Lua Cheia
“Tenho pena daqueles Que se agacham até o chão /Enganando a si mesmo /Por dinheiro ou posição /Nunca tomei parte /Desse enorme batalhão /Pois sei que além de flores /Nada mais vai no caixão”, Paulinho da Viola
O setor hoteleiro está otimista com a retomada do Carnaval e aposta em opções de hospedagem para a temporada de Momo, que pode ser uma para descansar ou para quer curtir as festas, que ocorrerão em São Luís na temporada. A expectativa é de aquecimento de todo o trade turístico após dois anos sem as festividades por causa da Pandemia da Covid-19. O Blue Tree São Luís é um dos hotéis da capital maranhense que está otimista com a retomada do Carnaval. De acordo com a gerente comercial do hotel Blue Tree, em São Luís, Lu Pimentel, a ocupação no hotel já se encontra em 80% para o período. Mesmo sendo um período de muita folia, muitos buscam tranquilidade e preferem aproveitar para conhecer a história e a cultura da Cidade dos Azulejos durante o feriado, além de outros atrativos fora do circuito carnavalesco que São Luís oferece.


O Crioula Festival terá abertura oficial nesta quinta-feira, 09, com um cortejo de grupos de crioula da Rua São Pantaleão até a Casa Barrica (Madre Deus) onde irão ocorrer os shows de Betto Pereira (foto), Bicho Terra e muito mais, gratuitos. A concentração será em frente a Casa das Minas, às 18h. O I Crioula Festival é uma iniciativa folclórica e musical, que assanha a sensação de pertencimento do nosso povo em torno de sua Identidade, sobre um bem cultural de valor imensurável, pela sua própria natureza e vigor. Serão três dias de imersão, dentro de uma intensa programação, totalmente gratuita, com o intuito de despertar a coreira e o coreiro que existe dentro de cada maranhense, e de quem mais quiser, é só chegar!! É uma festa pra gente e também para os turistas e visitantes do Maranhão, afinal, todos podem fortalecer esse coro!! Ecoar a toada, pungar e baiar!
Confira a programação completa, no Instagram: @crioula_festival.


A Turma do Quinto está a todo vapor com os preparativos para apresentar um grande Desfile da Passarela do Samba para o Carnaval 2023. A azul e branco da Madre Deus tem como enredo os 50 anos de carreira do Mestre Josias Sobrinho. Com o tema “Josias Sobrinho do Maranhão: um extraordinário artista, filho de Jejê e da diversidade! Na Madre Deus virou bamba, no Quinto virou Samba!”, a escola vai celebrar a obra e a importância do trabalho deste nobre cantor e compositor para a Música Popular Brasileira. Inclusive, admiradores de todo o país já estão articulados para passar o Carnaval em São Luís, especialmente, pela ocasião desta homenagem. A ala, Flor do Mururu, inclusive, é basicamente composta por amigos e fãs. Quem desejar participar, restam ainda algumas fantasias, que podem ser adquiridas através do whatsapp: 98 988581531 (Washington Coelho).
Esse é o Coreirão! O boneco gigante típico do carnaval pernambucano, confeccionado para homenagear o cantor e compositor César Nascimento. O Coreirão estará no desfile do Bloco ‘Se me der eu como’ , de Ytamara e Nosly, e também no Encontro de Bonecos Gigantes de Olinda no Carnaval 2023. Mas, é claro, César Nascimento aproveita alguns dias em seu berço maranhense; amanhã, 10, ele fará show no Crioula Festival, e estica mais alguns dias para gravar cenas para os clipes do seu novo trabalho, EPedra, disponível em todas as plataformas digitais.


Foto: Divulgação
Nesta quinta-feira, 9, às 19h, o Centro Cultural Vale Maranhão começa a sua programação de carnaval. Serão três atrações que levarão a magia da folia de Momo para o Pátio Aberto. Quem começa a festa é a Escola de Samba Turma do Quinto, com o show Turma do Quinto de Todos os Tempos, que fará um passeio pela história de uma das mais vitoriosas agremiações do carnaval maranhense, com sambas-enredos inesquecíveis que permeiam a memória do folião, como Praia Grande (1981), Dias de Sonhos e Festas (1979) e Tanto queima como atrasa (1983). No dia 16, quinta-feira de carnaval, é a vez do bloco tradicional Os Brasinhas (foto). Toda a programação é gratuita e com indicação livre. O Centro Cultural Vale Maranhão está localizado na Rua Direita, nº 149, Centro Histórico de São Luís.


Prestes a completar um ano de instalação, a cadeia de suprimentos da Natura proveniente da Amazônia colombiana realiza sua primeira exportação de manteiga de cupuaçu para o Brasil. O envio do bioativo ficou a cargo da associação Agrosolidaria Florencia, localizada na cidade de Florencia, capital do departamento de Caquetá, no sul desse país, e tem como destino o Ecoparque da Natura, em Benevides, no Pará. O bioingrediente será utilizado na fabricação de diversos produtos da marca. A atividade é resultado do acordo firmado no ano passado entre a Natura, o Instituto Amazónico de Investigaciones Científicas Sinchi, a associação Agrosolidaria, e a Associação Cupuaçú de Belén de los Andaquíes (ACBA). Ao todo, quase 70 famílias trabalham conjuntamente no ciclo produtivo.
Check In
*Para assessoria de imprensa fale com VS Comunicação e Cultura. Contato: 98 99177 2593 (WhatsApp).
*Obrigada pela leitura! Seja nosso parceiro (a)! Sugestões: vanessaserra1974@gmail.com.
* Siga no Instagram: @diario_de_bordo_slz. Leiam www.diariodebordoslz.com.br.
*Salve a Cultura Brasileira! Salve o Jornalismo Cultural Independente! Saúde para todos!