Lua Cheia
“…Enquanto eles dormem eu ouço aquela música que / Atravessa o peito e me deixa em transe de boniteza como / Um poema de Maiakóvski. / Enquanto eles dormem eu escrevo eu escrevo eu escrevo. / De manhã / nenhuma escravidão me fará acordar com o / Despertador enchendo o saco lembrando que o mundo / Gira depressa lá fora enquanto meu cordão umbilical / Cicatriza” – Lúcia Santos
A cantora, compositora e musicista Jane Duboc e o maestro Ogair Júnior farão a abertura do 13º Lençóis Jazz & Blues Festival, no dia 07 de setembro (terça-feira), às 20h, na Concha Acústica Reginaldo Faray – Lagoa, em São Luís (MA). Lembrando que haverá capacidade limitada de público e todo o protocolo de saúde será rigorosamente cumprido. A entrada é mediante a entrega de 1kg de alimento não-perecível, uso de máscara e apresentação da carteira de vacinação. Depois a programação do festival estará disponibilizada no canal oficial do Festival no YouTube. Jane Duboc e o maestro Ogair Júnior farão uma belíssima homenagem aos 90 anos hitmaker Burt Bacharach.
O Festival continua em duas etapas, sendo que, desta vez, depois de São Luís, dias 07 e 08, a iniciativa de Barreirinhas subirá o rio Preguiças até Atins, dias 10 e 11. A realização é da Tutuca Viana Produções, através de Lei de Incentivo à Cultura do Maranhão, com apoio da Prefeitura de São Luís, Concha Acústica Reginaldo Faray, patrocínio da Equatorial Energia e Governo do Estado do Maranhão. Pra saber mais: @lencoisfestival.


Na 51º Festival Nacional da Canção, dentre mais de 1300 músicas inscritas, 56 foram selecionadas. Dessas, somente 5 são do Nordeste, e “Abismos”, composta pelos maranhenses Tiago Máci e Felipe Costa Cruz, está entre elas. O festival acontece de 3 a 6 de setembro, próximo, para um público restrito. Da simpática cidade mineira, Passos, que cantores de todo o mundo vão se apresentar de forma on-line. A música “Abismos” traz uma reflexão a respeito do mundo contemporâneo, retratando, de modo poético e crítico, as questões existenciais suscitadas pela pandemia e pelas polarizações diversas presentes em nosso cotidiano, desde falhas de comunicação até afetos partidos, que criam verdadeiros “abismos’’ individuais. Densa e leve ao mesmo tempo, a canção tem como inspiração música flamenca, toadas e canções de roda brasileiras.


A partir desta quinta-feira, 19 de agosto, a Itaú Cultural Play inclui em seu catálogo quatro filmes que revelaram grandes cinegrafistas brasileiros no Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, um dos principais eventos do mundo dedicado ao curta-metragem. Em uma parceria inédita com o festival, que estreia sua 32ª edição na mesma data, a plataforma de streaming do Itaú Cultural disponibiliza os filmes Dalva, de Caroline Leone, e Os sapatos de Aristeu, de René Guerra, são produções gravadas em São Paulo. Por dentro de uma gota d’água, de Felipe Bragança e Marina Meliande, e O brilho dos meus olhos, do cineasta Allan Ribeiro, foram rodados no Rio de Janeiro.


Nesta quinta-feira, 19, Tiago Dionísio apresenta o stand up “Um estouro é um estouro”, em única apresentação, no Espaço Residencial, localizado na Avenida Mário Andreazza. O evento começa 20h, e terá ainda participação especial de comediantes locais.
O humorista potiguar viralizou na internet no início deste ano, após divulgar uma série de vídeos em que apresenta as profissões de uma forma diferente como forma de encantar (ou enganar) as mulheres durante o primeiro encontro. Foi com ajuda de grandes artistas, como Tirullipa e o cantor Wesley Safadão, que Tiago ficou conhecido nacionalmente. A música usada nos vídeos também chama atenção. É uma versão feita por Cachorrão do Brega com direito a muito “enrolation” para o clássico “Cose Della Vita”, de Eros Ramazzotti. Vendas na Bilheteria Digital e na loja Thali Style, localizada na Avenida dos Holandeses, no Calhau. Mais informações: (98) 99182-3910 e 99101-7301. A produção local fica por conta da parceria entre a Jr. Sales Produções, a CG Comunicação e a Tablado Produções.


No próximo dia 10 de setembro (sexta-feira), a partir das 21h, no Espaço Arco Verde (Residencial Pinheiros), Aziz Júnior lança o seu primeiro disco, intitulado DiAziz. O disco tem 12 faixas; é uma produção do baterista Moisés Mota (que fez parte da mítica banda de reggae maranhense Mano Bantu), e pelo próprio artista. O projeto gráfico é autoria dos designers gráficos Walter Cunha e João Almeida.
Participaram da gravação do álbum DiAziz os músicos Davi Oliveira (baixo), Marcello Rebello (teclado), Israel Dantas (guitarra), Evandro Maia (trompete) e Davi Diego Neves dos Santos (sax). O encontro musical obedecerá a rígidos protocolos sanitários, devido à pandemia do coronavírus. O ambiente tem capacidade para receber 2 mil pessoas, mas só será permitida a entrada de 10% da sua capacidade.


Na rua da Estrela, no Centro Histórico de São Luís, está situado o Casarão Tech TVN, a mais nova estrutura de call center primarizado, integrada a um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), da operadora de Telefonia Móvel e Fixa, TVHD, Internet WIFI e Fibra TVN. Parte do programa Nosso Centro, do Governo do Estado do Maranhão, a TVN adotou o casarão e realizou uma ampla reforma. O novo espaço mistura a tradição e tecnologia, estimulando também a implantação de novos negócios no centro da cidade patrimônio. A solenidade de abertura ocorreu na manhã da última quarta-feira, 11, com a presença da imprensa e parceiros mais diretos, com convites restritos devido à pandemia. O Governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino, prestigiou a iniciativa ao lado dos diretores da TVN Augusto e Karla Diniz (foto). Parte do Casarão Tech TVN é aberto para visitação. Para turistas e demais visitantes é disponibilizada internet Wifi gratuita, além de computador para rápidas pesquisas.


O Festival Se Rasgum, referência no circuito nacional, por revelar artistas da música paraense, agora ampliou suas ações para artistas, residentes, em toda a Amazônia Legal, ou seja, nove estados brasileiros estão aptos a participar, entre eles, o Maranhão. Nesta décima edição do festival participam na etapa de seletivas: Amapá, Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins.
Para participar, os interessados devem residir em um dos estados da região da Amazônia Legal, que tenham produzido e lançado pelo menos 4 singles, comprovar mínimo de 2 anos de existência do trabalho artístico inscrito e preencher o formulário de inscrições.
As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 02 de setembro de 2021. E podem ser feitas através do link: https://serasgum.com.br/seletivas/inscricao. Para escolher os 10 finalistas, o Festival convidou nove curadores, um de cada estado da região, buscando mapear as novidades com um olhar voltado à diversidade musical e à equidade de gênero, étnica e racial. A coordenação do Festival BR 135, do Maranhão, integra essa curadoria.
Check In
* A Sommelier de chá e Tea blend, Cris Targino está com dicas sensacionais atendendo na Bioclínica Espaço Saúde, na Avenida dos Holandeses. Cris Targino também ministra cursos e realiza consultorias para hotéis e clínicas. Vale a pena conhecer! Para saber mais: @eucristargino / @bioclinica_slz. (98) 3235 7286/ 982336160.
*Todas as sextas-feiras, estamos no Thai Restaurante – Golden Shopping, Calhau. De 19h às 23h com uma trilha sonora instrumental, jazz, soul music e clássicos internacionais com set 100% vinil.
*Tem mais DJ Vanessa Serra: Lives às quintas-feiras, “Vinil & Poesia”, eventualmente, às 20h, no instagram: @vanessaserrah; toda segunda-feira, Festival Segunda Sem Lei na plataforma Twitch (twitch.tv/djvanessaserra), às 23h15. E todos os domingos, “Alvorada” de 7h às 9h, no Instagram (@vanessaserrah) e na Twitch, integrando a programação do coletivo UhManasTV.
*Para assessoria de imprensa fale com VS Comunicação e Cultura. Contato: 98 99177 2593 (WhatsApp).
*Obrigada pela leitura! Seja nosso parceiro (a)! Sugestões: vanessaserra1974@gmail.com.
* Siga no Instagram: @diario_de_bordo_slz. Leiam www.diariodebordoslz.com.br.
*Salve a Cultura Brasileira! Salve o Jornalismo Cultural Independente! Use máscara, higienize as mãos, mantenha distanciamento seguro entre as pessoas. Vacine-se! Só falo do que gosto e me identifico! Estou na base! Saúde para todas e todos!