NOVO ROMANCE – Tendo como título “Amenina e o Sol poente”, previsto para ser lançado em setembro de 2024, o escritor vianense Nonato Reis participou, na tarde de quinta-feira, 28/09, de um seminário com alunos do curso de História da UFMA, sobre esse seu mais novo trabalho.
O evento integrou a disciplina Baixada do Maranhão, Trajetórias e Perspectivas, que tem como professor responsável Manoel Martins. Nonato Reis fez a apresentação do romance para os estudantes, abordando os personagens e a trama do livro, contando com o suporte de três debatedores, Carlos Eduardo de Sousa Alves, Gabriela Sousa Ferreira e Marcelo Azevedo Trindade, dentre os discentes do curso.
“A menina e o Sol poente” é um romance ambientado no Ibacazinho, Viana/Maranhão, berço de origem do escritor, e narra a história de um velho que, por força das circunstâncias, se torna tutor de uma menina, orfã de pai e mãe. O livro, segundo o autor, aborda uma série de situações de ordem existencial, e tenta esclarecer questões subjetivas, que desde os primórdios dos tempos aflige a humanidade, e para as quais a ciência até hoje não conseguiu dar respostas. “Há tempos me debruço sobre essa história, de como seria a relação de alguém que atingiu o apogeu da maturidade com uma pessoa que ainda ensaia os primeiros passos da vida, mas só este ano decidi, efetivamente, escrever”, explicou o escritor, que já lançou sete livros, sendo o mais recente “Faces da Cidade”, lançado este mês, na Livraria AMEI, do SLZ Shopping. O evento do dia 28 foi aberto ao público, e teve como local o Complexo Pedagógico Paulo Freire, Asa Norte, Sala 101, no Campus do Bacanga.