Lua Minguante

“Nele a semente de um novo amor nasceu/ Livre de todo rancor, em flor se abriu/ Venho reabrir as janelas da vida/ E cantar como jamais cantei/ Esta felicidade ainda” – Paulinho da Viola
Vem aí a 4ª edição do Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba! Dia 11 de dezembro, sábado, simultaneamente, em 27 cidades do Brasil e 10 no exterior – Paris, Roma, Lisboa, Tóquio, entre outras. O Maranhão fará parte dessa grande festa, tendo a capital como vitrine aos talentos locais femininos no Samba.
Um precioso ‘line up’ compõe a programação, tendo, Anastácia Lia, Andréa Frazão, Alessandra Santos, Alessandra Loba, Rose Maranhão, Gisele Padilha, Luciana Pinheiro, Paulinha Trindade, Lia lobato, Mary Bass, Eline Cunha, Noely Moura, Jéssica Martins, Loren Correa, Hianne Pimenta, Adriana Soraya, Amora (foto) como as estrelas desse espetáculo. A direção musical é de Chris Santana. Aos intervalos haverá participação da DJ Vanessa Serra. A Roda vai acontecer no Novo Butikin, Centro Histórico, a partir de 17h, com a coordenação de Rose Carrenho, fundadora do grupo As Brasileirinhas, o primeiro grupo de samba, exclusivamente, feminino, do Brasil. Helô Santana e Chris Santana também integram a coordenação.


O festival maranhense Conexão Dança foi realizado de 27 a 30 de novembro, on line, onde criadores, bailarinos, estudantes e público em geral tiveram a oportunidade de conhecer danças interessadas na diversidade de linguagens, perspectivas de criação num universo artístico contemporâneo. A programação contou também com a 2ª edição do Marabaque, batalha de vogue. O Conexão Dança 2021 foi uma iniciativa do Bemdito Coletivo, financiada com recursos da Lei Aldir Blanc através do edital nº 07/2021 – Fomento a Projetos Culturais da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão. Todas as apresentações estão disponíveis no canal do YouTube. Segue o link: https://www.youtube.com/channel/UCXlwrMYrhXKeq-HhwfVYliw


A badalada 10º edição do Prêmio Carpe Diem aconteceu nos salões luxuosos da Villa Reale Buffet – Calhau no último dia 11 de novembro. Entre os homenageados está a advogada, especialista em direito imobiliário, Renata Guttiez que moldura ao lado de William Santos, anfitrião do Prêmio, que, inclusive, foi bastante elogiado pela sua organização e fino trato à iniciativa.


O sarau poético musical “Vinil & Poesia” que teve como fruto a gravação de um LP, uma coletânea com artistas maranhenses, “Vinil & Poesia – Volume 1”, também disponível nas plataformas digitais, foi agraciado com o Prêmio Papete 2021, na Festa da Música do Maranhão. Com imensa alegria recebemos esse reconhecimento, e em nome de toda equipe e artistas que compuseram esse trabalho, agradecemos a todos, em especial, a curadoria e realizadores dessa iniciativa. Em destaque, Gilberto Mineiro, Pedro Sobrinho, Vanessa Serra, Mestre Josias Sobrinho e Fernando Oliveira (TV Ufma, também agraciada pelo Prêmio Papete).


Os Lençóis Maranhenses – com suas belas dunas e lagos de águas cristalinas – foram o cenário do desfile e ensaio fotográfico da primeira etapa da segunda edição da Feira Mãos a Fio “Tradição e Inovação”, promovida pela Imagina Brasil, sob a coordenação da jornalista Léa Zaqueu, e patrocínio da Lei de Incentivo Aldir Blanc a partir de Edital da Secretaria de Cultura Maranhão (Secma). O desfile virtual e ensaio fotográfico nos Lençóis Maranhenses de moda autoral com confecções de fibra de buriti, renda de birlo, crochê e bordados de Bumba Meu Boi, uma das mais tradicionais manifestações da cultura popular maranhense, contou com a participação e integração de modelos do município de Santo Amaro e de São Luís. A segunda etapa do Projeto “Mãos a Fio” vai acontecer no dia 08 de dezembro deste ano, das 16h às 20h, na Casa Imperial, na Rua São Bernardo, no bairro do Olho D´Água, em São Luís, com um desfile com modelos que irão apresentar as peças das artesãs selecionadas.


O Circuito Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras, para celebrar o Ano I do programa criado e apresentado pela jornalista e DJ Vanessa Serra, teve passagens pelas cidades São José de Ribamar, Rosário, São Luís e Alcântara (MA). A iniciativa foi realizada com recursos da Lei Aldir Blanc, através do edital Fomento à Cultura, SECMA, 2021. A segunda cidade visitada foi Rosário (MA), a 75km da capital maranhense, conhecida pela
produção dos seus artesãos com a cerâmica, pelas ruínas do forte de Vera Cruz, e pela
força da cultura popular do seu povo. A edição aconteceu no Complexo Ferroviário da antiga estação, que voltou a ser atrativo turístico e referência para a Cultura da cidade depois de sua restauração. A Alvorada em Rosário foi prestigiada pelo Prefeito municipal, Calvet Filho. Aqui registrando presença ao lado de Vanessa, e do coordenador do Complexo Ferroviário de Rosário, Euvaldo de Jesus. O Circuito resultou num vídeo que terá estreia transmitida pelo YouTube, em data a ser divulgada ainda.
Check In
* A Sommelier de chá e Tea blend, Cris Targino está com dicas sensacionais atendendo na Bioclínica Espaço Saúde, na Avenida dos Holandeses. Cris Targino também ministra cursos e realiza consultorias para hotéis e clínicas. Vale a pena conhecer! Para saber mais: @eucristargino / @bioclinica_slz. (98) 3235 7286/ 982336160.
*Nesta sexta-feira, 03, tem “Lounge Vinyl” no Restaurante Thai – Golden Shopping, a partir de 20h.
*Para assessoria de imprensa fale com VS Comunicação e Cultura. Contato: 98 99177 2593 (WhatsApp).
*Obrigada pela leitura! Seja nosso parceiro (a)! Sugestões: vanessaserra1974@gmail.com.
* Siga no Instagram: @diario_de_bordo_slz. Leiam www.diariodebordoslz.com.br.
*Salve a Cultura Brasileira! Salve o Jornalismo Cultural Independente! Saúde para todos!





































































