Lua crescente
“Nunca se entregue/ Nasça sempre com as manhãs/ Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar/ Fé na vida, fé no homem, fé no que virá/ Nós podemos tudo, nós podemos mais/ Vamos lá fazer o que será” – Gonzaguinha
Divulgada a programação do Festival Curta Campos do Jordão, 2021. Será totalmente on line com exibições das mostras competitivas entre os dias 20 e 20 de outubro. O curta-metragem maranhense Atotô Babá participa do FCCJ 2021. É o único representante do nosso Estado. Está na primeira sessão de documentários disponíveis no canal do Cine Clube Araucária (@cineclubearaucaria), no YouTube, a partir da data de abertura. Podemos votar através do júri popular. A programação do Festival Curta Campos do Jordão está disponível no site: fccj.com.br.
Um documentário é inspirado na mitologia das divindades africanas mostra a visão dos chamados povos de terreiro em relação à covid-19. O curta foi dirigido pela jornalista Márcia Carvalho, com direção fotográfica de Jânio Ferreira.


A Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Maranhão anunciou o lançamento do 1º Prêmio ADPEMA de Jornalismo Roberto Fernandes no ano de 2021. Neste ano, o tema proposto é “A luta da Defensora Pública e do Defensor Público pelos Direitos Humanos durante a pandemia de COVID-19 no Maranhão”, buscando trabalhos que tenham relação com a temática e que destaquem a atuação das defensoras e dos defensores públicos durante a pandemia. As inscrições estão abertas até o dia 7 de novembro, pelo e-mail: premioadpemajornalismo@gmail.com. Mais detalhes relativos ao Prêmio estarão de forma completa no edital, no site: adpema.com.br.


De parabéns a TVN, operadora de Telefonia Fixa e Móvel, TV HD, Internet Fibra óptica que apoia a cultura e está promovendo o Cinema Itinerante, levando o cinema a diversas cidades cobertas pela operadora; com a exibição da comédia maranhense Muleque Té Doido 3 – Mais Doido Ainda. Nesse mês de outubro acontecem três exibições: São Luís na Cidade Olímpica (23.10) e Rosário (29.10). O acesso é gratuito. É obrigatório o uso de máscaras. No detalhe, os atores de “Muleque Té Doido” Dorivaldo dos Santos (Nikima) e Junior André (Guida), as gerentes da TVN Flávia Pessoa e Walkíria Pinto e os atores Erlanes Duarte (Erlanes) e Junior André (Guida) e Marcos Santos (Sorriso) na sede do Casarão Tech TVN.


A segunda edição do Território Corpo, do Centro Cultural Vale Maranhão, vai até 23 de outubro, o programa vai celebrar a RUA enquanto espaço de criação e produção cultural, onde artistas e público estabelecem conexões por meio de trocas urgentes.
A programação será composta por performances, intervenções urbanas, oficinas e uma residência artística realizados em diferentes paisagens do Centro de São Luís. Além disso, quatro debates virtuais sobre a importância da rua para o fazer artístico, com artistas da programação e convidados. O Território Corpo – RUA tem a curadoria do diretor teatral Abimaelson Santos e do artista Calu Zabel. A performance Caminho do ator Erivelto Viana (foto) fez parte da abertura da iniciativa ontem, 13.


Neste final de semana será realizado ritual de Matança do Bumba meu Boi de Axixá, sotaque de orquestra, com programação dias 15, 16 e 17 de outubro no Viva Boi de Axixá – Riachão, na cidade de Axixá, localizada na paradisíaca região do Munim, a 94km da capital maranhense. Na sexta-feira, 15, haverá shows de Allan Costa, banda Mesa de Bar e DJ Sormane na programação, que se estende no sábado e domingo, recebendo ainda o Boi de Morros e o Boi da Lua. O Boi de Axixá é uma das manifestações de maior tradição no Estado. Obedece ao calendário místico-religioso; honra a riqueza histórico-cultural da brincadeira, que vem a contribuir para que o bem brasileiro fosse consagrado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Presidido pela folclorista, empresária e gestora pública Leila Naiva, filha do fundador e presidente de honra do boi, Francisco Naiva, o Boi de Axixá completa 62 anos, este ano.


Vem aí “Aquela Ideia”, novo single de Ikaro em breve nas plataformas digitais. A música fala de progresso e mudanças, com versos baseados na vivência do artista que nasceu em São Luís do Maranhão e vive atualmente no Rio de Janeiro. Adepto da cultura reggae, o Ikaro transcende o trap com uma pegada única. O baixo do reggae conversa com o 808, o hi-hat do trap brinca entre as batidas da guitarra. O single faz parte de uma série de lançamentos que virão antes do album Reggaezin. Ikaro é formado em produção fonográfica, estuda Cinema. É multiartista, compositor, beatmaker. Além de toda sua vivência pessoal contemporânea na Música, ele tem em sua veia artística, um traço de influência dos pais, Renata Gaspar e César Nascimento. Para saber mais: @ikvrx


A EnCanto Coletivo Cultural trouxe aos palcos maranhenses, pela primeira vez no Estado, o maior clássico do teatro originalmente brasileiro: A Ópera do Malandro, de Chico Buarque. Com adaptação e direção geral de Leonardo Fernandes. A Ópera do Malandro teve estreia nos últimos dias 8 e 10, no Teatro Arthur Azevedo. Sucesso!
Check In
* A Sommelier de chá e Tea blend, Cris Targino está com dicas sensacionais atendendo na Bioclínica Espaço Saúde, na Avenida dos Holandeses. Cris Targino também ministra cursos e realiza consultorias para hotéis e clínicas. Vale a pena conhecer! Para saber mais: @eucristargino / @bioclinica_slz. (98) 3235 7286/ 982336160.
*Todas as sextas-feiras, estamos no Thai Restaurante – Golden Shopping, Calhau. De 19h às 23h com uma trilha sonora instrumental, jazz, soul music e clássicos internacionais com set 100% vinil.
*Todos os domingos, temos live “Alvorada” de 7h às 9h, no Instagram (@vanessaserrah) e na Twitch, integrando a programação do coletivo UhManasTV.
*Para assessoria de imprensa fale com VS Comunicação e Cultura. Contato: 98 99177 2593 (WhatsApp).
*Obrigada pela leitura! Seja nosso parceiro (a)! Sugestões: vanessaserra1974@gmail.com.
* Siga no Instagram: @diario_de_bordo_slz. Leiam www.diariodebordoslz.com.br.
*Salve a Cultura Brasileira! Salve o Jornalismo Cultural Independente! Use máscara, higienize as mãos, mantenha distanciamento seguro entre as pessoas. Vacine-se! Saúde para todos!