Assim como nos três primeiros anos de sua circulação, o caderno JP Turismo, com 26 anos de atuação no mercado jornalístico, repensa sua trajetória de veículo de imprensa semanal, e retoma sua data de encarte nas páginas do Jornal Pequeno como nas suas primeiras edições, às quintas-feiras. A medida objetiva uma melhor performance de divulgação da notícia, com a ideia de preparar seus leitores para o que de mais importante acontece nos destinos maranhenses e brasileiros, no tocante aos atrativos culturais, históricos, entretenimentos e acontecimentos, assim como as atrações de cada região, aumentando a oportunidade de ampliar sua viagem em um pacote que agregue mais um dia de diversão e conhecimento das mais diversas culturas e potencialidades existentes.
Com isso quem ganha são os leitores, que irão desfrutar de informações desde quinta-feira nas cidades onde fomentamos a divulgação das notícias, em vista, hoje, de o aparato tecnológico e impresso, que nos oportuniza chegar aos leitores nos mais diferentes recantos espalhados pelo Brasil, ser de grande alcance. Quem ganha com isso é a população e os profissionais do setor, que poderão ter e oferecer mais serviços, pelo leque informativo de um jornal, fortalecido por sites, aplicativos, articulistas e um conjunto de ferramentas em redes sociais das mais variadas formas de comunicação oferecidas no mercado. Uma programação jornalística planejada, cheia de estratégias para o mundo das viagens e do turismo globalizado.
A informação com o destino certo – Com esse conceito fica ainda mais evidente a vontade de aperfeiçoar e mudar de acordo com o tempo e as novas possibilidades, a que agregaremos em um futuro próximo, novos trabalhos e ferramentas de comunhão da informação nos mais diversos tipos de canais que a comunicação, através da tecnologia, nos possibilite e possa oferecer, sem esquecer os primórdios de uma imprensa ética e livre, fazendo uma junção do passado, presente e futuro através do jornalismo impresso, digital e das redes sociais. Achamos ser esse o caminho inovador de um jornalismo comprometido com suas raízes, costumes e cultura peculiar existentes, na preservação da memória através da difusão daquilo que nos é pertinente e pretenso aos nossos objetivos coletivos e históricos.
A partir desta edição, na primeira edição de mês, cada o JPTURISMO presenteia os seus leitores com um novo produto.
O “SACADA – Encarte JPTurismo de Literatura & outras expressões estéticas” terá 4 páginas, e seu foco será a publicação de matérias, artigos, entrevistas, divulgação da produção e atividades do meio artístico literário, trazendo o que há de melhor e mais importante na área, agregando valor à nossa cultura e arte em geral.
Sem dúvida, este encarte vem também suprir uma carência jornalística importantíssima neste estado, cujos nomes da literatura estão entre as mais altas referências do Brasil, e cujos espaços e valores estão ligados completamente a essas referências. Um lugar com tanta efervescência, poetas, escritores, discussões sobre a criação escrita, dinâmicas de produção e venda, precisa ter também os seus canais de difusão, como se propõe a ser este encarte.
O SACADA será, portanto, uma publicação do JP Turismo, tendo como editor responsável pela publicação o publicitário e jornalista Gutemberg Marques Bogéa, e como proponente responsável pela direção/edição de conteúdos, o poeta, crítico e professor Antonio Aílton.
Assim nos colocamos como uma porta de divulgação, acesso e partilha entre leitores e criadores, e leitores que também são criadores, como parte de um processo de trocas de conhecimento e informação que dinamizam o meio e se constitui como um documento da atualidade.
Que o SACADA LITERÁRIA se estabeleça como um ponto de encontro, onde se ampliam caminhos e olhares.