Menos impostos
As Entidades Médicas do Estado do Maranhão, encaminharam ao Prefeito Municipal de São Luís, Edvaldo Holanda Júnior, uma solicitação de redução ou isenção do Imposto sobre Serviços- ISS, por um período de seis meses para a classe. Segundo o Presidente da Associação Medica do Maranhão, Mauro César Oliveira ( foto), isso seria uma forma de apoio e reconhecimento para com a classe médica, uma vez que grande parte da prestação de serviço público é feita na contratação de pessoas jurídicas que são sobretaxadas de carga tributária.
Programação especial


Nunca foi tão importante para a saúde de todos o ato de ficar em casa. E a TVN tem programações diferenciadas para quem quiser relaxar um pouco nesse Feriado do Dia do Trabalho e final de semana; com programas para todos os gostos, idades e estilos. Para quem gosta de cozinhar a dica da TVN para essa sexta (01.05) às 21h15 é o especial “Refeição em 30 Minutos” no Food Channel. E no sábado (02.05) no canal Discovery às 18H tem o especial Mês do Ed Stanfford, o grande aventureiro do mundo selvagem e suas aventuras. Com episódios de uma hora, cada um deles com um oponente e destino diferentes. E para os baixinhos, vale lembrar que há uma ampla programação com aventuras, desenhos e programas educativos no Discovery Kids.
Doação
A Equatorial Maranhão, colaborando para que o sistema de saúde do Maranhão tenha condições de atender a todas as pessoas diagnosticadas com a COVID-19, fez a doação de 7 Monitores Multiparamétricos, 1 Módulo Capnografia, 1 Aspirador de Secreção e 4 Ventiladores Mecânicos para o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde. Para o presidente da Equatorial Maranhão, Augusto Dantas, “nosso objetivo é apoiar o Estado a conter a disseminação do novo coronavírus e assim voltarmos à normalidade o mais breve possível”, ressalta. Já para o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, “neste momento, toda a sociedade é chamada a fazer a sua parte. É através de parcerias como esta que vamos vencer a luta contra o coronavírus”, destaca.


Solidariedade
O Grupo Educacional Dom Bosco, que reúne o Colégio Dom Bosco e a UNDB Centro Universitário, está somando esforços e investindo recursos privados para ajudar a quem mais precisa agora: os profissionais de saúde do Maranhão, que necessitam de muitos EPI´s a exemplo da máscara protetora de rosto inteiro denominada de “Face Shild”, as mais difíceis de serem compradas no mercado atualmente. No momento, existem dois grupos de produção de EPI´s do Grupo Dom Bosco em ação. No Laboratório Makers do Colégio Dom Bosco, professores se revezam para a produção com uma impressora 3D mais rápida, com capacidade para confeccionar cerca de 10 máscaras por dia. Já um grupo de professores da UNDB atuam com outra impressora, de menor porte mais igualmente útil para somar esforços nessa crise.
Sem reajuste
Para contribuir com o orçamento das famílias e das pequenas empresas, diante do cenário desafiador que o Brasil está enfrentando em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o Sistema Hapvida suspende o reajuste dos planos pelos próximos 90 dias. A suspensão dos reajustes anuais valerá para as mensalidades dos clientes cujos aniversários de contrato ocorrerão nos meses de maio, junho e julho deste ano. Em alinhamento com a Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), o Sistema Hapvida suspenderá a cobrança dos valores relativos à aplicação do reajuste anual das mensalidades dos planos médicos-hospitalares individuais, coletivos por adesão e de pequenas e médias empresas com até 29 vidas, em que os aniversários dos contratos aconteçam nos meses de maio, junho e julho e que estejam adimplentes.