

Os atrativos turísticos e frutos do Cerrado em Peixe, ao sul do Tocantins, a 310 quilômetros de Palmas (TO), são fontes de inspiração da gastronomia de Rosilene Pereira da Silva, peixense de 59 anos, conhecida como Rosa de Fogo. Na noite do sábado, 18, a chef ofereceu um “Jantar Magno”, denominação dada por ela, para 50 convidados na Pousada que leva seu nome.
O jantar fez parte da programação do II Famtour Gastronômico da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo do Tocantins (Febtur/TO), que estava representada por parte de seus associados. Entre os convidados, o secretário estadual do Turismo Hercy Filho, o prefeito de Peixe, Augusto Cézar Pereira dos Santos (Cesinha); a vice-prefeita, Marsuleide Neres; a presidente da Câmara Municipal, Celma Ferreira; a secretária de Turismo de Peixe e empresária, Claudia Vale; além do presidente da Câmara Municipal de Gurupi, Ivanilson Marinho, e da juíza da comarca de Peixe, Ana Paula Toríbio.


Rosa de Fogo escolhera este início de ano para oferecer o “magno” momento gastronômico com o propósito de entregar uma produção que representasse a gastronomia criativa. A expectativa era avaliar sua própria obra culinária. Ela queria saber como a sua performance seria recebida. Para Rosa, isso significa “uma experiência gastronômica, temperada com criatividade, ao sabor de insumos do cerrado ainda desconhecidos.”
Rosa foi aplaudida efusivamente quando retornou ao salão do jantar depois de montar e servir junto com sua equipe cada pedido, a escolher entre três propostas de entradas, três pratos principais e três sobremesas. Para a Chef, “não se pode impedir de fazer alta gastronomia com o que temos na vastidão do nosso cerrado e que está ao nosso alcance”, comemorou. “Há dias, vinha preparando com esmero esse jantar.”


O mergulho gastronômico conduziu a todos a uma deliciosa experiência do paladar. Frutos como a cagaita, mangaba, murici, jatobá e tantos outros combinavam sob medida, os sabores e temperos. Mas é a história oral e os pontos turísticos da região que inspiram a Rosa de Fogo na hora de dar os nomes aos pratos. A “Pedra da Baliza” é um deles. Ponto mais alto do Rio Tocantins, que dá acesso às margens que banham o município, emprestou o nome para um dos pratos ‘de entrada’ do menu da noite. Ao fazer referência à grandiosidade do atrativo que o turista pode observar, quando visitar Peixe, a chef comparou: “aqui tem o mais alto sabor dentro de uma taça”, disse, durante sua apresentação do jantar, que foi harmonizado com vinhos e cervejas.
Se os talentos da culinária proporcionam nossas memórias afetivas, a chef peixense Rosa de Fogo agrega, de sua parte, dedicação e entusiasmo para mostrar o potencial da cultura e o sabor do turismo gastronômico da região Sul do Tocantins, especialmente o município de Peixe.
Famtour Gastronômico – Realizado entre os dias 18 e 19 de janeiro, a cidade de Peixe, o 2º Famtour Gastronômico da Febtur retoma o sucesso da primeira edição, realizada em Palmas, em 2023.
Realizado pela Febtur, em parceria com a Chef Rosa de Fogo, o evento também abriu oficialmente as atividades da entidade em 2025 e apresentou oficialmente a nova diretoria da entidade, agora presidida pelo publicitário e jornalista Marco Jacob, tendo como vice-presidente Seleucia Fontes, diretor administrativo Raimundo Penaforte, diretor financeiro Gil Correia, entre outros. Durante a abertura da programação, Rosa de Fogo e o fotógrafo Mazim Aguiar foram recebidos como novos associados.
No domingo, os associados conheceram parte do Arquipélago do Tropeço e almoçaram na Ilha Califórnia, com degustação de pratos produzidos por Lidiane Nascimento.
Rosa de Fogo é nova associada da Febtur / Tocantins
O II Famtour Gastronômico da Febtur Tocantins, realizado entre os dias 18 e 19 em Peixe, sul do Estado, a 310 quilômetros de Palmas, teve um de seus momentos importantes durante a posse da nova associada, a chef e empresária Rosilene Pereira da Silva, conhecida como Rosa de Fogo. A solenidade aconteceu durante o jantar “magno” que Rosa ofereceu para 50 convidados, dentro da programação do famtour.


Em seu discurso de posse, Rosa agradeceu à Febtur/TO por ter sido convidada para associar-se à entidade. “É uma satisfação para mim fazer parte da Febtur do Tocantins”, disse. Observou que tem a missão de divulgar que o turismo de Peixe não se resume aos 30 dias de sol e praia no mês de julho, “Peixe tem turismo o ano todo”, alertou. Ela recomendou nomes de alguns estabelecimentos que recebem turistas durante os 365 dias do ano, além da sua pousada. “O turismo de Peixe está na veia”, ressaltou.
Ao falar com a propriedade de quem nasceu, cresceu e conquistou espaço no trade turístico da região, Rosa disse que sua cidade “possui muitos produtos formatados, que precisam ser divulgados e vendidos para o mundo”, acredita. De acordo com a empresária, “é preciso gostar do que é nosso.”
Na gastronomia, ela pretende mostrar que se for trabalhada esta vocação na comunidade, a partir do aproveitamento dos frutos do cerrado, especificamente em Peixe, isso garantirá fonte de renda e o sustento para muitas famílias.
Ex-secretária de Turismo de Peixe, palestrante em aulas-shows de culinária em outros estados, Rosa de Fogo declara ser entusiasta do turismo. É considerada uma empresária de sucesso e dona de uma simpatia contagiante. Sua boa conversa, rica em conhecimentos de histórias e lendas da região, dá gosto sentar para ouvir.
Para o jornalista Marco Jacob, presidente da Febtur/TO, trazer para a entidade uma representante do empresariado e do trade turístico significa que a associação está cumprindo sua missão institucional. “Rosa leva o nome do Tocantins para o Brasil e para o mundo”, disse, ao acrescentar: “é uma honra receber uma profissional com esse gabarito e currículo.”
Para a vice-presidente da Febtur/TO, a jornalista Seleucia Fontes, “Rosa é uma grande divulgadora do Tocantins e do município de Peixe”, disse, completando que aonde quer que Rosa vá sempre carrega consigo os sabores, as belezas e as raízes culturais do Estado. “É um presente tê-la como associada”, comemorou.
Quem já apreciou delícias da culinária feitas pelas mãos de Rosa de Fogo percebe uma contagiante combinação de sabores dos frutos do cerrado com a cultura e costumes regionais, sua inspiração de cada prato. A pousada Rosa de Fogo sediou o Encontro da Febtur Tocantins com uma calorosa recepção que contou, além do jantar magno, com delicioso almoço e um café da manhã pra ninguém botar defeito. A visitação a pontos turísticos de Peixe fechou o famtour com broche de ouro. (Zuleide D’Angelo)
Texto: Zuleide D`Angelo