Neste sábado, dia 18 de janeiro, a partir das 19 horas, o Café com Arte (cafeteria e cachaçaria), badalado point cultural da histórica cidade de Alcântara (MA), situado na rua Grande, nº 76, estará dando continuidade ao projeto cultural Sarau de Literatura de Cordel de Alcântara, com a presença da poeta cordelista Raimunda Frazão.


O Café com Arte é administrado pelos animadores culturais Sérgio Oliveira e Léa Mamede. Trata-se de um espaço acolhedor, ideal para uma ótima conversa, tomar um café delicioso, degustar uma bebida de boa procedência, agora com as novidades do chopp artesanal e drinks variados e escutar música de qualidade, cujo repertório vai do samba ao jazz. O sarau de amanhã integra mais uma ação do projeto Conecta Cultura – São Luís Alcântara, idealizado por Sérgio Oliveira, Léa Mamede e Paulo Melo Sousa, poeta, jornalista, e articulador do Projeto Coletivo Papoético.
Raimunda Pinheiro de Souza Frazão nasceu em Campo de Pombinhas, município de Cantanhede. Morou em Pirapemas, São Mateus e São Luís, antes de se fixar no povoado de São José dos Índios, do município de São José de Ribamar. A escritora se formou em Técnica em Edificações pela Escola Técnica Federal do Maranhão, tendo ainda graduação em Teatro pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Foi funcionária dos nos Correios em São Luís e de 1994 a 2011 trabalhou como secretária e professora voluntária na Ong Moversarte, com atuação em São José dos Índios. A escritora foi homenageada na Feira do Livro de São Luís – FELIS 2015, devido à sua importante contribuição à Literatura maranhense.
No momento, Raimunda Frazão se dedica ao Teatro e a performances poéticas, sendo uma das poucas mulheres cordelistas do Maranhão, destacando-se nesse gênero literário em nosso Estado. Defensora da Literatura de Cordel, a escritora maranhense tem se destacado nacionalmente em feiras e eventos literários por todo o Brasil, divulgando o seu trabalho e ampliando a sua rede de atuação na área. Dentre os seus livros publicados, destacam-se “São Luís em poesias” (1997), “São José de Ribamar lendas em versos” (1998), “São José de Ribamar lendas em versos II” (2003), “Lugares e momentos” (2003), “Beija flor meu colibri” (2011). Publicou ainda “Aventuras de um cachorro viajante” (2002), “Mulheres” (2005), “Desventuras de um cachorro raptado” (2010), “Ana Jansen em Cordel” (2011) e “São Luís do Maranhão – Cordel dos 500 anos” (2002).
Serviço
Projeto Conecta Cultura – São Luís Alcântara
IV Sarau de Literatura de Cordel, com a escritora cordelista Raimunda Frazão. Lançamento de livros da escritora e leitura de cordel
Onde? Café com Arte (rua Grande, nº 76) – Alcântara / MA
Hora: 19 horas
Promoção: Coletivo Papoético / Café com Arte / Associação dos Amigos do Patrimônio Cultural do Maranhão.
Apoio: Pousada Sítio Tijupá (rua de Baixo, nº 5 – Alcântara).
Entrada Franca
Texto: Paulo Melo Sousa