Cada vez mais crescem as perspectivas de criação de estratégias publicitárias e cinematográficas que possam incrementar a difusão do Brasil no mundo através da produção de filmes focados nas potencialidades existentes na cultura e no turismo nacional.
Na última edição da Expo Abav 2023, após um acordo de cooperação técnica firmado entre a Embratur e a Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), as partes voltaram a se encontrar na sede da agência brasileira para alinhar procedimentos e juntos avançarem nos projetos e formas de financiamento para que essas obras possam ser viabilizadas e focadas no incremento da divulgação do país, fazendo assim um fortalecimento através da mídia, de conteúdos que agreguem valores e promovam os destinos brasileiros.
Durante o encontro, o presidente da Agência, Marcelo Freixo, reforçou a relevância deste tema para a atual gestão. “Acreditamos muito na força que o audiovisual tem para promover um destino turístico. É uma estratégia usada em diversos países e o mundo precisa conhecer esse Brasil com S, o Brasil da gastronomia, da cultura, da diversidade, e as obras audiovisuais são ferramentas decisivas para isso”, afirmou Freixo.
Além do presidente da Embratur, participaram do encontro, o presidente da BRAVI, Mauro Garcia, e conselheiro, Fernando Dias. Entre os assuntos, projetos de capacitação, banco de imagens, agendas internacionais e a busca de financiamentos que possa estimular a confecção de filmes, imagens e diversas formas publicitárias que estimulem o fomento e o leque de atrativos existentes, retratando natureza, folclore, gastronomia, artesanato, festas do calendário anual, religiosidade, e todo um conjunto existente que tornam o Brasil um país de perspectivas evidentes para o mundo.
Na ocasião participaram da reunião a diretoria de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, a coordenadora de Cultura e Gastronomia, Ana Paula Jacques, e o supervisor de Cultura e Gastronomia, Christiano Braga Lima.
Além do avanço em ações que estimulem as peças audiovisuais, a Embratur está com um concurso aberto de curtas-metragens. A ação inédita, chamada ‘Brasil com S’, foi lançada na ABAV Expo, em setembro, e irá selecionar cinco projetos para a produção de obras audiovisuais que promovam o Brasil como destino turístico.
As inscrições estão abertas até 7 de dezembro. O edital do “Brasil com S” tem por finalidade apoiar financeiramente cinco projetos para a produção de obras cinematográficas de curta-metragem inéditas. O valor por projeto é de R$ 60 mil, totalizando um investimento de R$ 300 mil.
O conteúdo dos curtas deve ter potencial para promover destinos, roteiros e experiências turísticas, através das pessoas, histórias, locações, paisagens, singularidades, gastronomia, música, artesanato, patrimônios e tradições culturais, sustentabilidade, turismo com diversidade (afroturismo, LGBTQ+, acessibilidade, equidade de gênero etc.), turismo de natureza, aventura, ecoturismo, turismo náutico, entre outros segmentos.