Lua Cheia
“O tempo não pára, e no entanto ele nunca envelhece/Aquele que conhece o jogo/Do fogo das coisas que são/É o sol/É a estrada/É o tempo/É o pé/E é o chão…” – Caetano Veloso
A banda norte-americana The Calling retorna ao Brasil neste final do ano. E a capital maranhense está na rota abrindo a turnê comemorativa dos 20 anos do premiado disco de estreia, Camino Palmero. O show da The Calling está marcado em São Luís para o dia 02 de dezembro, sexta-feira, no espaço do Rio Poty Hotel – Ponta da Areia. A noite contará também com atrações locais. Na abertura, Putabend e ao final, banda ‘30 Poucos Anos’.


Na próxima sexta-feira (11), Regiane Araújo volta ao palco do Secreto Bosque. Compositora e intérprete, a jovem cantora é uma importante personalidade artística feminina da cena musical do estado, já consagrada como Melhor Cantora Maranhense através do Prêmio Volts pela Mirante em 2021. Com 11 anos de carreira, Regiane Araújo traz uma bagagem musical inspirada pelos ritmos do jazz, blues, reggae e pelas vertentes da Música Popular Brasileira. E é com essas influências musicais que a artista apresentará um show único no Bosque mais lindo da Ilha.


A segunda etapa do BR Instrumental 2022 traz uma seleção de atrações que mapeiam o Brasil contemporâneo ao som de tambores, sopros, guitarras e bits eletrônicos. Com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da lei federal de incentivo à Cultura, o festival volta à Praça Deodoro, centro histórico de São Luís (MA), nos dias 18 e 19 de novembro. A programação reúne Nômade Orquestra (foto), Aldo Sena, mestre Curica e o Clube da Guitarrada, Camarones Orquestra Guitarrística, Parahyba Ska Jazz, Layse e os Sinceros, Ema Stoned, Samambaia Jazz Trio, Vogue Performance com Maranhão Kunty, Sanfônicos, Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito e Blobo Afro Akomabu. E ainda a discotecagem de Las Pupilas Dilatadas, Doctor Reggae, Jorge Choairy e Nanny Ribeiro.


Nesta sexta-feira, 11, tem uma edição do Show “Samba Meu 2022” com o poeta e compositor Joãozinho Ribeiro e convidados. Será às 20h, no Cine Teatro da Cidade, antigo Roxy – Centro Histórico. Entre os convidados estão: Adler São Luís, Andréa Frazão, Anna Cláudia e Glad Azevedo.


A terceira edição da FMM / Festa da Música no Maranhão 2022, já começou e terá nesta sexta-feira, 11, o Prêmio Papete no Villa Reale, em evento fechado para convidados e premiados. A programação seguirá até sábado, 12, na Concha Acústica da Lagoa, com shows da “FMM Orquestra” e “Rizoma” de Lenine e Bruno Giorgi. A inciativa tem apresentação do Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e patrocínio da Equatorial Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, SECMA/Governo do Maranhão. No detalhe, o produtor e idealizador da Festa da Música do Maranhão Emanoel Jesus com os curadores do Prêmio Papete 2022, Pedro Sobrinho, Gilberto Mineiro e Josias Sobrinho.


Nesta próxima segunda-feira (14 de novembro) a cantora Célia Maria disponibiliza, no Spotify (e no dia seguinte nas demais plataformas de streaming), seu novo EP, “Canções e paixões” – o pré-save é através do link https://bfan.link/cancoes-e-paixoes-1.
Bolero, samba-canção, samba e salsa são ritmos presentes nas faixas interpretadas por ela acompanhada por Daniel Miranda (trombone), Danilo Santos Costa (saxofone tenor), Diogo Nazareth (guitarra, piano, programações eletrônicas, synths, cavaquinho, violão e arranjos), Emílio Furtado (contrabaixo acústico), Hugo Carafunim (trompete), João Paulo (contrabaixo), Jorlielson (violoncelo), Luiz Cláudio Farias (percussão, bateria, direção e produção musical), Ricardo Sandoval (percussão), Thales do Vale (trompete) e Victtor Sant’Anna (bandolim). Abre o EP o “Bolero de Célia”, que Zeca Baleiro compôs especialmente para a diva entre outras músicas inéditas, e algumas regravações. O novo disco de Célia Maria foi gravado no estúdio Zabumba Records e que sairá pelo selo da casa, com distribuição pela distribuidora digital francesa, Believe.
Check In
* Registramos aqui nosso profundo pesar pelo falecimento de Maria da Graça Costa Penna Burgos, a imensurável artista, Gal Costa, dona de uma voz única, intérprete maravilhosa, cujo talento atravessa gerações sendo um dos alicerces da Música Popular Brasileira. (Equipe Tutuca Viana Produções).
*Registramos também o falecimento na última terça-feira (8), aos 83 anos, da artista plástica maranhense Dila, conhecida internacionalmente, considerada um expoente da arte Naif. Seus temas favoritos era o folclore e a cultura popular.
* Nesta sexta-feira, 11, DJ Negralha, autoridade na ‘black music’, misturando Rap, Soul, Reggae, Dub e MPB, estará de volta a São Luís, apresentando no Reviver Hostel – Centro Histórico. No palco, DJ Negralha fará um som ao lado da cantora, compositora e multiinstrumentista maranhense Liz Lima. A noite contará ainda com a discotecagem do DJ Franklin e show da banda Raiz Tribal. A saber, DJ Negralha por mais de vinte anos integrou a Banda O Rappa.
*A Noite do Vinil do Thai Restaurante (Golden Shopping – Calhau) acontece todas as sextas-feiras. Bossa, jazz, blues, rock e baladas internacionais, direto da ponta da agulha. Trilha sonora é conduzida pela jornalista e DJ Vanessa Serra. Começa 19h30 até meia-noite.
* Tem promoção exclusiva aos leitores do blog www.diariodebordoslz.com.br. Localizada no centro de Barreirinhas, a Pousada do Buriti (@hotelpousadadoburiti) é uma das mais tradicionais hospedagens do município que mantém o padrão de excelência de atendimento e serviços ao longo dos anos. Garanta uma diária gratuita na Hotel Pousada do Buriti. Para participar da promoção é só printar o anúncio no topo do blog Diário de Bordo SLZ (veja as regras) e apresentá-lo ao fazer a sua reserva.
*Para assessoria de imprensa fale com VS Comunicação e Cultura. Contato: 98 99177 2593 (WhatsApp).
*Obrigada pela leitura! Seja nosso parceiro (a)! Sugestões: vanessaserra1974@gmail.com.
* Siga no Instagram: @diario_de_bordo_slz. Leiam www.diariodebordoslz.com.br.
*Salve a Cultura Brasileira! Salve o Jornalismo Cultural Independente! Saúde para todos!