Em 2022, a ClickBus, maior plataforma online de transações para o transporte rodoviário de ônibus no Brasil, realizou a sua primeira ação dedicada ao Dia do Consumidor. Com passagens com até 90% de desconto a plataforma registrou um crescimento de 197% nas suas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. As passagens vendidas durante a semana, representam, em média, 5 mil ônibus com todos os assentos ocupados – em 2021 seriam ocupados apenas 1,5 mil.


Para o CEO da ClickBus, Phillip Klien, o resultado ressalta ainda mais a importância do e-commerce para o setor. “Temos como missão desenvolver cada vez mais a digitalização do mercado rodoviário, que já vem acontecendo ao longo dos últimos dois anos. Estamos investindo em diferenciar cada vez mais a experiência dos consumidores, além de trabalhar com ofertas exclusivas para incentivar o uso do modal no Brasil – sabemos da importância de preço para os consumidores”, conta.
O executivo também atribui o bom resultado a uma demanda reprimida do setor. “As pessoas estão com uma necessidade de rever seus amigos e familiares e com o andamento da campanha de vacinação no país elas estão se sentindo mais confortáveis para viajar. Outro fator é o valor das tarifas, atualmente o mercado rodoviário está muito mais atrativo aos consumidores, tendo em vista a alta nas passagens aéreas e do combustível, que pode inviabilizar as viagens de carro. Além disso, o modal rodoviário tem se modernizado, o que também tem atraído cada vez mais o público com opções de ônibus mais luxuosos e com comodidades como wi-fi e o leito”.
A ClickBus
A ClickBus é o maior marketplace de passagens rodoviárias do Brasil, trabalhando de forma ativa em todas as pontas do ecossistema digital para facilitar a vida de quem viaja de ônibus: como um agregador (GDS), uma plataforma online (OTA) e operador de sites de empresas de ônibus e rodoviárias (Gestor de Whitelabel). Com mais de 200 viações reguladas em seu portfólio que levam para mais de 4 mil destinos, a plataforma trabalha como um facilitador entre os viajantes e as empresas de ônibus. Até o final de 2021, vendeu online mais de 33 milhões de passagens rodoviárias.
Texto: Giovanna Fernandes Saba