Lua Crescente
“Se você tem dom /Pro ritmo que o samba tem /Vem logo pra esse samba, vem /Brasil precisa balançar”,
Paulo César Pinheiro / Roberto Menescal
********************************************************************************
Alegria, boa música e a força feminina invadem o Teatro Napoleão Ewerton na próxima quarta-feira, dia 22 de novembro, a partir de 19h. Andréa Frazão e Anastácia Lia apresentam o show Flores de Aço por meio do projeto nacional Sonora Brasil. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do teatro 30 minutos antes da apresentação. Em Caxias, o show acontece dia 24 de novembro, a partir das 19h30, no Mirante da Balaiada. As cantoras levam ao palco a delicadeza e a força do ser feminino com repertório de músicas autorais e sucessos da MPB em uma mistura de ritmos emolduradas num cenário lúdico que remete à história da mulher negra dita. O show conta com a participação especial de Lúcia Gato. A programação da Mostra Sesc Sonora Brasil 2023 apresenta o tema Culturas Bantu: afro-sonoridades tradicionais e contemporâneas, destacando a contribuição dos povos de línguas bantu para a música brasileira e difundindo essa rica cultura que integra a nossa pluralidade artística.
********************************************************************************


Os apreciadores da arte de degustar boa música e gastronomia tem endereço certo para se encontrarem todas às quintas-feiras. É a confraria Vinho, Vinis & Afins, na Casa de Juja (Brisamar Hotel, São Luís). Uma iniciativa criada pela jornalista e DJ Vanessa Serra que há dois meses iniciou temporada, no local, e reúne um público animado e cativo, sempre a partir do pôr do sol, até às 22h. Tem promoções especiais para quem chega antes de 20h, na carta de vinhos, drinks, cervejas e petiscos. O couvert é R$ 15 por pessoa.Confira!
********************************************************************************


O Coletivo Dan Eji apresenta a “Agenda Novembro Negro”. A Ação começou no último dia 16 e vai até 30 de novembro, em São Luís do Maranhão, em alusão ao mês da Consciência Negra. Essa iniciativa é uma realização do Coletivo Dan Eji com o apoio do Fundo Brasil, Fondo de Acción Urgente de América Latina y el Caribe (FAU), Casa do Maranhão e o Instituto Maranhão Sustentável. Esta edição da agenda conta com dois convidados africanos, o multiartista Ìdòwú Akínrúlí (Akin), da Nigéria, e o analista de inovação Side Mane, de Guiné Bissau. Em click, Ìdòwú Akínrúlí.
********************************************************************************


O percussionista e diretor musical do estúdio Zabumba Records, Luiz Claudio Farias, participou do maior evento de bateria e percussão do mundo, o PASIC 2023, que aconteceu de 8 a 11 de novembro, em Indianápolis – Estados Unidos. Luiz apresentou uma sessão Education Virtual sobre a Tradição única dos Pandeirões no Brasil. Todos os associados da PAS Percussive Arts Society poderão assistir a estreia do vídeo dele produzido lá no dia 7 de dezembro, às 21h30, no horário de Brasília, até 31 de dezembro. No detalhe, Luiz Claudio Farias entr Philip Galinsky (EUA) e Dendê Macedo (Bahia).
********************************************************************************


Pela primeira vez, Marconi Rezende faz um tour por essas três cidades importantes para a MPB. Em Belo Horizonte as apresentações foram muito aplaudidas, nos últimos dias 10 e 12.11. As próximas serão em São Paulo e Salvador. Na capital paulista serão três apresentações. Na última terça-feira, 14, Marconi se apresentou no “Na Miúda Café”, em Perdizes. Na quarta-feira, dia 15, foi no Ilê Galpão, Vila Madalena. E na quinta-feira, 16, no ECLA / Espaço Cultural Latino Americano, na Bela Vista. Em Salvador, a apresentação de Marconi Rezende acontece neste sábado, dia 18, no Nank Gastrobar, no Rio Vermelho. Na bagagem, além de muito talento, ele leva toda essa energia musical que comporta músicas autorais, além da diversidade da obra de Chico Buarque de Holanda. De volta a São Luís, Marconi fará show no dia 24 de novembro no Soul Lounge na Av. Litorânea. A saber, Marconi Rezende é fundador do Clube do Chico no Maranhão. Recentemente, ele lançou o álbum “O Bis”, disponibilizado nas plataformas digitais com músicas autorais e de parceiros como Zeca Baleiro.
********************************************************************************


Na última sexta-feira (10), a Tribo de Jah lançou a segunda parte do álbum “Revolvendo as Raízes” através das plataformas digitais. Com quase 40 anos de estrada, a banda é a pioneira do estilo no país, já tendo levado seu som para mais de 50 países, sendo a única a se apresentar no maior festival de reggae da Jamaica, o Sunsplash. Após o lançamento do primeiro bloco do álbum em outubro, a Tribo de Jah libera mais quatro faixas de “Revolvendo as Raízes”. Destaque para a releitura de “Não Basta Ser Rasta”, que traz agora a interpretação de Pedro Beydoun ao lado de Luizinho, da banda alagoana Vibrações.
********************************************************************************
Check In
*Todo domingo tem Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras, de 7h às 9h, na Rádio Timbira. Apresentação e pesquisa musical: Vanessa Serra (@vanessaserrah). Acompanhe pelo dial (AM 1290KHz), pelo site da emissora (https://radiotimbira.ma.gov.br/) ou pela plataforma RadiosNet (https://www.radios.com.br/aovivo/radio-timbira-1290-am/14493). Participe pelo whatsapp (98) 99232-6290.
*Para assessoria de imprensa fale com VS Comunicação e Cultura. Contato: 98 99177 2593 (WhatsApp).
*Obrigada pela leitura! Seja nosso parceiro (a)! Sugestões: vanessaserra1974@gmail.com.
* Siga no Instagram: @diario_de_bordo_slz. Leia mais no www.diariodebordoslz.com.br.
*Salve a Cultura Brasileira! Salve o Jornalismo Cultural Independente! Saúde para todos!
********************************************************************************