Fruto de uma parceria entre a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Sindicato dos Bares, Restaurantes e Similares (Sindibares) e o Sebrae, começa nesta sexta-feria (21) o Festival Gastronômico Digital – Pastéis e Salgados. A iniciativa reunirá cerca de 20 restaurantes que oferecerão ao público pratos com pastéis e salgados criados especialmente para o período do festival que irá até 30 de agosto.
O principal objetivo do Festival Gastronômico Digital é criar uma vitrine para produtos criados especialmente para a ocasião e demonstrar a excelência dos bares e restaurantes maranhenses para oferecer produtos que marquem sua presença no mercado.


O Festival Gastronômico Digital – Pastéis e Salgados será digital e presencial, onde os clientes podem consumir os produtos por meio de delivery ou no próprio estabelecimento. Os bares e restaurantes inscritos oferecerão os pratos criados para o Festival durante todos os 10 dias em que acontecerá a iniciativa.
Ao degustar as iguarias oferecidas, o cliente ainda poderá votar no estabelecimento para competição do festival, que terá uma avaliação popular, por meio de voto digital e avaliação por um juri técnico formado por três jurados escolhidos pela Abrasel e Sindibares, que julgarão os pratos oferecidos no festival em visitas surpresa.
A edição do Festival Gastronômico Digital – Pastéis e Salgados é a primeira de uma série de festivais temáticos que estão sendo programados para acontecer mensalmente até o fim do ano. Ainda estão sendo programadas as edições Festival Gastronômico Digital – Nações, previsto para setembro; Festival Gastronômico Digital – Pizzas e Massas, previsto para outubro e o já tradicional Festival Gastronômico Digital – Bar em bar, em novembro.
“Teremos a edição de Pastéis e Salgados e mais três edições até novembro. Esta parceria trás o fortalecimento dos pequenos negócios de alimentação fora do lar neste momento em que o mercado volta a funcionar normalmente. É um incentivo a mais para que os clientes retornem a estes estabelecimentos e voltem a consumir produtos”, comentou o coordenador Estadual de Turismo e Cultura do Sebrae, Luiz Walter Muniz.


Experiência
O Festival Gastronômico Digital é uma nova etapa do esforço que o Sebrae e parceiros vem fazendo desde 2015, na organização de festivais gastronômicos na capital e no interior do estado, como ferramenta de evidenciar a excelência da gastronomia maranhense.
O primeiro festival organizado pelo Sebrae, aconteceu em 2015, com tema Frutos do Mar, que reuniu restaurantes do Polo da Grande São Luís. Desde então, outros festivais foram organizados nas cidades maranhenses. Os dois últimos aconteceram em Imperatriz, focado em culinária regional, evidenciando a Panelada, um prato típico da região tocantina; e em Grajaú, que reuniu restaurantes que serviam pratos diversos da culinária local.
Na programação destes festivais, o Sebrae sempre levou palestra e oficinas técnicas que serviam para que os empresários do segmento de alimentos e bebidas, inscritos no evento, aprimorassem suas habilidades em gestão de seus negócios.
Além disso, a prática de organizar festivais está inserida na estratégia que a instituição mantém para incentivar o turismo local, uma vez que dentre os segmentos trabalhados pelas iniciativas voltadas á cadeia de valor do turismo em todo estado estão os bares e restaurantes.
“Entendemos que o turista quer ter experiência nos lugares que visita e uma das experiências que ele busca é ter contato com as iguarias locais. Dessa forma, enxergamos que oferecer uma gastronomia de qualidade é um aspecto importante para viabilizar o turismo em um território e temos usado os festivais como uma forma não só de demonstrar a excelência, mas também como oportunidade de aprimorar o bem receber o cliente e as técnicas culinárias dos restaurantes e bares participantes”, explicou Muniz.
Texto: Ernesto Batista