Literatura infantil no projeto conecta cultura

A iniciativa é uma parceria entre o Coletivo Papoético, Associação dos Amigos do Patrimônio Cultural do Maranhão, sob o comando do poeta e jornalista Paulo Melo Sousa e os articuladores do Café com Arte

Alcântara entra no clima nesse sábado, dia 19 de outubro, a partir das 20 horas, de mais uma edição do Projeto Conecta Cultura São Luís Alcântara. Na ocasião, a programação acontecerá no espaço Café com Arte (rua Grande, nº 76 – Centro), o mais descolado point cultural da cidade patrimônio. Será o início do Projeto Sarau de Literatura Infantojuvenil, que contará com palestra do escritor Natinho Costa Fênix, lançamento e sorteio de livros do autor, contação de estórias e distribuição de lanche para as crianças.

Café com Arte – Novo espaço cultural de Alcântara

O Café com Arte é administrado pelos animadores culturais Sérgio Oliveira e Léa Mamede. Trata-se de um espaço acolhedor, ideal para uma ótima conversa, tomar um café delicioso, degustar uma bebida de boa procedência e escutar música de qualidade, cujo repertório vai do samba ao jazz. A ação de amanhã integra o projeto Conecta Cultura – São Luís Alcântara, idealizado por Sérgio Oliveira, Léa Mamede e Paulo Melo Sousa, poeta, jornalista, e articulador do Projeto Coletivo Papoético.

O escritor Natinho Costa Fênix nasceu em Carnaubeiras, município de Araioses, Maranhão, no dia 14 de dezembro de 1963. Cedo teve seu interesse despertado para as Letras, pois sua mãe, costureira, autodidata, era famosa na região como contadora de histórias de cordel e de histórias afro-brasileiras e africanas. Todos gostavam de ouvir a Dona Pitu, como era conhecida.

Natinho Costa Fênix se transferiu com a sua família para São Luís, para os estudos de primeiras Letras. Estudou no Grupo Escolar Sagarana I e no Grupo Escolar Sagarana II, depois complexo Escolar Guimarães Rosa. O Ginásio foi feito na Escola Modelo e o Ensino Médio no Curso Intensivo do Maranhão, partindo em seguida para o Curso de Letras, com Especialização em Perspectivas Críticas da Literatura Contemporânea, ambos pela Universidade Estadual do Maranhão.

Publicando seus poemas em jornais mimeografados da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, na década de 80, lançou, mais tarde, o seu primeiro livro de poemas, “Eu Pecador”, em 1990, lançando em seguida “Estudos de Literatura para o vestibular”, comentando as obras recomendadas, sendo o pioneiro nesse trabalho para vendas nas bancas de revistas.

Colaborou com o jornal O Estado do Maranhão, com artigos sobre a História e a Literatura Maranhense. Também publicou alguns artigos no Jornal Pequeno, participando também de algumas colunas literárias, a exemplo de Alça de Mira, do poeta, ensaísta, jornalista e professor Paulo Melo Sousa. Também participou do Festival de Poesia Falada, da Universidade Federal do Maranhão, e da AME – Associação Maranhense de Escritores, onde exerceu o cargo de secretário.

Natinho Costa Fênix lançará seus livros em Alcântara

Participou também do Grupo Poiesis, com nomes de destaque de nossa literatura: Antonio Ailton, Bioque Mesito, Geane Lima, a saudosa Rosemary Rego e outros. Ingressou no Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, onde ocupa a cadeira patroneada por Barbosa de Godóis, mas por apenas um ano. Atualmente é membro efetivo da Sociedade de Cultura Latina – MA, onde ocupa o cargo de Diretor Cultural, e participa ativamente do Projeto Ler e Conhecer – Literatura Infantojuvenil Maranhense nas escolas, projeto idealizado por Marcia Vieira, com a participação de vários autores. Publicou ainda os livros “Para entender a poesia de Florbela Espanca”, “Pensamentos para todos os momentos”, “As Aventuras de uma Gotinha D’água” e “O Gatinho que não sabia miar” (infantis). Palestrante e contador de histórias, é professor da Rede Pública e também ensaísta.

Serviço

Projeto Conecta Cultura – São Luís Alcântara – I Sarau de Literatura Infantojuvenil

Onde? Café com Arte (rua Grande, nº 76) – Alcântara / MA

Hora: 20 horas

Promoção: Coletivo Papoético / Café com Arte / Associação dos Amigos do Patrimônio Cultural do Maranhão.

Apoio: Pousada Sítio Tijupá.

Entrada Franca

Texto: Paulo Melo Sousa

Fotos: Divulgação



0 Comentários


Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *