Karine Baldez

Ajinomoto: anjo ou demônio? I

Ao que tudo indica, o famoso “temperinho” Ajinomoto parece não ser nada inocente. Realçador de sabor presente em alimentos industrializados, ele está indicado nas embalagens dos produtos alimentícios como glutamato monossódico ou monossódico glutamato ou ainda pela sigla MSG, um aminoácido produzido pelo nosso corpo e presente naturalmente em vários alimentos. De forma isolada, como a encontrada no Ajinomoto, esse aditivo tem a função de proporcionar o gosto umami aos alimentos, conhecido como o quinto sabor, sendo muito utilizado na culinária oriental para realçar a percepção dos sabores de um prato, dando sensação de que é mais gostoso e prazeroso de comer.

Ajinomoto: anjo ou demônio? II

A polêmica em torno do consumo do glutamato monossódico isolado está no fato de que, nessa forma de apresentação, essa substância química provoca efeitos cerebrais nocivos. Estudos apontam que, ao atuar no hipotálamo, região do cérebro na qual se encontra o centro regulador do apetite, o Ajinomoto diminui a sensação de saciedade, provocando ainda mais vontade de comer. O glutamato monossódico é considerado uma substância que produz excitotoxicidade, danificando ou destruindo as células nervosas por estimulação excessiva e gerando, consequentemente, sintomas como euforia, taquicardia e enxaqueca, além de ser viciante. As pesquisas em torno desse aditivo não param por aí e já associam o glutamato ao aparecimento de doenças como Alzheimer e Parkinson.


Muitas novidades

Em um novo momento, o Bistrô Quintalão tem à frente de sua cozinha o chef Paulo Conceição

Reconhecido como uma das mais tradicionais do maranhão, a cozinha do Bistrô Quintalão conta, agora, com o comando do chef Paulo Conceição, há 15 anos vem colecionando passagens por grandes cozinhas do cenário nacional, como os restaurantes paulistas Brooklin, D.O.M e Le Marais Bistrot. Além do tradicionalismo e requinte já merecidamente atribuídos ao Quintalão por seus frequentadores, a partir deste fim de semana o restaurante conta, também, com um espaço descolado e repleto de animação na faixa de areia da Península da Ponta d’Areia, onde os clientes podem desfrutar a praia em belíssimas barracas em estilo bangalô, desfrutando uma experiência ainda mais interessante na orla de São Luís.


Mestrado em Direito

Em um novo momento, o Bistrô Quintalão tem à frente de sua cozinha o chef Paulo Conceição

Os profissionais de Direito terão uma grande oportunidade para ingressar em um dos melhores programas de Mestrado do país, sem a necessidade de sair de São Luís. A novidade é a parceria entre a UNDB Centro Universitário e a PUCRS – uma das mais renomadas escolas de Direito do país. Vem aí o curso de Mestrado Interinstitucional em Direito PUCRS/UNDB, com inscrições já abertas até 20.08. As aulas do Mestrado são presenciais e acontecem na UNDB, com os professores das duas instituições. O processo seletivo será composto por entrevista e defesa do anteprojeto e as aulas iniciarão no próximo mês de setembro. O lançamento do programa será nessa sexta – feira (24.07) às 18h30 com a live “Liberdade de Expressão e seus Limites na Internet – Aspectos Materiais e Processuais”, que acontece no canal da UNDB no YouTube (undboficial). A apresentação será da Dra. Amanda Thomé e os debatedores são o Dr. Ingo Sarlet (PUCR / Juiz RS); Dr. Luís Alberto Reichelt (PUCRS) e o Des. Federal Ney Bello (Dir. Curso de Direito UNDB). Para participar gratuitamente basta fazer a inscrição online: undb.edu.br/mestradodireito


Feirão online de negociação

Com o objetivo de auxiliar os clientes que enfrentam dificuldades financeiras diante da crise provocada pela pandemia do novo Coronavírus, a BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto em Paço do Lumiar e São José de Ribamar, realiza o Feirão de Negociação On-Line para clientes residenciais, na plataforma Acordo Certo. A ação vai até o próximo dia 31 de julho e irá auxiliar os clientes que têm débitos com a concessionária e buscam condições facilitadas para regularizar os valores. A partir do uso de um sistema de inteligência artificial, todo o processo de negociação é digital, o que evita deslocamentos até as lojas da concessionária e torna o atendimento ao cliente ainda mais simplificado.



0 Comentários


Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *