A temporada pré-carnavalesca está intensamente aquecida este ano. É o Maranhão se tornando uma grande vitrine entre os melhores destinos turísticos do Nordeste. Nessa levada, o cantor e compositor César Nascimento está na onda e aproveita para reunir músicas e lançar seu EP César Nascimento no Carnaval.
Trata-se de um compilado de 04 faixas voltadas à folia momesca que o artista reuniu para disponibilizar nas plataformas digitais. São elas: A Serpente tá quietinha (César Nascimento), Fofinho (César Nascimento/Marinaldo Marques), Caranguejo depilado (Paulinho Lopes) e Quatro cantos (César Nascimento). Todas com produção e direção musical, arranjos, mixagem e masterização do Estúdio Chalezinho Amarelo, em Petrópolis (RJ).
Sucesso de outros carnavais, “A Serpente tá quietinha” de César Nascimento tem letra inspirada em uma das lendas mais populares do Maranhão. A música foi redescoberta nos arquivos da Rádio Universidade FM e para marcar o relançamento, o single recebeu arte/capa do cartunista Nuna Neto.
Fofinho (César Nascimento/Marinaldo Marques) tem arte/capa de Kátia Castro. E homenageia uma das fantasias mais democráticas e populares que existe, o fofão que fascina crianças, jovens e adultos saindo pelas ruas da cidade de macacão de chitão, máscaras de expressões exageradas feitas de papel machê, muitos guizos, luvas e de varinha ou boneca na mão.
César Nascimento deu voz ao Caranguejo depilado (Paulinho Lopes), música-tema do bloco de nome homônimo, que nasceu este ano, em collab do Samba de Rua com a Rádio das Tulhas, reunindo a moçada alternativa com concentrações na Rua do Ribeirão do Centro Histórico.
E de sua autoria, Quatro Cantos vem homenagear a cidade pernambucana Olinda, dona de um dos carnavais mais tradicionais do Brasil. César Nascimento, através do bloco Se me der eu como, foi homenageado com a confecção de um boneco gigante, símbolo da cultura popular desse Estado nordestino e obra do artista carnavalesco André Vasconcelos, Presidente da Casa dos Bonecos Gigantes e Mirins de Olinda.
Saiba mais em https://www.instagram.com/cesarnascimentoartista/.
______________________________________________________________
MARATONA – Realizada pela Rede Mulheres do Maranhão, numa promoção da Mandū – Inovação Social e Fundação Cargill, acontece nesta sexta-feira (7), no horário das 14 às 19h, no Sebrae Lab, em São Luís, a 1ª edição da Maratona Farinha de Babaçu.
Um aproveitamento de novos usos da farinha de babaçu, no mercado de produtos alimentícios e inovações para o mercado de cosméticos, moda e bioenergia. A maratona tem a participação dos estudantes universitários interessados na possibilidade de transformação da farinha de mesocarpo em soluções criativas e impactantes, fortalecendo a cadeia produtiva do fruto e as próprias comunidades e territórios que vivem a partir do babaçu, como a Rede Mulheres do Maranhão.
Serão escolhidas as ideias que melhor apresentarem critérios como: relevância da solução proposta, impacto socioambiental, viabilidade técnica e econômica, originalidade e inovação, clareza e qualidade da apresentação.
Os prêmios variam de R$ 500,00 (3º lugar) a R$ 1.500,00 (1º lugar). O evento é exclusivo para participantes previamente inscritos e não será aberto ao público geral. Para saber mais sobre o evento, acesse o edital da maratona no link: https://drive.google.com/file/d/1MzTOJQ0mEU_A2gZonIs_DVAm2RzM0XMh/view.
______________________________________________________________
ESPETÁCULO MUSICAL – “Meus shows carregam uma intenção como conceito, como direção. Neste caso, com o espetáculo ‘Vida’, faço escolhas de músicas que, de alguma forma, nos levam a reflexões, (…) juntamente com poemas autorais e dança combinando várias artes no palco”, destaca a cantora, psicanalista, poeta e bailarina mineira Renata Araújo, que estreia nos palcos maranhenses no dia 14 de fevereiro, com apresentação única no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, em São Luís, às 20h.
Com o espetáculo musical “Vida”, a artista traz um repertório único e reúne o melhor da música brasileira e suas pluralidades – a apresentação é uma realização do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac no Maranhão.
Sucesso em Belo Horizonte, com shows marcantes e elogiados pelo público, Renata Araújo ressalta sua ansiedade em se apresentar ao público do Maranhão e promete uma noite ímpar, recheada de grandes clássicos da MPB, Samba, Jazz e Rhythm & Blues, além de muita dança e poesia.
No setlist, clássicos que vão de Milton Nascimento a Gonzaguinha, Elis Regina, Lô Borges, Ivan Lins, Marcelo Camelo, Elis Regina, Ney Matogrosso e Maria Betânia, entre outros. A artista selecionou, também, alguns de seus poemas para apresentar ao público – um dos pontos altos do show, que traz ainda mais emoção e encanto ao espetáculo.
“Para trazer a música como forma de trabalho, necessitamos de muito mais que só energia para fazer tudo girar, dentro e fora. E para ressoar fora, para chegar até o outro, precisa ser de verdade. (…) E com o show ‘Vida’, revelo a minha entrega, fazendo com o que o público se permita a viver tudo isso comigo. Esta é a minha nova modalidade de trazer as músicas brasileiras e suas pluralidades em novo formato”, acrescenta.
Os ingressos para o espetáculo “Vida”, de Renata Araújo, podem ser adquiridos por meio da plataforma Sympla. Para mais informações, acesse o site do Sesc Maranhão, no link: https://www.sescma.com.br/.
______________________________________________________________