Tudo correndo as mil maravilhas no movimento do turismo brasileiro. Mais uma marca alcançada vem criando perspectivas otimistas, gerando boas relações, fazendo com que o país se destaque nos eventos internacionais.
E com as boas notícias do setor, ampliam-se as oportunidades para que o turismo interno fomente o crescimento do turismo nacional cada vez mais, fazendo assim com que o Brasil alcance números significantes no movimento de passageiros no país.
O registro do mês de outubro é um marco histórico, onde cerca de 8,3 milhões de passageiros voaram pelo Brasil no período, um aumento de 6,5% em relação a 2023. Os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) destacam a contribuição do turismo para o aumento do fluxo de viajantes em destinos nacionais. No acumulado de 2024, o número se aproxima de 77 milhões de passageiros, o que corresponde a mais de 84% do total registrado em 2023.
Entre as rotas de destaque no espaço aéreo brasileiro, a ponte aérea Rio-São Paulo ganha cada vez mais destaque, com cerca de 362,4 mil passageiros em outubro. Em seguida, estão São Paulo-Brasília e São Paulo-Confins (MG), com 238,8 mil e 194 mil viajantes, respectivamente. Entre os aeroportos, os mais movimentados foram: Guarulhos (GRU), Congonhas (SP) e Brasília (DF). Regionalmente, destacaram-se o aeroporto de Belém (PA), no Norte; o de Recife (PE), no Nordeste; o de São José dos Pinhais (PR), no Sul; Brasília (DF), no Centro-Oeste; e Guarulhos (SP), no Sudeste.
Ainda segundo a ANAC, o mercado aéreo doméstico também obteve resultados positivos em outros indicadores. A demanda por passageiros teve alta de 11,3% em relação a outubro de 2023. Já a oferta de assentos cresceu 9,6% no mesmo período.
Ganhando visibilidade
E as vésperas de 2025, quando o Brasil de prepara para ser a sede das discussões climáticas no mundo, com a COP30, em novembro na capital paraense, Belém, o Brasil se destaca na programação oficial da COP29.
Pela primeira vez na história, o turismo foi tema de um dia inteiro de debates dentro da programação oficial da COP29, em Baku, no Azerbaijão. E na ocasião, o ministro do Turismo do Brasil e presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, Celso Sabino, foi um dos palestrantes da 1ª reunião ministerial sobre a ação climática ampliada na atividade turística. O encontro foi aberto oficialmente pelo Secretário Geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili, e pelo ministro do Turismo do Azerbaijão, Fuad Naghiyev.