O mês de julho aparece no calendário como o primeiro período de alta temporada turística, no Brasil, em virtude das férias do meio do ano. Geralmente, a bagagem de quem se planejou com antecedência já se encontra pronta, ou mais do que isso, o destino já sendo usufruído. Contudo, a maioria das pessoas geralmente espera o início das férias para só depois prepararem roteiros e usufruírem do lazer. O turismo interno (turismo doméstico) está em alta e as opções em nosso estado são bastante variadas para quem não quer atravessar oceanos ou mesmo se distanciar muito do Maranhão.
O Estado oferece aos visitantes o segundo maior litoral do país, com praias limpas e ainda pouco visitadas, principalmente no litoral Ocidental, desde Alcântara, Bequimão, Guimarães, Cedral, Porto Rico, Cururupu as cidades do Norte como: Turiaçu, Cândido Mendes, Luís Domingues, Godofredo Viana e Carutapera. Praias como Mamuna, Ponta d’ areia em Alcântara; Imbotíua, Bequimão; Araoca, Recreio em Guimarães; Outeiro em Cedral, Praia de São Pedro, Tucunandiua, Sardinha, Juncal em Carutapera e os mais belos e indescritíveis campos espalhados por entre todos esses municípios expondo toda uma diversidade belezas naturais e paisagísticas existente no Estado.
Cururupu sempre será motivo de satisfação e orgulho dos maranhenses. Na região fica localizado o Arquipélago de Maiaú – Reserva Extrativista de Cururupu e das Reentrâncias Maranhenses com suas cerca de cinquenta ilhas que encantam pelas dunas, piscinas naturais, assim como o Farol de São João despertando o interesse dos mais ávidos turistas que se encantam com as obras da natureza e suas indescritíveis paisagens. A Ilha de Lençóis, conhecida também pela lenda do Touro Negro Encantado, nas terras de Dom Sebastião não podem deixar de entrar no roteiro de quem segue para essa região, é por lá que habitam os Albinos (filhos da lua), seguidores do Sebastianismo, crença que surgiu em Portugal no Século XVI após a morte do rei Dom Sebastião.
Seguindo por outra direção, o Delta do Parnaíba atrai visitantes do mundo todo, assim como toda a região. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses já tem um destaque internacional, e merece uma visita dos próprios maranhenses nestas férias – Já sempre procurado nos feriados -, assim como dos visitantes que chegam para conhecer o Maranhão. Em Humberto de Campos a Ilha de Santana, com seu imponente farol e rios exuberantes, como Flexeiras e Periá são opções de entretenimento bastante saudáveis. Na região do Munim, Icatu é um município com forte apelo histórico. Ali aconteceu o primeiro confronto entre portugueses e franceses, que culminaria com a derrota e expulsão destes do Maranhão. No Sul do Maranhão, a Chapada das Mesas, cada vez mais divulgada vem galgando espaço na preferência dos turistas maranhenses, tudo isso pela magia das cachoeiras e opção de esportes radicais como: tirolesa, rappel e trilhas nas cidades de Riachão e Carolina pelas maravilhosas paisagens do cerrado maranhense.
Agora se não programou nada ou então não fez planejamento para as férias, opções pela capital São Luís não faltam. Um Centro Histórico sempre em alta, com atrações culturais em bares, restaurantes, museus, teatros e programações artísticas em muitos pontos são os diversos atrativos do período. Arraiais juninos com apresentações folclóricas dando continuidade ao São João prolongada pelo governo por toda primeira quinzena de julho também movimentam a ilha, assim como as produções independentes vindas das leis culturais que irão está em cartaz por toda férias.
Os passeios naúticos também são opções cada vez mais procuradas circundando a beira-mar da capital, em alguns casos com opções de músicas diferenciadas entre samba, reggae e ritmos folclóricos que aquecem o turismo náutico. Aos clientes cabem as escolhas que podem ser fechadas também para comemorações festivas. As embarcações partem da Península da Ponta d`areia com opções de passeios pela manhã e a tarde. Os contatos podem ser feitos no local, ou através de agências de viagens que podem ser contactadas através da ABAV – Associação Brasileira de Agências de Viagens, telefone: 98 98452 3543 (WhatsApp).
De mais, muito artesanato e gastronomia exaltando bens patrimoniais dos maranhenses. Então que sejam férias proveitosas.



