Em 2021, por conta das restrições impostas pelo surto pandêmico da Covid-19, as celebrações relativas ao Aniversário de 409 Anos de Fundação de São Luís, foram concentradas na frente do Palácio de La Ravardière, sede da Prefeitura Municipal, na Av. D. Pedro II. Conferia-se nos dedos as atrações: A noite do aniversário da Cidade dos Azulejos teve início com a exibição do vídeo com a música Ilha Bela, mostrando as belezas naturais da cidade e seu patrimônio arquitetônico com mais de 4 mil edificações reconhecidas como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco). O Coral São João foi uma das primeiras atrações musicais da noite e voltou a entoar a música Ilha Bela, além de Louvação a São Luís (Hino Oficial da Cidade, composição do poeta Bandeira Tribuzi) e as músicas De Teresina a São Luís (de João do Vale) e Boi de Lágrimas (de Raimundo Makarra). Estiveram também no palco, os cantadores de bumba-meu-boi Chagas, do Boi de Ribamar, com a toada Se não existisse o Sol, e Ribinha, do Boi de Maracanã, cantando Maranhão, meu Tesouro, meu Torrão”. E, para fechar a noite, o bloco carnavalesco Bicho-Terra.
Podemos dizer que agora conversa é outra e assim há de esperar-se uma programação até para a semana antecedente ao histórico 8 de Setembro, que teria um fecho de ouro à altura da Ilha do Amor. Fora da seara oficial, informa-se que acontecerá um projeto como um presente histórico e cultural para população usuária de transporte público. Com início no dia 28 de agosto, o História em Movimento – Exposição Histórica e Fotográfica nos Terminais de Ônibus ficará em cartaz até 2 de outubro. Consiste em uma exposição fotográfica itinerante semanal nos terminais de integração da cidade com diversos temas que compõem o dia a dia da cidade e seus moradores, como bairros, futebol ruas, cultura, religiosidade, patrimônio histórico, transportes e natureza.
Foi sugerido por carnavalescos e boieiros que, excepcionalmente, o tradicional Encontro de Gigantes acontecesse na Programação dos 410 Anos de São Luís. Para escritores e artistas plásticos que seria uma boa data, como sempre ocorria, de ser anunciado o Concurso Literário e Artístico Cidade de São Luís, desde 2015 desativado e da alçada municipal.
Que seja a programação oficial dos 410 Anos de São Luís, então, cheia de brilho, alegria, festiva, em diversos pontos, e que contemple toda sua população, sempre esperançosa de melhores dias!