A décima edição da Feira do Empreendedor iniciou suas atividades antes mesmo da programação oficial, que teve início na quinta-feira, 31, e acontece até domingo, dia 3 de abril. Por dois dias, dirigentes e gestores dos três estados que integram a Rota das Emoções – Maranhão, Piauí e Ceará, se reuniram para discutir novas estratégias a serem implementadas no roteiro turístico. O evento teve objetivo de deliberar ações estratégicas para alavancar os pequenos negócios turísticos desse roteiro integrado que tem o apoio do Sebrae desde a sua estruturação.
Com base em cinco eixos estratégicos, o plano de ações que foi definido no encontro contempla Governança, Inovação, Estudo da Oferta Turística, Qualificação Digital e Promoção e Comercialização. Dentro do eixo Governança a proposta é uma estratégia mista, com a participação de gestores públicos e empresários, assim como um Fórum de Governança do Turismo, Plano Estratégico Integrado da Rota das Emoções e Agente de Turismo para os três estados do destino.
Para Mauro Borralho de Andrade, diretor técnico do Sebrae Maranhão, esse momento marca o início de uma nova fase no projeto Rota das Emoções e seus Novos Desafios. “Uma fase de integração ainda mais forte entre o Maranhão, Piauí e Ceará, além de várias estratégias importantes a favor do desenvolvimento dos pequenos negócios que atuam em toda cadeira de turismo dos três estados. Estamos falando do desenvolvimento do turismo de forma inteligente, cada vez mais digital, mas também trabalhando mercado, geração de renda, de ocupação, de emprego, de oportunidades para as pessoas. É a integração fazendo a diferença”, frisou o executivo.
Nos eixos Inovação, Estudo da Oferta Turística e Qualificação Digital, o Sebrae propõe ferramentas e soluções tecnológicas no que há de mais inovador no mercado para ajudar na promoção e comercialização da Rota, demonstrando os resultados alcançados pelas ações.
O diretor superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal, salientou a importância do encontro para essa nova fase do projeto Rota das Emoções. “Estamos em um momento muito especial de resgatar assuntos que precisaram ser regatados para fortalecer a Rota das Emoções. Estamos aplicando recursos, disponibilizando nosso pessoal e consultores para que esse destino se torne cada vez mais conhecido. São ações de marketing, de governança e outras importantes para que a Rota mantenha o seu diferencial no Brasil e fortaleça a economia de toda a região dos Lençóis-Munim. E o Sebrae está desde o início na Rota das Emoções, desde a roteirização desse destino, integrando os atrativos dos três estados, com o objetivo principal de fortalecer o trade e a gestão dos empreendimentos locais”.
Durante o encontro, foi eleita a nova coordenadora Sebrae para a Rota das Emoções, Suilane Teixeira, que é gestora do projeto pelo Ceará. A coordenação da Rota tem caráter mais interno, voltado para a articulação entre os gestores e
5ª Salão de Turismo da Rota das Emoções
Entre as principais definições do eixo de Mercado, vale destacar que os dirigentes dos Sebrae dos três estados que integram o destino Rota das Emoções deliberaram sobre a realização da 5ª edição do Salão de Turismo da Rota das Emoções, que acontecerá em novembro, em São Luís, como um dos eventos âncoras do Mobiliza São Luís.
Além disso, foram discutidas a participação da Rota em eventos nacionais de turismo e, para 2023, a realização do Salão de Turismo Rota das Emoções em São Paulo, uma estratégia de conexão e promoção do destino com outras regiões do País.
A Feira
A programação da Feira do Empreendedor está repleta de oportunidades a micro e pequenos empreendimentos locais e de outras regiões. Com o tema “Bons Ventos para o seu Negócio”, o evento que vem acontecendo deste quinta-feira, 31 de março e vai até domingo, 03 de abril, estimula o empreendedorismo com mais de 50 atrações e mais de 200 horas de programação técnica, incluindo palestras, cursos, oficinas, aulas-show, mentorias, consultorias, orientações, encontros de negócios, atrações culturais, entre outras, com uma dinâmica ágil e inovadora que ainda contará com transmissão on-line de parte da programação.
Quem ainda tiver interesse em participar desta 10ª edição da Feira do Empreendedor deve se inscrever no site feiradoempreendedor.sebraema.com. Na página, é possível encontrar todas as informações necessárias sobre o evento, como objetivos, programação e as formas de participação.
O evento tem como parceiro correalizador o Governo do Estado e como patrocinadores o Sistema Fiema, com participação do Sesi/MA, Senai/MA, Instituto Euvaldo Lodi – IEL/MA e Programa de Desenvolvimento de Fornecedores – PDF; Faema-Senar/MA; Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP; Star 1; Grupo Equatorial Energia/Enova; Fecomércio/MA, com ações do Sesc/MA; Alvorada Motos; Acústica Produções; Suzano; Safemed/Vitalmed; JR Voltz; Sinduscon/MA; Vale; Banco do Brasile Banco do Nordeste.
A Feira tem, ainda, apoio da Associação Catarinense de Tecnologia – Acate e da Agência Espacial Brasileira – AEB; Prefeitura de São Luís (com ações da Semfaz, Amdes, Setur, Semispe, Semurh/Blitz Urbana, Semapa e Semus); G7 Cooperativa de Turismo; Amagames; Uniceuma; UFMA; Conselho Regional de Contabilidade – CRC; INSS e Secretaria de Administração de São José de Ribamar – Semas.
Como correalizador, o Governo do Estado terá participações das secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI; Indústria, Comércio e Energia- SEINC, Junta Comercial do Maranhão – Jucema e do Programa Produzido no Maranhão.
Texto: Samme Ribeiro