São Benedito, em são Luís, possui devotos (aqueles que têm ou denotam devoção) e devotados (que são devotos e, ao mesmo tempo, dedicados), e, dentre estes, estão inclusos Sebastião Cardoso, Cláudio de Jesus Luz Araújo (Cacau), Mônica Cristiane Araújo Moreira, Gigliola Oliveira (Gigi), Vera Lúcia Teixeira e Sousa e Leandro Teixeira e Sousa (mãe e filho), e Antônio Teixeira Neto, encontrados, na manhã de ontem, pela Reportagem do JP Turismo, ultimando os preparativos para a festa de guarda do santo milagroso, de 5 a 9 de agosto. Em homenagem, simultaneamente, à Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, tem à frente a Associação dos Amigos de São Benedito, que conta com Leandro, na presidência, e Cacau, na vice, e muita devoção para a tradição religiosa acontecer, no surto pandêmico da Covid-19, e a ser concluída com carreata e missas.


As informações mais remotas para alcançarmos a Igreja de N.ª S,ª do Rosário dos Pretos, que receberia a imagem de São Benedito, dão conta de que o primeiro Convento do Carmo foi construído em 1615, após a expulsão dos franceses, os fundadores da Cidade, em um terreno doado pelo então Comandante Alexandre de Moura, o Sítio de Monsieur de Pineau, posteriormente, Carmo Velho, onde hoje se localiza a igreja da santa, na Rua do Egito. O outro foi doze anos depois, porque o primeiro não suportou os descuidos e as dificuldades em mantê-lo habitável. Desta feita, a substituição foi realizada por três frades carmelitas que vieram de Pernambuco e iniciaram os trabalhos de construção em 1627. “Foi na Colina de Santa Bárbara, hoje bem no Centro de São Luís, na Praça João Lisboa e Largo do Carmo!”— elucidou ao repórter o pesquisador cultural e antropólogo, ligado à igreja católica e estudioso das entidades de culto de matriz africana (Casa das Minas e Casa de Nagô), Sebastião Cardoso, que evidenciou mais: “Com a doação dos carmelitas, a Irmandade de N.ª S.ª do Rosário dos Pretos, entre 1772/76, levantou a igreja com aquela invocação, e, por que escravos não assistiam missa ao lado dos brancos, nem enterrados no cemitério destes, passou a arrecadar dinheiro para a compra de alforria dos escravos e para o sepultamento deles no templo!”


São Benedito na Igreja do Rosário — Com uma massa de fiéis e já protetor do tambor-de-crioula e seus brincantes, São Benedito, com altar uma vida na Igreja de Santo Antônio, festeiro todo em abril, tinha um senão: Não deixava os alunos do seminário no silêncio necessário. Para agradar a gregos e a troianos, em 1946, o então arcebispo de São Luís, D. Adalberto Sobral, levou São Benedito, com sua festança toda, para a Igreja de N.ª S,ª do Rosário dos Pretos.
“Levantou a casa da mãe dele!” — Sebastião Cardoso avivou que com a igreja em ruínas e sua irmandade em decadência, a de São Benedito se mobilizou e restaurou a igreja para ele ser recebido. “Ele levantou a casa da mãe dele!”— assinalou, crente, Sebastião Cardoso.


Uma devotada pagadora de promessa paraense — Gigliola Oliveira (Gigi), paraense de quatro costados, não só vem pagar sua promessa a São Benedito quanto se engaja na Associação de Amigos dele, ficando responsável pela confecção do manto de N.ª S.ª do Rosário dos Pretos e pela veste de São Benedito. Sua intenção é cumprida pela graça alcançada com o restabelecimento da saúde do seu genitor, Raimundo Nonato Colares Camargo, qual disse ao repórter enquanto tecia o manto da padroeira: “Ele contraiu há uns anos um câncer no pâncreas, um dos mais agressivos, quando rogamos muito ao glorioso São Benedito, com que a doença regrediu, e assim todos os anos ele vem para as celebrações, em São Luís, com familiares de Belém e Santarém!”
Os dois, na mesma igreja, pelo Brasil — Há Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito, em Curitiba(PR), e no Rio (RJ), sob a égide de Igreja do Rosário e São Benedito. Em outras partes, como Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos. São Benedito tem paróquia em Caxias (MA), em Codó (MA), bairro, na zona urbana, e, na rural, comunidade e capela de São Benedito dos Colocados, e bairro e capela em São José de Ribamar (MA), etc.


A História de Benedito, filho de escravos — Benedito (que significa abençoado) nasceu perto de Messina, na ilha da Sicília, Itália, no ano de 1526. Seus pais foram escravos vindos da Etiópia para a Sicília. O casal não queria ter filhos para não gerarem mais escravos. O senhor deles, sabendo disso, prometeu que, se eles tivessem um filho, daria a ele a liberdade. Assim, eles tiveram Benedito. E, como prometido, ele foi libertado pelo seu senhor ainda menino. Benedito foi educado por seus pais na fé cristã. Quando menino, cuidava das ovelhas e sempre aproveitava para rezar o Rosário, ensinado por sua mãe.’
Com os eremitas franciscanos — Quando tinha 20 anos, foi insultado por causa de sua raça. Porém, com muita calma e paciência suportou tudo. Vendo isso, o líder dos eremitas franciscanos, Frei Jerônimo Lanza, convidou-o para fazer parte da congregação. Ele aceitou prontamente, vendeu tudo o que tinha e se tornou um eremita franciscano, ficando com eles por volta de cinco anos.


Com os franciscanos capuchinhos — O Papa Pio IV, desejando unificar a ordem franciscana, ordenou aos eremitas que se juntassem a qualquer ordem religiosa. Benedito foi para o mosteiro da Sicília, um convento em Santa Maria de Jesus. Era o convento dos franciscanos capuchinhos. Entrou como irmão leigo, assumindo uma função tida como secundária: a de cozinheiro. Contudo, fez da cozinha um santuário de oração e fervor. Vivia sempre alegre e com muita mansidão, conquistando a todos com sua comida saborosa e sua simpatia.
Superior do mosteiro — Por causa de sua vida exemplar, trabalho, oração e ajuda a todos, Frei Benedito tornou-se um líder natural. Em 1578, foi convidado para ser o Guardião (superior) do mosteiro, cargo que aceitou depois de muita relutância. Apesar de ser analfabeto, administrou o mosteiro com grande sucesso, seguindo com rigor os preceitos de São Francisco. Organizou os noviços, foi caridoso os padres, era o primeiro a dar exemplo nas orações e no trabalho.
Procurado pelos teólogos — Os teólogos vinham de longe para conversar com e aprender com ele. Frei Benedito tinha o dom da sabedoria e o dom da ciência. E, apesar de sua condição de analfabeto, ensinava a todos.
“Benedito, o que levas aí?!” — Mandava os porteiros não dispensarem nenhum pobre, sem antes dar-lhes alimento e ajuda, mesmo na dificuldade do mosteiro. Quando terminou seu mandato como superior, ele volta com alegria para o seu ofício de cozinheiro. Minha Mãe, Doralina Esmeralda da Jesus Santos, contava para seus filhos essa parte, assim: Caridoso, levava cesta de pães para os necessitados, quando, numa vez, foi surpreendido pelo superior: “Benedito, o que levas aí?!”, e ele respondeu: “Flores, senhor”! Antes de ser descoberto, Jesus, vendo a bondade de Benedito, transformou os pães em flores, para ele fazer sua boa ação, e que tomou como um sinal divino, para, doravante, sempre passar com a verdade!
Um dos santos mais populares no Brasil – Todos queriam ver e tocar em São Benedito, por causa de sua fama de santidade, palavras, milagres e orações. Os escravos o cultuavam, por ser negro, pobre e com grandes virtudes. Em torno do seu nome surgiram numerosas irmandades. São Benedito é um dos Santos mais populares no Brasil, com inúmeras paróquias por todos os lugares inspiradas em seu modelo de humildade e caridade.
Os milagres de São Benedito — Grande é o número de milagres de São Benedito, inclusive a ressurreição de dois meninos, a cura de vários cegos e surdos, a multiplicação de peixes e pães. Alguns milagres de multiplicação de alimentos aconteceram na cozinha de São Benedito. Por isso, ele é tido carinhosamente pelo povo como o Santo Protetor da cozinha, dos cozinheiros, contra a fome e a falta de alimentos.


A profecia do Abençoado – Frei Benedito profetizou que quando morresse teria que ser enterrado às pressas para evitar problemas para seus irmãos. Gravemente doente, faleceu no dia 4,4.1589, aos 65 anos. E a profecia se cumpriu: Uma multidão invadiu o mosteiro para vê-lo, conseguir algum objeto seu ou um pedaço de sua roupa de monge para terem como relíquia do santo pobre e humilde. Na hora de sua morte ele teria dito, com muita alegria: Jesus! Jesus! Minha mãe, doce Maria! Meu Pai São Francisco! Seu corpo foi transladado para a igreja e exalava suave perfume. Exumado, estava intacto. Em 1611 seu corpo foi colocado em uma urna de cristal na igreja de Santa Maria, em Palermo, para visitação e permanece até os dias de hoje.
Canonizado pelo Papa Pio VII — São Benedito foi canonizado em 24.5. 1807, pelo Papa Pio Vll. É representado com o Menino Jesus nos braços por que fora visto várias vezes com Ele, quando estava em profunda oração. Por orientação da CNBB, no Brasil a festa de São Bendito é comemorada no dia 5 de outubro.
Oração a São Benedito — Glorioso São Benedito, grande confessor da fé, com toda a confiança venho implorar a vossa valiosa proteção. Vós, a quem Deus enriqueceu com dons celestes, consegui-me as graças que ardentemente desejo, para maior glória de Deus. Confortai o meu coração nos desalentos. Fortificai minha vontade para cumprir bem os meus deveres. Sede o meu companheiro nas horas de solidão e desconforto. Assisti-me e guiai-me na vida e na hora da minha morte, para que eu possa bendizer a Deus nesse mundo e gozá-lo na eternidade. Com Jesus Cristo, a quem tanto amastes. Assim seja, amém!
Texto: Herbert de Jesus Santos