Gilson Machado Neto é o novo ministro do Turismo. A nomeação foi publicada nesta quinta-feira (10.12), no Diário Oficial da União (DOU). Natural de Recife, capital de Pernambuco, Gilson assume a Pasta após mais de um ano como diretor-presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), onde atuou na promoção do turismo brasileiro no exterior e, mais recentemente, durante a pandemia, na promoção doméstica. Antes de assumir a presidência da Embratur, em maio de 2019, foi secretário nacional de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Membro do trade turístico da Rota dos Milagres e do Convention Bureau de Maragogi (AL), Machado Neto se formou em medicina veterinária, mas foi no turismo que encontrou sua vocação, atuando no setor por mais de 30 anos. Aos 52 anos, Gilson também é empresário, produtor de eventos e músico.
A partir de agora, Gilson será responsável por liderar as ações do Ministério do Turismo, composto pela Secretaria Executiva; Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo; Secretaria Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões; Secretaria de Infraestrutura Turística; e Secretaria Especial da Cultura.
Excelência acadêmica da UNDB


A excelência acadêmica da UNDB Centro Universitario foi reafirmada com os resultados do exame do ENADE 2019, que concedeu notas altas a diversos cursos da instituição. O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos; competências e habilidades, além do nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
Entre os destaques da UNDB estão o Curso de Direito, que é líder no ranking de aprovação da OAB-MA e conta com três selos de qualidade “OAB Recomenda” pelo Conselho Federal da Ordem. E agora foi apontado como o segundo melhor curso particular de Direito de todo o Brasil. Já o Curso de Administração foi apontado como o melhor curso particular da área no Maranhão.
Em primeiro lugar no ranking entre as instituições de ensino particulares de São Luís pelo ENAD / MEC ficou o Curso de Contábeis da UNDB, que é líder em aprovação no Exame de Suficiência do Conselho Regional de Contabilidade. Já o Curso de Odontologia foi apontado como o 5º melhor do país entre as particulares, e o melhor curso do Maranhão entre todas as instituições públicas e privadas. O curso de Arquitetura além de melhor curso do Maranhão, obteve o 11º lugar nacional entre as particulares. E o Curso de Engenharia Civil foi apontado como o melhor particular do Maranhão.