com um show especial na Concha Acústica da Lagoa “Reinaldo Faray”, a partir das 20h. Entre as atrações, Zeca Baleiro (foto), Flávia Bittencourt, Ribinha de Maracanã, Josias Sobrinho, Tiago Maci, Raiz Tribal, Adriana Bosaipo, Emanuel Jesus, Rosa Reis, Adnon, Banda e Bloco Afro Akomabu, Pedro Sobrinho e Movimento “Magnética Slz” com Leonor, Kallilah Groove e Raissa Maranhão.
Para acesso ao show na Concha Acústica, as pulseiras individuais estarão disponíveis na bilheteria do local, a partir das 17h30.


Com uma campanha limpa e propositiva, Kaio Vyctor Saraiva foi eleito presidente da OAB do Maranhão para o próximo triênio (2022/2024). O advogado obteve 44,10% e 4.384 votos pela chapa “Preservar as Conquistas e Avançar +”. Integram a diretoria da Seccional, além do presidente eleito, Kaio Vyctor Saraiva, a Vice-presidente, Tatiana Pereira Costa, o Secretário-Geral, Gustavo Mamede, o Secretário-Geral Adjunto, Vandir Bezerra Jr, e a Diretora-Tesoureira, Mariana Berredo.
Check In
* A Sommelier de chá e Tea blend, Cris Targino está com dicas sensacionais atendendo na Bioclínica Espaço Saúde, na Avenida dos Holandeses. Cris Targino também ministra cursos e realiza consultorias para hotéis e clínicas. Vale a pena conhecer! Para saber mais: @eucristargino / @bioclinica_slz. (98) 3235 7286/ 982336160.
*Nesta sexta-feira tem “Lounge Vinyl” no Restaurante Thai – Golden Shopping, a partir de 20h.
*Para assessoria de imprensa fale com VS Comunicação e Cultura. Contato: 98 99177 2593 (WhatsApp).
*Obrigada pela leitura! Seja nosso parceiro (a)! Sugestões: vanessaserra1974@gmail.com.
* Siga no Instagram: @diario_de_bordo_slz. Leiam www.diariodebordoslz.com.br.
*Salve a Cultura Brasileira! Salve o Jornalismo Cultural Independente! Saúde para todos!