Desde a última quarta-feira (15), mais de 100 empreendedores já iniciaram o processo de inscrição de startups no 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo. Trata-se de uma competição inédita, promovida pelo Ministério do Turismo em parceria com o Wakalua Innovation Hub – primeiro polo global de inovação na área -, com a colaboração da Organização Mundial do Turismo (OMT).
A seleção, aberta até 2 de setembro a empresas de todo o país, busca soluções tecnológicas que permitam a retomada do mercado de viagens no pós-pandemia, bem como a superação de desafios gerais do setor a partir da transformação digital. Os estados com o maior número de inscrições até o momento são: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará, Bahia, Maranhão e Paraná.
O Desafio tem duas categorias: “Reativar o Turismo”, com foco em soluções imediatas, e “Construir o Turismo do Futuro”, voltada a ações de efeito prolongado. Os 10 projetos mais bem colocados vão se classificar para a semifinal da 3ª edição da competição global de startups em turismo da OMT, além de disputar uma viagem à Espanha para participar de um treinamento e acompanhar a Feira Internacional de Turismo de Madri (Fitur), o maior evento mundial do gênero.