Mês de janeiro chega trazendo o período chuvoso, além dos transtornos na cidade que esse fenômeno possa causar. Nessa época é bastante comum surgirem situações, que podem representar riscos com a rede elétrica. Quedas de árvores com ou sem interrupção do fornecimento de energia e até mesmo curtos-circuitos podem se tornar um grande risco para a população, por isso, todo cuidado é pouco na hora de garantir a segurança da família.


Pensando nisso, a Equatorial Maranhão explica as medidas de segurança, para evitar acidentes com energia elétrica dentro e fora de casa:
Dentro de casa, identificar os potenciais perigos que a energia elétrica pode causar é fundamental para a proteção de todos. Se uma parede úmida se encontra próximo a uma tomada, é aconselhável não utilizar essa tomada. No período das chuvas é comum o aumento das descargas atmosféricas (raios), por isso, procure abrigar-se em construções e veículos. Evite ficar embaixo de árvores, em piscinas e lugares abertos, pois o risco de ser atingido por um raio é grande. É aconselhável não sair de casa durante a chuva.
Não permita que as crianças saiam para brincar com os colegas na chuva, nunca se sabe dos perigos que as tempestades e relâmpagos proporcionam. outra dica importante, é que se deve evitar em locais onde estejam cabos partidos e expostos, nunca se sabe se esses cabos estão energizados.
A Equatorial Maranhão orienta ainda que se alguém for vítima de choque elétrico, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou chave geral e ligar imediatamente para emergência no 193 ou 192.
Texto: Adriana Vieira